Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Gingando com a Filosofia
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Étnico-raciais
Data de Início:
29/10/2019
Previsão de Fim:
30/04/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
300
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital Papex (Proext/IFCE)
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ipaporanga
Fortaleza
Crateús
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Suelen Pereira da Cunha
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andreyson Calixto de Brito IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 29/10/2019 30/04/2020
Caio Paiva Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/10/2019 30/04/2020
Francisca Galiléia Pereira da Silva Universidade Federal do Ceará Integrante Sem vínculo Não 4 29/10/2019 30/04/2020
Ívyna Barbosa Aurélio Costa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 29/10/2019 31/12/2019
Jearles Ximenes Alcantara Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/10/2019 31/12/2019
Lorena Albuquerque Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 29/10/2019 31/12/2019
Mirelio Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 29/10/2019 31/12/2019
Suelen Pereira da Cunha IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 29/10/2019 30/04/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
UFC - Projeto: Roda Filosófica Não
IFCE - Campus Fortaleza. Projeto: Capoeira e Educação Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 7.200,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Considerando que a capoeira não se limita ao jogo que é realizado nas Rodas, ou mesmo as atividades corporais realizadas nos treinos, este projeto objetiva realizar um diálogo entre a filosofia e a arte da Capoeira. Neste sentido, é levado em consideração que a capoeira é uma arte que abrange uma literatura, estilo musical e está diretamente associada a um modo de vida, que carrega valores de uma população que, há muito, foi marginalizada, a saber, a população negra. Falar de capoeira é falar da criação de identidade que se realiza no coletivo. Não se faz capoeira sozinho, o outro é sempre indispensável nesta arte. A filosofia, por sua vez, se caracteriza por ser uma prática que fomenta a reflexão crítica, de maneira a proporcionar uma melhor relação entre os indivíduos, por meio do aperfeiçoamento moral e ético. Isso posto, considerando o método dialético como o método filosófico, este modo de reflexão tem mérito por levar em consideração a totalidade da situação, sem, contudo, deixar de considerar as perspectivas parciais. Deste modo, por visar analisar tanto as partes quanto o todo, a filosofia pode contribuir na formação moral e intelectual aqueles que a ela se dedicam, bem como pode ser um instrumento para análise daquilo que está posto. Neste sentido, um projeto que visa articular e fomentar o diálogo entre a reflexão filosófica e uma prática que se construiu ao longo da história, é importância na medida em que pode auxiliar a compreender a própria construção da brasileiridade e, ao mesmo tempo, as identidades que foram construídas no seu interior. Logo, ao propor pensar a capoeira a partir da filosofia, nos propomos a pensá-la na medida que expressa o modo de vida de um povo e, mais do que isso, como ela reflete os problemas e valores que estão para além da capoeira.
Justificativa
Reconhecida pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade, a Roda de capoeira é definida pelo IPHAN como “um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espaço e tempo, onde se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e rituais de herança africana - notadamente banto - recriados no Brasil. Profundamente ritualizada, a roda de capoeira congrega cantigas e movimentos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia e um código de ética que são compartilhados pelo grupo. Na roda de capoeira se batizam os iniciantes, se formam e se consagram os grandes mestres, se transmite e se reiteram práticas e valores afrobrasileiros”. A capoeira é uma prática que reúne diversos elementos e que, por isso, traz a possibilidade da formação integral dos indivíduos, dado que, pelo jogo, ela desenvolve os aspectos corporais, principalmente no campo da psicomotricidade; pelas músicas são desenvolvidas a sensibilidade, dado que todo jogo deve se dar ao som de ritmos que os define, e o conhecimento da história e das vivências daqueles que à praticam. Não raras vezes, nas músicas de capoeira são relatados as histórias dos antepassados negros, sejam através de lamentos pelos sofrimentos vividos, seja pela louvação daqueles que entraram para história como heróis, sendo eles conhecidos ou não no ambiente escolar. As músicas cantadas nas rodas de capoeira é, então, um elemento interessante a ser analisado sob o olhar filosófico, dado que nelas dois elementos são fundamentais: primeiro, o modo que as histórias e as vivências são cantas e, segundo, a escolha das músicas que aparecem nas rodas e caem no gosto dos capoeiras. As músicas, então, são elementos interessante porque traz a luz uma identidade própria daqueles que praticam a arte da capoeira e que é parte importante da história brasileira. Estamos a falar de uma manifestação que traz consigo a identidade brasileira e, portanto, pode vir revelar os elementos necessários para a construção de uma filosofia brasileira.
Público Alvo
Filósofos; Praticantes de Capoeira; Educadores Físicos; Pedagogos; Historiadores; Antropólogos; Sociólogos; profissionais de áreas afins e pessoas interessadas em discutir os aspectos filosóficos da capoeira
Objetivo Geral
Fomentar um diálogo entre Filosofia e Capoeira, de modo a refletir na prática formadora destas áreas.
Objetivo Específico
• Analisar a capoeira a partir de seus aspectos socioculturais; • Fomentar a discussão filosófica fora do ambienta de sala de aula; • Pensar a vivência da capoeira a partir da filosofia; • Divulgar os aspectos socioculturais da tradição afro-brasileira; • Construir um espaço democrático de debate sobre a identidade brasileira.
Metodologia
projeto “Gingando com a Filosofia” realizará eventos mensalmente, estando aberto para comunidade interna e externa ao IFCE – campus Crateús. Neste sentido, o projeto contará com a colaboração de membros internos e externos ao IFCECrateús. As colaborações se darão no sentido de proporcionar uma troca de materiais, conhecimentos e vivências no âmbito filosófico e da capoeiragem. Os eventos, mensais, do projeto se dará de forma dialogal, de maneira que a coordenadora e os membros do grupo atuarão como mediadores. Para melhor mediar e planejar o evento, caberá aos membros do projeto articular o evento, definir o tema, divulgar e estudar as pautas que devem nortear o diálogo, o que se deve acontecer mediante encontros semanais. Portanto, os encontros de organização se darão semanalmente e os eventos, mensalmente. O projeto “Gingando com a filosofia” atuará em parceria com os projetos “Roda Filosófica”, coordenado pela Profa. Dra. em Filosofia Francisca Galiléia Pereira da Silva, da Universidade Federal do Ceará, bem como o projeto “Capoeira e Educação: cultura, arte e inclusão”, coordenado pelo Prof. Dr em Educação Andreyson Calixto de Brito, do Instituto Federal do Ceará – Campus Fortaleza. As parcerias de dará de modo a possibilitar o diálogo e troca de experiências e conhecimentos no âmbito da filosofia e da capoeiragem.