Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Sustenta Essa Ideia
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Produção e Consumo Sustentáveis
Data de Início:
10/07/2020
Previsão de Fim:
31/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
300
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Janisi Sales Aragao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriano Galvao de Santana IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 10/07/2020 31/12/2020
Janisi Sales Aragao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 10/07/2020 31/12/2020
Jefferson Davi Silva Lemos IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 10/07/2020 31/12/2020
Joelma Lima Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/07/2020 31/12/2020
Laisa Daiana Alcantara Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 10/07/2020 31/12/2020
Raquel de Oliveira Santos Lira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/07/2020 31/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto "Sustenta Essa Ideia” tem por objetivo principal estimular a prática da sustentabilidade no dia a dia da população. A ação se dará pela conexão entre a instituição e a comunidade externa e interna do campus Juazeiro do Norte através de veículos de comunicação como as redes sociais (WhatsApp, Facebook e Instagram). Mensalmente serão divulgados os “desafios sustentáveis” para estimular a participação prática do público com os temas abordados pelo projeto. Para incentivar o engajamento do maior número de pessoas e, assim, ampliar a área de alcance do projeto será sorteada premição entre os participante ao fim de cada desafio no intuito de ampliar suas condutas sustentáveis. Durante todo o período de execução do projeto serão publicados cards informativos, a criação de linguagem típica da internet como ‘memes’ e outros formatos como vídeos curtos para disseminar o conhecimento técnico científico da área.
Justificativa
Diante da crescente uso das redes sociais como canal de comunicação, após a instalação de novas práticas sociais diante da pandemia, os discursos do cuidado ao uso da elevada exploração dos recursos naturais, do cuidado com o descarte de resíduos sólidos e líquidos, a crescente demanda pela adoção de um estilo de vida mais sustentável ainda que realizado de forma individualizada, entraram na agenda pública. Dessa forma, o projeto teve seu início através da percepção da necessidade do estímulo de práticas sustentáveis no cotidiano das pessoas, incluindo os estudantes da própria instituição que tem contato com às temáticas de Educação Ambiental. Por tanto, o projeto surge com a importância de canalizar o debate envolvendo agenda pública voltada à sustentabilidade e a produção de reflexões, conhecimentos e práticas realizada no Campus Juazeiro do Norte. Assim, as postagens publicadas possuirão, além uma linguagem de fácil assimilação, um caráter técnico científico para ampliar o conhecimento dos leitores sobre as ações apresentadas.
Público Alvo
Pessoas com acesso as publicações divulgadas nas redes sociais utilizadas no projeto que almejam ampliar o conhecimento de práticas sustentáveis.
Objetivo Geral
Estimular a prática da sustentabilidade no dia a dia da população através das redes sociais, fortalecendo a conexão entre Instituição e comunidade externa através da produção de conhecimento sobre Educação Ambiental.
Objetivo Específico
- Criar conteúdos com informações técnicas científicas de forma clara e dinâmica utilizando as redes sociais sobre práticas de sustentabilidade; - Incentivar a população a interagir com os desafios que serão promovidos pelo projeto através do compartilhamento de informações e práticas sustentáveis; - Estimular a continuidade e disseminação de condutas sustentáveis por meio das premiações realizadas; - Reunir conteúdos e práticas utilizando redes sociais para estímulo às ações mais ecológicas na rotina da população atendida.
Metodologia
Inicialmente será criado uma página na rede social Instagram com o nome @Sustentaessaideia. A partir dai, serão postados semanalmente conteúdos relacionados com a sustentabilidade, e a importância da adoção de práticas sustentáveis para a saúde dos ecossistemas e da população humana. Mensalmente, serão lançados desafios para o público alvo, o qual tem como objetivo uma interação mais direta com o público. Esses desafios, terão como regra para participação, a adoção dos seguintes critérios: (1) realizar a ação recomendada durante a vigência do desafio; (2) publicar foto (os) ou vídeo (os) da ação em pelo menos uma de suas redes sociais; (3) marcar a hashtag do projeto (#desafiosustenta+, #sustentaessaideia); (4) marcar a página do projeto; e (5) marcar mais três amigos. Para incentivar o engajamento do maior número de pessoas e assim ampliar a área de alcance do trabalho, será sorteado um participante ao fim de cada desafio para receber uma premiação que sirva de mecanismo para ampliar e facilitar suas condutas sustentáveis. Durante todo o período de execução do projeto serão publicados cards informativos, memes e vídeos para disseminar o conhecimento técnico da área de forma clara e dinâmica. Ao fim do trabalho, será escrito um artigo científico apresentando os resultados obtidos com a execução das atividades além de permitir que o conteúdo fique acessível a toda a comunidade acadêmica e possa ser usado na formação das disciplinas ligadas à Educação Ambiental nos diferentes níveis de ensino do IFCE. O projeto utilizará além do Instagram, as redes sociais WhatsApp e Facebook, como veículos de comunicação entre a equipe do projeto e o público-alvo.