Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Utilização do sistema internacional de unidades em química e fertilidade do solo.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
20/08/2020
Previsão de Fim:
26/08/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
24
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Arilene Franklin Chaves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Arilene Franklin Chaves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 03/08/2020 07/08/2020
Natanael Santiago Pereira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 10 03/08/2020 07/08/2020
Weslley Costa Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 03/08/2020 07/08/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A pesar do Brasil ter aderido ao SI em 1980, o qual é, atualmente, reconhecido como oficial, sendo que a sua regulamentação compete ao Instituto Nacional de Peso e Medidas (INPM), ainda se observa, no meio técnico-científico a utilização de manuais antigos que trazem diferentes sistemas de unidades, como também diferentes escalas de um mesmo sistema. Desta maneira, em estudos comparativos, as discussões sobre o impacto de determinados resultados levam a interpretações diferentes para resultados semelhantes. A interpretação desses resultados e o impacto nos estudos comparativos estão diretamente relacionados com o sistema métrico utilizado. Escalas inadequadas e sistemas métricos não-padronizados dificultam não só as interpretações como a aprendizagem na área de Ciência do Solo. Atualmente, a tendência é a padronização, minimizando os esforços não só aos estudos como à utilização rotineira destes resultados. A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, em Assembléia Geral do XXIV CBCS, em 1993, aprovou por unanimidade a adoção do SI, sendo declarado obrigatório o uso deste sistema nas publicações. Assim, apesar das dificuldades e resistências, características de qualquer mudança e/ou modernização, esta padronização é definitivamente necessária. Este minicurso abordará esta temática, sindo ofertado totalmente de forma virtual e destinado ao público interno e externo.
Justificativa
Muitos materiais didáticos de excelente qualidade, em química e fertilidade do solo, têm-se utilizado diferentes unidades para expressar os resultados analíticos obtidos com amostras de solo, planta, adubos e corretivos. Muitas destas unidades são conceitualmente obsoletas ou ambíguas. Desta forma se faz necessário que o profissional de ciências agrárias saiba tais transformações para continuar fazendo uso de uma literatura vasta de conhecimentos.
Público Alvo
Estudantes e profissionais de ciências agrárias da comunidade externa geral.
Objetivo Geral
Promover a uniformização tanto da linguagem como dos conceitos e unidades, adotando como padrão as unidades do Sistema Internacional de Unidades, com abreviação internacional SI, em uso na química e fertilidade do solo.
Objetivo Específico
Padronização das unidades, gerando mais facilidade na interpretação e comparação nos diferentes estudos e pesquisa da química e fertilidade do solo; Demonstração das unidades mais utilizadas nas rotinas de análises de solos,plantas, corretivos e adubos e as modificações que ocorreram; Proporcionar o entendimento das transformações das unidades antigas para as atuais;
Metodologia
Este curso será realizada através da plataforma classroom, sendo transmitido on line pelo google meet, com avaliações pelo google forms. No módulo I será abordado os aspectos teóricos introdutórios que envolve as unidades utilizadas na química e fertilidade do solo; Revisão geral sobre transformação de massas molares de compostos químicos; Grandezas, Dimensões e Unidades do Sistema Internacional; Prefixos do Sistema Internacional de Unidades; Unidades Derivadas; Unidades não pertencentes ao SI, mas aceitas para uso com o SI; Unidades admitidas temporariamente; Unidades de uso desaconselhado com o SI; Constantes fundamentais e, ou, universais; Unidades utilizadas em ciência do solo especialmente em química e Fertilidade do Solo.