Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Palestra sobre saúde da população negra quilombola
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
17/06/2020
Previsão de Fim:
17/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Mariana da Silva de Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Mariana da Silva de Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 17/06/2020 17/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Centro Universitário Unichristus Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O enfrentamento da questão racial pelas instituições, infelizmente, ainda é algo muito recente no Brasil. O quesito cor é um determinante fenotípico que pode influenciar o tipo de tratamento que é dispensado à pessoa negra, muitas vezes independente do poder econômico do indivíduo. Um dos grupos mais invisibilizados pela sociedade são as comunidades quilombolas. Atualmente registradas oficialmente em diversos Estados do país, várias dessas comunidades não têm acesso adequado aos serviços como educação, infra-estrutura sanitária, moradia e saúde adequados. É necessário que o poder público possa dar a devida atenção às comunidades tradicionais, pois o que lhes são negados são condições básicas para a manutenção da cidadania. No entanto é preciso que as intervenções para a melhoria da qualidade de vida desses grupos sejam feitas de forma personalizada, respeitando os aspectos culturais e sociais, além de também levar em consideração o nível de vulnerabilidades e os fatores que as promovem. Assim, pesquisas com a finalidade de conhecer de fato a realidade dos quilombolas, como vivem, suas dificuldades e potencialidades são importantes e necessárias para a elaboração de políticas públicas responsáveis e efetivas.
Justificativa
Por conta da necessidade da abordagem das problemáticas de acesso à saúde da população negra quilombola em cursos de formação de profissionais de saúde, faz-se necessário a promoção de eventos como palestras, e formações em geral, sobre a temática para estudantes dos cursos da área de saúde nas universidades.
Público Alvo
Estudantes dos semestres iniciais dos cursos das áreas de nutrição, enfermagem e fisioterapia, do centro universitário Unichristus.
Objetivo Geral
Promover momentos de formação e reflexão sobre a saúde da população negra para estudantes de cursos das áreas das ciências da saúde.
Objetivo Específico
Abordar questões relacionadas à saúde das populações quilombolas para os estudantes dos cursos de enfermagem, nutrição e fisioterapia do centro universitário Unichritus.
Metodologia
Será disponibilizado inicialmente um artigo científico já publicado, de autoria da palestrante e coordenadora do evento promovido, para que os estudantes possam ter o primeiro contato com a temática. Posteriormente será promovida uma palestra por meio do google meet para um momento de diálogo e reflexão.