Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
30 ANOS DO ROMANCE "O MUNDO DE FLORA", DE ANGELA GUTIÉRREZ, SEUS PERCURSOS URBANOS FORTALEZENSES E OS LAÇOS DE AMOR INDELÉVEL.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
13/06/2020
Previsão de Fim:
13/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Umirim
Ubajara
Jaguaribe
Itapipoca
Fortaleza
Baturité
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Colóquio
Palestra
Nome do Responsável:
Nadya Brito Gurgel Correia Dutra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Angela Maria Rossas Mota de Gutiérrez ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS Integrante Sem vínculo Não 4 13/06/2020 13/06/2020
Nadya Brito Gurgel Correia Dutra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 13/06/2020 13/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS Sim Acordo de cooperação
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente Evento é uma LIVE, a ser realizada às 17 horas do dia 13 de junho, visando à promoção de uma elevada conversa literária e historicista com a Senhora Angela Gutiérrez, Presidente da Academia Cearense de Letras (ACL). Na ocasião farei uma bela homenagem ao seu romance "O MUNDO DE FLORA", que está completando 30 anos, e reconstruiremos um pouco do seu vasto percurso pela Fortaleza Antiga e as histórias de legítimo e indestrutível amor pela família, pelos sonhos e pela vida em plenitude, como nos conta a narradora primordial (dentre os outros narradores da trama): Flora, a última de sua genealogia!
Justificativa
Os discentes ifceanos necessitam, cada vez mais, da apreciação da arte literária e, através desta LIVE, eles terão a oportunidade de entrar em CHAT com uma grandiosa referência na Literatura de nossa Cidade, sendo a atual Presidente da Academia Cearense de Letras (ACL) e membro do Instituto do Ceará : Histórico, Geográfico e Antropológico, dentre outras Agremiações de Letras. Faz-se, assim, oportunidade de instigar nossos alunos, de todos os Campi, à leitura e releitura da Literatura Cearense e, também, (re)conhecer a Cidade de Fortaleza de outrora e perceber o que ainda permanece preservado em sua geografia.
Público Alvo
Membros das Academias de Letras da Cidade de Fortaleza e do Interior do Estado, bem como estudantes dos demais Campi ifceanos e dos demais Centros Universitários, sobretudo ligados aos Cursos de Letras e de Ciências Humanas.
Objetivo Geral
Aproximar nossos estudantes, de Todos os Campi do IFCE, da Literatura Cearense, da literariedade, de modo geral, e proporcionar um (re)conhecimento da Fortaleza de ontem, protagonista na obra, e de hoje.
Objetivo Específico
Fortalecer ou estabelecer os elos necessários entre os autores e suas obras, seus lugares e suas escrituras e quais significados essas leituras e releituras têm, em cada um, após buscar a leitura e estreitar seus laços... com referida obra e sendo um ponta-pé para tantas outras.
Metodologia
Eu tratarei acerca das questões biográficas e bibliográficas de Angela Gutiérrez, que é extremamente simpática, animada e acessível; depois ela ficará livre para discorrer acerca de sua carreira literária ou docente, tendo sido a fundadora do Mestrado em Letras da UFC, bem como acerca de suas vitórias enquanto frente à da Diretoria da Casa de Cultura José de Alencar e, agora, sendo a primeira mulher a presidir a ACL! Será, também, uma LIVE para instigar a juventude a escrever e a se envolver nos eventos artísticos e culturais da referida ACADEMIA MAIS ANTIGA DO PAÍS!