Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Sistema Web de Ensino à Distância de Análise de Algoritmos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
22/06/2020
Previsão de Fim:
22/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Fortaleza
Aracati
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Fabio Jose Gomes de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fabio Jose Gomes de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/06/2020 22/12/2021
Ricardo Lenz Cesar IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/06/2020 22/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Diante do quadro atual da pandemia do novo coronavírus e a demanda por um ensino que possa se adaptar às necessidades atuais de aprendizado remoto na medida em que isso for possível, o presente projeto propõe suprir essa lacuna com relação ao ensino da área de Construção e Análise de Algoritmos, um dos pilares da Computação. Essa área de algoritmos é conhecida entre vários alunos e professores pelos seus desafios inerentes, seja de ensino ou de aprendizado. Num quadro de ensino remoto em função da pandemia, essa matéria pode ficar fortemente afetada em seu processo de ensino e aprendizagem. Por causa disso, propõe-se aqui um sistema Web de ensino remoto que possa contemplar os diversos pontos relacionados a Algoritmos. A ideia é que o aluno possa usufruir de um sistema com módulos de ensino aplicado dessa matéria e interagir com o conteúdo de forma ativa, seguindo orientação do professor, tudo via Internet e sem custo algum de hardware para a instituição. O projeto tem potencial para ser utilizado por pessoas de computação por todo o país e poderá medir o atendimento ao público por meio de dispositivo de contagem de participações no site.
Justificativa
A pandemia do Covid-19 alterou profundamente o cenário atual da vida na sociedade em larga escala, com a perda de muitas vidas e grande impacto social, econômico, turismo, eventos de natureza diversa, desinformação e na própria questão da educação: há relatos de centenas de milhões de alunos no mundo que tiveram que passar por suspensão de aulas presenciais. Assim, a própria Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) tem dado apoio e estimulado iniciativas para facilitar a educação por meio do ensino à distância. Este projeto visa fazer a sua parte dentro dessa nova linha de incentivo à educação remota oferecendo amparo para uma das áreas mais essenciais da computação, os algoritmos.
Público Alvo
Este projeto propõe atender professores e estudantes de computação que utilizem o ensino à distância para o aprendizado fundamental de algoritmos da computação, contemplando a comunidade externa ao IFCE assim como também alunos do próprio IFCE que estejam cursando algo relacionado à computação.
Objetivo Geral
Este projeto propõe uma série de módulos de aprendizado para Construção e Análise de Algoritmos, uma área central da Computação. Esses módulos ficarão disponíveis por meio de site na Internet para que professores e alunos possam acessar. Cada módulo contempla um tópico diferente desse campo de saber. Os módulos são especificados nos objetivos específicos.
Objetivo Específico
Criar um sítio na Web com os módulos de Notação Assintótica, com um gráfico para manipulação on-line por parte do aluno; um módulo de Fibonacci via Recursividade e via Programação Dinâmica, ilustrando as diferenças entre as duas abordagens; um módulo de Algoritmos Gulosos; um módulo específico de Huffman Coding; um módulo de Divisão e Conquista com MergeSort.
Metodologia
Este projeto adota a seguinte metodologia: desenvolvimento de site com tecnologias de HTML, CSS e JavaScript, entre outras, para composição de um sistema com módulos de ensino. Cada módulo permite que o professor ou aluno possa interagir com uma parte da matéria sendo proposta. Os módulos serão desenvolvidos ao longo do tempo de forma remota. O site ficará hospedado num servidor à parte, sem acarretar custos ao IFCE. O desenvolvimento remoto por parte da equipe do projeto se guiará pelos principais algoritmos fundamentais descritos na literatura especializada da área, visando contribuir para o aluno por meio de uma metodologia ativa de aprendizagem. O site construído poderá medir o atendimento ao público por meio de dispositivo de contagem de participações. O cronograma das atividades se dará da seguinte forma: cada módulo será desenvolvido ao longo de 3 meses, com 1 mês a mais para testes e feedback, dando 4 meses no total para cada módulo. Mas os dois últimos módulos, podendo utilizar já certos componentes desenvolvidos anteriormente, poderão ser feitos com 1 mês a menos de desenvolvimento. Assim, o cronograma se estabelece com os seguintes módulos sendo implementados: Módulo 1 (Notação Assintótica) – 4 meses. Módulo 2 (Fibonacci via Recursividade e via Programação Dinâmica) – 4 meses. Módulo 3 (Algoritmos Gulosos) – 4 meses. Módulo 4 (Huffman Coding) – 3 meses. Módulo 5 (Divisão e Conquista com MergeSort) – 3 meses. O total de tempo de desenvolvimento dos 5 módulos fica sendo de 18 meses.