Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Uso de espécies espontâneas em cultivo consorciado.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
29/06/2020
Previsão de Fim:
05/07/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
35
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Russas
Tabuleiro do Norte
Quixeré
Morada Nova
Limoeiro do Norte
Jaguaruana
Jaguaribara
Jaguaretama
Itaiçaba
Aracati
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Ana Raquel de Oliveira Mano
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Raquel de Oliveira Mano IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 29/06/2020 05/07/2020
Renato Leandro Costa Nunes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 29/06/2020 05/07/2020
Weslley Costa Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 6 29/06/2020 03/07/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
No semiárido do Nordestino, de acordo com o site G1-INTER TV, RIO GRANDE DO NORTE (2017), pesquisadores vem realizando estudos sobre adubação verde inserida nos cultivos consorciados. Contudo, para a realização desses estudos há uma série de fatores de produção como escolha das culturas, tipo de adubação, definição das melhores densidades populacionais e arranjos espaciais, lâminas de água aplicada, entre outros, que podem ser estudados para que se alcance um sistema mais eficiente agroeconomicamente. O entendimento e aplicabilidade desse estudo proporciona ao agricultor possibilidades de cultivos complementares capazes de garantir um retorno econômico considerável na propriedade. Neste curso, que terá 20 horas de duração, serão apresentados os conceitos básicos sobre adubação verde e cultivo consorciado com aulas teóricas ao vivo através do Google Meet. Resoluções de exercícios, gravação de áudios com sugestões e plantões online serão outras iniciativas que alicerçaram uma boa compreensão dos conteúdos.
Justificativa
O uso do sistema consorciado tem possibilitado o estudo de muitas interações que podem ocorrer entre as plantas, visto que são culturas de ciclos rápidos e entre elas podese verificar diversos portes, arquiteturas, formatos e tipos foliares, além de ciclos e exigências nutricionais e edáfoclimáticas variáveis. Entretanto, há necessidade de adequar esse sistema de cultivo juntamente com o uso de adubos verdes à agricultura familiar. Dessa maneira, insumos alternativos como a adubação verde, fazendo-se uso de espécies localmente disponíveis, podem permitir uma substituição das quantidades de esterco, tornando-se, nesse sentido, necessário adaptar-se a esse sistema de adubação para as espécies envolvidas, considerando-se sempre as condições de solo, clima, fonte de adubos disponíveis e rentabilidade econômica.
Público Alvo
Profissionais de qualquer área que tiver interesse de aprender ou revisar sobre adubação verde (espécies espontâneas) e cultivos consorciados.
Objetivo Geral
Fornecer aos estudantes conhecimentos básicos sobre a adubação verde na consorciação de culturas na região semiárida.
Objetivo Específico
1) Avaliação do adubo verde utilizado em sistemas consorciados; 2) Verificar a influência desses adubos verdes na qualidade física e química das hortaliças de raízes, visando à oferta de produtos de melhor qualidade no mercado; 3) Determinar o melhor arranjo espacial das culturas componentes; 4) Determinar a melhor densidade de plantio das culturas componentes.
Metodologia
O curso será ministrado através das ferramentas, Google Meet, e-mail e whatsapp. As aulas ocorrerão no período de 29 de junho a 05 de julho de 2020, com aulas ao vivo no formato de vídeos com duração de 1 hora cada. A carga horária será dividida da seguinte forma: • 6h/a – atividades síncronas: webconferência, vídeo-aulas, plantão online pelo Whats app e dúvidas pelo e-mail. • 8h – atividades assíncronas: TD’s, podcast, vídeos-aulas ao vivo no Google Meet e slides. • 6h – atividades a distância: listas de exercícios, trabalho de pesquisas, gravação de vídeos dos seminários. Para auxílio no entendimento dos assuntos abordados serão fornecidos materiais tais como livros (pdf) e tutoriais (pdf) referentes aos assuntos abordados. O docente estará disponível para sanar as dúvidas por e-mail institucional. A avaliação será composta por resolução de listas (40%), participação nas atividades (10%) e apresentação de seminários através de vídeo ao vivo no google meet (50%).