Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Palestra: Economia criativa e os desafios da sustentabilidade.
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
07/07/2020
Previsão de Fim:
07/07/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Nome do Responsável:
Marcos Alberto de Oliveira Vieira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cláudia Sousa Leitão Universidade Estadual do Ceará Integrante Sem vínculo Não 2 07/07/2020 07/07/2020
Marcos Alberto de Oliveira Vieira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 07/07/2020 07/07/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE/Campus Jaguaribe cumprindo sua missão de promover a troca de conhecimento, experiências e ideias a fim de produzir políticas públicas consoantes com o ideário de sustentabilidade , realizará no período de 15 a 15 de julho de 2020 um ciclo de encontros sobre temas que dialogam com o fim maior de influir no debate democrático de ideias para transformar nossa sociedade e o mundo num lugar melhor para todos os seres vivos. Serão dezoito horas de atividades, distribuídas em nove encontros virtuais de duas horas cada, conforme programa indicado a seguir. Os encontros acontecerão nas cinco terças-feiras de junho e julho, das 19 às 21 horas, abertos à participação de quaisquer pessoas interessadas nas temáticas propostas.
Justificativa
O Ciclo de debates - Desafios da sustentabilidade constituir-se-á em oportunidades de acesso às informações, dados e experiências de profissionais das mais variadas formações e expertises. Sendo também, a conexão dos conteúdos de educação ambiental e as grandes discussões acerca das questões de sustentabilidade. Aos alunos(as) das disciplina, aos professores interessados e ao público em geral terão oportunidades de interagir com autoridades e técnicos das suas áreas que estarão durante 120 (cento e vinte) minutos disponíveis para além da apresentação, serem questionados e dúvidas esclarecidas. Economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. A Economia Criativa abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários. Concretamente, a área criativa gerou uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para a economia brasileira em 2015, segundo “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil” (em PDF), publicado pela Firjan em dezembro de 2016. Na ocasião, a participação do PIB Criativo estimado no PIB brasileiro foi de 2,64% em 2015, quando a Indústria Criativa era composta por 851,2 mil profissionais formais. Com a cobrança cada vez maior para que as empresas deem atenção à sustentabilidade, novos modelos de negócios têm surgido. É nesse contexto que mais empreendimentos têm aliado economia criativa e desenvolvimento sustentável. De maneira resumida, isso quer dizer que as empresas têm trabalhado com produtos e serviços cujas matéria-primas são a criatividade, o conhecimento e a cultura. Esses recursos que alimentam a economia criativa não se esgotam. Na verdade, a criatividade e o conhecimento se multiplicam ao serem compartilhados. Por isso, essa forma de fazer negócios é tão conectada ao desenvolvimento sustentável. Na economia criativa, é possível pensar em novas soluções econômicas, que levem em consideração o lado humano e a sustentabilidade do planeta. Quer entender melhor como essa lógica pode ser aplicada para um avanço econômico, social e ecológico?
Público Alvo
Profissionais de todas as formações que atuam na área ambiental e interessados(as) em temas ligados à sustentabilidade. Alunos do ensino médio e superior.
Objetivo Geral
Apresentar aos alunos os conceitos de Economia Criativa e Empreendedorismo, e também os principais casos de sucesso nessas áreas e demais segmentos do mercado; relacionando-os com a concepção de desenvolvimento sustentável.
Objetivo Específico
Capacitar os alunos para desenvolverem projetos no segmento de indústrias criativas, bem como incentivar o desenvolvimento de planos de negócios seguindo as tendências do universo das startups no Brasil. Relacionar economia criativa e sustentabilidade.
Metodologia
A interação entre o professor, alunos(as) e a convidada consistirá no uso da Plataforma Google meet, em que os alunos assistirão a exposição de 60 minutos e depois terão condições de participar do debate através do chat ou fazendo questionamentos diretamente ao professor e a palestrante. Através de questionário com formulários Google será feita avaliação e caracterização do grupo.