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Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Clube de Astronomia Voyager
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Mídia e Comunicação
Data de Início:
25/06/2020
Previsão de Fim:
25/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
3
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cesar Menezes Vieira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cesar Menezes Vieira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 25/06/2020 25/06/2021
Jose Eurimar Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/06/2020 25/06/2021
Lairton Linhares de Brito IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/06/2020 25/06/2021
Lethycia Maria de Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/06/2020 25/06/2021
Samara Rocha da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/06/2020 25/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Fundado em 15 de dezembro de 2017 por alunos do curso de Física do Instituto Federal do Ceará - Campus Acaraú , o Clube de Astronomia Voyager possuia o intuito de reunir divulgadores científicos voluntários, da área de astronomia. Nesta nova fase, espera-se transferir esta divulgação para as mídias digitais e alcançar novos leitores, agora também na área de física geral.
Justificativa
Sabendo da importância de se estudar ciência, este projeto procura estimular a criatividade de seus integrantes, bem como ouvir e sanar as dúvidas de sua comunidade, esclarecendo sobre o funcionamento de coisas do cotidiano. Visto a importancia do engagamento em encontros científicos, a inserção da comunidade acadêmica em eventos nacionais e mundiais, como o "Asteroid Day", será mantida, promovendo debates e dando espaço para expressão dos mesmos.
Público Alvo
Comunidade externa, especialmente do município de Acaraú. Os eventos serão abertos ao público geral.
Objetivo Geral
Executar atividades de divulgação científica nas mídias sociais das áreas de astronomia, física geral e afins.
Objetivo Específico
- Organizar lives e debates em temas da área; - Promover o curso de Física; - Sanar dúvidas da comunidade (interna e externa) nas mídias sociais; - Criar conteúdo com base nas dúvidas; - Realizar oficinas de observação celeste; - Cobrir eventos astronômicos.
Metodologia
Fase 1 – Montagem de cronograma interno para a equipe: Divididos os temas, os divulgadores se responsabilizarão pela criação e divulgação do conteudo publicado em suas mídias sociais pessoais e nos perfis oficiais do projeto. Sempre que necessário, reuniões com os integrantes serão realizadas. Durante o isolamento social, causado pelo atual cenário da Covid-19, estas reuniões se darão virtualmente pela plataforma Google Meet. Fase 2 – Divulgação para a comunidade interna e externa: Se dará junto à fase 1, através da publicação de conteúdo em mídias sociais (Instagran e Youtube). A divulgação será feita atraves dos canais oficiais do projeto. Espera-se, para a integração do público interno e externo, uma parceria com os meios de divulgação do campus (para os internos), como também professores da rede pública, onde alunos da educação básica poderão tomar ciencia do projeto e interagir com ele. Pretende-se estender a mesma ação à outras instituições de nível superior. Tudo isto poderá ser feito virtualmente, através de plataformas digitais, enquanto durar a pandemia do novo Coronavírus. O alcance de pessoas não vinculadas à instituições de ensino se dará pelo compartilhamento dos alunos fundadores deste projeto, em seus perfis pessoais, bem como de qualquer pessoa que queira colaborar com a constante divulgação de todas as publicações realizadas. Fase 3 – Avaliação do projeto: Os divulgadores e o coordenador avaliarão a eficiência do projeto através do alcance conseguido e a participação do público.