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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
IFCEmCasa
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
11/06/2020
Previsão de Fim:
18/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paramoti
Itatira
Caridade
Canindé
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Anne Emanuelle da Silva Pereira Nobre
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anne Emanuelle da Silva Pereira Nobre IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 08/06/2020 18/12/2020
Carlos Emanuel Alves Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/06/2020 18/12/2020
Eduardo da Silva Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/06/2020 18/12/2020
Francisca Nimara Inacio da Cruz IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/06/2020 18/12/2020
Glauber Carvalho Nobre IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/06/2020 18/12/2020
Maria Estela Maciel Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/06/2020 18/12/2020
Maria Joelha Sales do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 12/09/2020 18/12/2020
Sabrina Cardoso da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/06/2020 18/12/2020
Thaidys da Conceicao Lima do Monte IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/06/2020 18/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Judô - O Caminho da Vida Programa
Apresentação
O projeto IFCEmCASA se dá a partir da prática de atividade física (AF) em casa, como uma forma de incentivar a manutenção de hábitos saudáveis em tempos de pandemia. O projeto consiste no desenvolvimento de aulas online, no combate a hábitos desfavoráveis a saúde como o comportamento sedentário, promovendo uma prática domiciliar de AF regular orientada, por profissionais de Educação Física e discentes do curso de licenciatura em Educação Física do quinto semestre, além de promover uma socialização virtual.
Justificativa
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, como o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional (2005). Em 11 de março de 2020, Tedros Adhanom, diretor geral da OMS, declarou o estado da contaminação a COVID-19 como uma pandemia (OPAS, 2020). Essa pandemia do coronavírus, provocou uma mudança de comportamento e de rotina a toda população mundial, especialmente no que se refere ao distanciamento social, considerada pela organização uma das formas mais eficazes de combate a proliferação rápida e devastadora da doença. Esta medida também foi adotada e tem sido incentivada em todo território brasileiro, com fechamento de estabelecimentos como escolas, academias, comércio entre outros. No estado do Ceará, o governo decretou desde o dia 16 de março suspensão das aulas e atividades não essenciais, e vem orientando, por diversos meios e decretos, a importância da permanência domiciliar e o afastamento social para achatamento dos números dos casos da covid-19 no estado. Diante das recomendações e da nova dinâmica domiciliar, principalmente com fechamentos de espaços públicos (praças) e academias, torna-se propício a adoção de hábitos desfavoráveis a saúde, como o aumento do comportamento sedentário e maior tempo em frente a tela. Para Ferreira et. al (2020) na condição de impedimento em um período de reclusão domiciliar a população tende a adotar uma rotina sedentária, o que favoreceria a um aumento no ganho de peso corporal e surgimento de comorbidades associadas a maior risco cardiovascular, como obesidade, aumento da pressão arterial, intolerância à glicose, bem como transtornos psicossociais como ansiedade e depressão. Por outro lado, o incentivo a manutenção do hábito de atividade física é uma medida preventiva para saúde e fundamental durante esse momento de enfrentamento contra a disseminação do vírus, pois ajuda no potencial de defesa imunológico. De acordo com a Sociedade Internacional de Exercício e Imunologia (ISEI, 2014), de três ou quatro sessões semanais curtas de treino de força e de ginástica aeróbica de médio impacto (como correr, ou dançar) são suficientes para o sistema imunológico produzir mais células natural killers (NK), que protegem o corpo contra infecções. Em relação as recomendações semanais de pratica de atividade física a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia) o que sugere orientação profissional adequada. Desse modo, Ferreira et. al (2020) destaca que, diante do avanço exponencial desta pandemia no Brasil, a recomendação dos profissionais de saúde para que a população tenha uma vida fisicamente ativa deve ser encarada como uma importante abordagem para o combate ao COVID-19 e às eventuais consequências do confinamento social juntamente às demais medidas que estão sendo adotadas pelos setores de saúde pública mundial. Portanto, o programa IFCEmCASA buscará incentivar e contribuir com a manutenção de uma vida fisicamente ativa, de forma orientada, atendendo as mudanças e readaptações de uma rotina em tempos de isolamento, adequando-se a prática ao espaço e condições domiciliar da comunidade IFCE.
Público Alvo
os Familiares dos servidores (as) e alunos (as) do IFCE Canindé
Objetivo Geral
Estimular a prática regular de atividade física em casa para manutenção da saúde e fortalecimento do sistema imunológico da comunidade IFCE.
Objetivo Específico
Ofertar regulamente aulas online diversificada como ginástica, alongamento, lutas e dança; - Viabilizar através da prática regular orientada a manutenção da saúde e um estilo de vida ativo; - Proporcionar uma socialização virtual e um bem estar físico e mental; - Incentivar a participação de acadêmicos em Educação Física nas ações do programa de exercícios físicos; - Despertar o interesse por uma vida fisicamente mais ativa. - Elaborar trabalhos acadêmicos sobre a participação e aspectos observados com as intervenções orientadas ex. percepção de bem estar e saúde
Metodologia
O planejamento do calendário das aulas será mensal e coletivo e a programação sequencial das aulas por modalidade será desenvolvida pela dupla responsável por cada modalidade. O projeto IFCEmCASA funcionará virtualmente, por meio de vídeos aulas (ao vivo e/ou gravadas), que serão ministradas por professores de Educação Física e alunos(as) do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE-Canindé. Os vídeos serão disponibilizados por meio de ferramentas eletrônicas como Google Meet, Zoom ou outras, gratuitamente, para toda comunidade IFCE Canindé e seus familiares. Serão realizadas as seguintes etapas: 1. Pesquisa de participação 2. Divulgação 3. Aulas e orientações 4. avaliação O projeto contará com monitores/alunos(as) do Curso de Licenciatura em Educação Física que atuarão em conjunto com os professores do curso, desenvolvendo atividades diversificadas, de segunda a sexta, sendo distribuídas em horários distintos e predeterminados com duração de até 30 minutos/aula. O Projeto também contará com a participação e auxílio do grupo de pesquisa do IFCE Canindé: Grupo Discente de Programação e Projetos Inovadores (GDPPI), no sentido de divulgar, disponibilizar as aulas e demais instrumentos de acompanhamento e monitoramento necessário. Os materiais utilizados serão os mais simples e de fácil acesso em casa, como: cadeira, garrafa, kg de alimento, tolha, cabo de vassoura etc. Em relação ao aspecto científico, visamos coletar durante as aulas informações especificas dos participantes (aspectos de saúde como nível de ansiedade, percepção de bem estar entre outros.) para que seja possível ampliar a formação científica. A avaliação do projeto e da saúde dos participantes será realizada no decorrer das intervenções por meio especialmente de acompanhamento virtual e preenchimento de instrumentos/questionários próprios.