Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
DEBATES: Transcendência e sustentabilidade.
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
02/07/2020
Previsão de Fim:
02/07/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Nome do Responsável:
Marcos Alberto de Oliveira Vieira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Marcos Alberto de Oliveira Vieira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 02/07/2020 02/07/2020
Virgínia Adélia Carvalho Superintendência de Meio Ambiente do Ceará - SEMACE Integrante Sem vínculo Não 2 02/07/2020 02/07/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE/Campus Jaguaribe cumprindo sua missão de promover a troca de conhecimento, experiências e ideias a fim de produzir políticas públicas consoantes com o ideário de sustentabilidade , realizará no período de 15 a 15 de julho de 2020 um ciclo de encontros sobre temas que dialogam com o fim maior de influir no debate democrático de ideias para transformar nossa sociedade e o mundo num lugar melhor para todos os seres vivos. Serão dezoito horas de atividades, distribuídas em nove encontros virtuais de duas horas cada, conforme programa indicado a seguir. Os encontros acontecerão nas cinco terças-feiras de junho e julho, das 19 às 21 horas, abertos à participação de quaisquer pessoas interessadas nas temáticas propostas.
Justificativa
O Ciclo de debates - Desafios da sustentabilidade constituir-se-á em oportunidades de acesso às informações, dados e experiências de profissionais das mais variadas formações e expertises. Sendo também, a conexão dos conteúdos de educação ambiental e as grandes discussões acerca das questões de sustentabilidade. Aos alunos(as) das disciplina, aos professores interessados e ao público em geral terão oportunidades de interagir com autoridades e técnicos das suas áreas que estarão durante 120 (cento e vinte) minutos disponíveis para além da apresentação, serem questionados e dúvidas esclarecidas. Filosoficamente tenta unificar a dicotomia homem e natureza, onde devemos transcender este dualismo de forma ética e holística para que possamos pensar na possibilidade de uma educação ambiental voltada para a sustentabilidade, que possa não reverter, mas mitigar os impactos causados pelo ser humano na terra, em longo alcance. Objetiva desconstruir o antropocentrismo vigente nas relações de produção, repensando em formas cooperativas de atuarmos no mundo, causando o menor impacto e favorecendo o desenvolvimento local. Diversos atores sociais ao longo dos anos, principalmente na segunda metade do século passado, vêm contribuindo para que a Educação Ambiental tenha conteúdo necessário para ser praticada de forma disciplinar, interdisciplinar ou transversal, tanto em ambiente formal como não formal. Suas ações devem ser voltadas para a prática, aliada ao saber acadêmico, científico e popular, que abranja todas as instâncias de produções sociais e mercantis associadas ao consumo e descarte consciente por pessoas educadas ambiental e socialmente. Preservando assim o diálogo e a crítica construtiva entre os vários saberes e atores envolvidos, para que seja possível considerar os fatores econômicos e socioculturais vigentes nas diversas Nações e incorporar neste diálogo os avanços tecnológicos surgidos a favor de um desenvolvimento voltado para a sustentabilidade, tendo como força propulsora a educação. A Educação Ambiental (EA) urge com a necessidade de voltarmos um olhar especial para dentro de nós, numa reflexão sobre a nossa existência na terra. Não no sentido espiritual, com a pergunta ‘de onde viemos e para onde iremos’, pois estas são reflexões subjetivas da fé de cada pessoa. E parece um tanto egoísta por pensarmos somente na eternidade da raça humana, parecendo não nos preocuparmos com demais formas de vida que compõe o nosso imenso planeta, e as quais estão intrinsecamente interligadas com a nossa sobrevivência.
Público Alvo
Profissionais de todas as formações que atuam na área ambiental e interessados(as) em temas ligados à sustentabilidade. Alunos do ensino médio e superior.
Objetivo Geral
O debate Transcendência e sustentabilidade , que faz parte do Ciclo de debates - Desafios da sustentabilidade oportunizará ao aluno(a): Compreensão integrada das discussões sobre a questão ambiental no contexto da sustentabilidade e discutir sobre práticas educativas ambientais no cotidiano . Proporcionar uma reflexão sobre as variadas relações entre a necessidade humana da transcendência e a sustentabilidade com um valor humano e suas implicações no processo de expansão, manutenção e transformação na cultura, bem como sua capacidade de reconfigurar as relações que circundam o processo de ensino-aprendizagem em suas múltiplas faces. A Educação Ambiental (EA) urge com a necessidade de voltarmos um olhar especial para dentro de nós, numa reflexão sobre a nossa existência na terra. Evidenciar a Educação a Ambiental como um ato político, na perspectiva holística, enfocando a relação entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar.
Objetivo Específico
Relacionar os conteúdos trabalhados em EA com os aspectos transcendentais; buscar uma leitura holística do processo de educação ambiental.
Metodologia
A interação entre o professor, alunos(as) e a convidada consistirá no uso da Plataforma Google meet, em que os alunos assistirão a exposição de 60 minutos e depois terão condições de participar do debate através do chat ou fazendo questionamentos diretamente ao professor e a palestrante. Através de questionário com formulários Google será feita avaliação e caracterização do grupo.