Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
O desafio das ciências humanas na pandemia: uma cruel pedagogia em tempos de repressão
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
30/06/2020
Previsão de Fim:
30/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Francisco das Chagas de Sena
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco das Chagas de Sena IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 30/06/2020 30/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Ao longo do tempo, as ciências humanas têm sido renegadas. Mais recentemente, o lugar dessas ciências tem sido questionado pelos sistemas políticos e pelos modelos de sociedade que se configuram. Em tempos de pandemia, quando todos aterrorizadamente buscam com urgência a solução do mal, as ciências humanas têm sido reprimidas pela eminente utilidade das ciências naturais, por exemplo. Nesse contexto, diversos desafios se colocam para os pesquisadores na área de humanas assegurarem um lugar na ciência. Nesse sentido, essa temática será abordada na palestra “O desafio das ciências humanas na pandemia: uma cruel pedagogia em tempos de repressão” e será ministrada pelo professor Dr. Ananias Agostinho da Silva, professor adjunto da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e acontecerá virtualmente por meio da plataforma google meet.
Justificativa
Em meio a tensão e apreensão gerada pela pandemia do COVID-19, notadamente se vivencia um quadro de incertezas em todos os campos da vida humana, inclusive no campo da educação, com especificidade para as ciências humanas as quais têm sido renegadas e questionado o lugar delas pelos sistemas políticos e pelos modelos de sociedade que se configuram. Dessa forma, a temática “O desafio das ciências humanas na pandemia: uma cruel pedagogia em tempos de repressão”, servirá como debate e reflexão junto aos educandos da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE Campus Jaguaribe, além de professores, técnicos e demais servidores do próprio Campus e das redes municipal e estadual de ensino, como também de outras pessoas interessadas pelo assunto, no sentido dialogarem e buscarem compreender o papel das ciências humanas nesse contexto de pandemia.
Público Alvo
Professores das redes municipal e estadual de Jaguaribe e cidades circunvizinhas e demais pessoas interessadas.
Objetivo Geral
Compreender o papel das ciências humanas no contexto da pandemia do COVID-19 e os desafios enfrentados por elas na atual conjuntura política, social e educacional.
Objetivo Específico
Entender os motivos pelos quais recentemente os sistemas políticos têm questionado o lugar das ciências humanas e alguns desafios enfrentados por elas.
Metodologia
Inicialmente foi promovido o contato virtual por meio do Whatsapp, para a sondagem da possibilidade de ministração da palestra pelo professor convidado da UFERSA. Após a confirmação, foi providenciado a divulgação do evento por meio do instagram e facebook, grupos de whatsapp, página do curso da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE Jaguaribe e outros meios virtuais. Para a ministração da palestra, será utilizado o google meet e o palestrante disporá de 1 hora para a ministração da mesma, ficando 40 ou 50 minutos reservado para o debate, o qual será promovido a partir das perguntas feitas pelos participantes. Durante a palestra, será disponibilizado dois links via formulário do google, sendo um para a avaliação do evento e outro para ser colocado os dados dos partipantes para a futura emissão dos certificados. A palestra será finalizada, com as considerações finais do palestrante e os agradecimentos do professor mediador.