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Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Reciclando o futuro
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Resíduos Sólidos
Data de Início:
27/10/2019
Previsão de Fim:
15/12/2019
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
8
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
450
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rodrigo de Salles
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Leylane Damasceno Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 27/10/2019 15/12/2019
Elias Xavier Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 27/10/2019 15/12/2019
Francisco Samuel Correia Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 27/10/2019 15/12/2019
Israel Bezerra Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 27/10/2019 15/12/2019
Luciana Antonia Araujo de Castro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/10/2019 15/12/2019
Rodrigo de Salles IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 27/10/2019 15/12/2019
Silvia Rafaela da Costa Dantas IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 27/10/2019 15/12/2019
Stéphany Rafaella das Neves Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 27/10/2019 15/12/2019
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola Estadual Hermínio Barroso - Paracuru Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Reciclando o futuro Programa
Apresentação
O projeto: “Reciclando o futuro” é uma iniciativa de estudantes e professores do IFCE, Campus Paracuru. Embora ousada, a proposta essencial do projeto é criar uma rede de coleta seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos RSU, disponibilizando em cada escola, associação e demais entidades organizadas uma estrutura de armazenamento de produtos com valor econômico, tais como papel, metais e plástico. O projeto “reciclando o futuro” existe desde janeiro de 2018 e baseia-se do no tripé clássico do desenvolvimento sustentável. Do ponto de vista ambiental tem por objetivo destinar à reciclagem dos RSU gerados pelos estudantes das escolas do município de Paracuru, bem como de suas famílias. Já sob o ponto de vista econômico, busca gerar renda aos catadores de RSU, facilitando o acesso à matéria prima e disponibilizando material limpo e livre de riscos a saúde. Finalmente, sob o aspecto social, trata de conscientiza os estudantes sobre a necessidade urgente de destinar adequadamente os RSU, por meio de palestras de educação ambiental.
Justificativa
Recentemente, as questões ambientais têm atraído a comunidade científica mundial pela necessidade de discutir como intervir nos processos de degradação do ambiente, no desenvolvimento sustentável e contribuir para a diminuição da desigualdade social. Na reunião de parlamentares e sociedade civil, em junho de 2017, Haroldo Machado Filho, presidente do Grupo Assessor do Sistema ONU para a Agenda 2030, compartilhou documentos relacionando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre os diversos problemas ambientais a questão do lixo é um dos mais preocupantes e diz respeito a cada um de nós. Abordar a problemática da produção e destinação do lixo envolve educar os indivíduos para o exercício da cidadania, assim que demanda soluções criativas para a inclusão do catador de lixo dentro de um processo produtivo e social que contribui para a preservação do meio-ambiente, ao mesmo tempo busca promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável desses trabalhadores que pela sua condição precária estão inscritos o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Dados da décima edição do estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), indicam que o Nordeste é a região que tem a maior quantidade de resíduos sem destinação adequada, encaminhando diariamente 65% do lixo coletado para lixões. O interesse pela pesquisa surgiu, pois, o Campus Paracuru, do Instituto Federal do Ceará, no qual se encontram os pesquisadores a frente deste projeto, possui o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental e o curso técnico em meio ambiente. Ademais o município possui uma coleta de RSU ainda precária. No município de Paracuru, onde será desenvolvida a pesquisa, constatou-se que não existe aterro sanitário, dessa forma, os RSU são depositados nos lixões de maneira desordenada, ficando exposto e induzindo a proliferação de doenças. A coleta de RSU no município é gerenciada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Obras do Município, sendo o serviço executado por empresas terceirizadas que atendem toda a área urbana, praia e área rural. São coletadas, mensalmente, cerca de 780 toneladas de resíduos sólidos, entre capina, resíduos domésticos, resíduos hospitalares, além de 312 toneladas de entulho de construção. Todos os RSU coletados são transportados, sem separação por tipos de coleta, por caminhões tipo caçamba basculante ou caminhões de lastro, não havendo também controle de pesos por tipo de coleta. Nota-se que grande parte dos resíduos dos Municípios são queimados irregularmente, ou são enterrados, jogados em terrenos baldios, rios, lagos e mo mar. Para minimizar esses impactos de forma significativa, a Educação Ambiental, segundo a lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, é um componente essencial e permanente da educação Nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo formal e não-formal. Sendo assim, este projeto é inserido nesse contexto, tendo como alvo desenvolver uma metodologia simples e reaplicável, que tratará de elaborar um processo de seleção e destino dos RSU, associado a diminuição da desigualdade social, através da geração de renda aos catadores de lixo.
Público Alvo
Prioritariamente professores e alunos da escola Estadual Hermínio Barroso.
Objetivo Geral
Propor e executar um processo tecnológico social que envolva os professores e alunos da escola Estadual Hermínio Barroso, os resíduos sólidos urbanos gerados nas residências deste público alvo e os catadores de lixo.
Objetivo Específico
Confeccionar estruturas de recebimento dos RSU que possuem valor comercial na cidade de Paracuru (papel, metal e plástico). Realizar palestras de conscientização sobre a problemática dos RSU no Brasil, as possibilidades de ação e as políticas públicas que tratam sobre o tema. Avaliar os efeitos das estratégias de conscientização adotadas pelo projeto. Gerar um documento na forma de artigo científico e/ou cartilha sobre as experiências vividas no projeto.
Metodologia
A estratégia metodológica a ser adotada baseia-se na proposta da pesquisa-ação, que consiste em integrar à pesquisa a ação engajada, unindo o conhecimento teórico, sistemático e de perfil acadêmico ao ativismo prático das ações sociais, realizado pelas comunidades organizadas (LEWIN, 1953; ENGEL, 2000). A “ferramenta metodológica” que viabiliza os objetivos elencados neste projeto é a da educação ambiental, seguindo as estratégias consagradas por este campo de trabalho. Este projeto consiste em quatro momentos: (1) sensibilização com palestras; (2) implementação de ações práticas, quando os discentes recolherão efetivamente os RSU gerados em sua residência e levarão para um ponto de coleta construído na escola; (3) avaliação da eficiência da metodologia adotada pelo projeto; (4) transferência gratuita dos RSU para os catadores.