Exibir Ação

Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO RODAS DE CONVERSAS: “AMPLIANDO OS CONHECIMENTOS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL”
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Turismo
Data de Início:
08/07/2020
Previsão de Fim:
31/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
150
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Temilson Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Valdenuso Almeida Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 08/07/2020 31/12/2020
Glenda Lacerda Gadelha IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 08/07/2020 31/12/2020
Marcelo Lima dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 08/07/2020 31/12/2020
Michael Jonas Nascimento Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 08/07/2020 31/12/2020
Paulo Renato do Nascimento Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 08/07/2020 31/12/2020
Stephany Ferreira Franco IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 08/07/2020 31/12/2020
Temilson Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 08/07/2020 31/12/2020
Tiago Leonardo da Silva Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 08/07/2020 31/12/2020
Yves Franco de Oliveira e Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 08/07/2020 31/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFCE Baturité Não
Centro Acadêmico do Curso Tecnologia em Gastronomia Não
Centro Acadêmico do Curso Tecnologia em Hotelaria Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Entendendo os Protocolos de Segurança Alimentar em Tempos de Pandemia Evento
OS DESAFIOS DO SETOR DE TURISMO E HOSPITALIDADE NO PÓS-PANDEMIA Evento
RODA DE CONVERSA: “EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM HOTEL ESCOLA” Evento
DEGUSTANDO SABERES E SABORES: A FORMAÇÃO EM GASTRONOMIA À MESA Evento
Apresentação
Detectada inicialmente na China, e identificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como um surto emergencial de Saúde Pública de Importância Internacional, vivenciamos na atualidade a disseminação comunitária da COVID-19 e isto tem mudado a rotina da sociedade em todos os Continentes. Dentre os vários aspectos analisados, a OMS passou a recomendar três ações básicas no sentido tentar amenizar os efeitos dessa pandemia, dentre estes citamos: isolamento e tratamento dos casos identificados, testes massivos e distanciamento social. Observa-se, portanto, que no decorrer desse período de isolamento social, várias Portarias e Medidas Provisórias foram apresentados pelo Governo Federal levando as instituições de ensino a adotar providencias em relação as suas ações pedagógicas, e, em 3 de abril de 2020, o MEC publicou a Portaria nº 376 que dispôs, em caráter excepcional, autorizar as instituições integrantes do sistema federal de ensino, suspender as aulas presenciais ou substituí-las por atividades remotas enquanto durar a situação de pandemia ocasionada pelo COVID-19. Tentando amenizar esse isolamento social e buscando uma forma de integração e contato com os alunos e demais profissionais do IFCE Campus Baturité, além das comunidades do Maciço de Baturité, o professor Temilson Costa, SIAPE 1323957, iniciou uma série de Rodas de Conversas, sempre tendo o apoio dos integrantes dos Centros Acadêmicos dos cursos Tecnologia em Hotelaria e Tecnologia em Gastronomia do IFCE Campus Baturité, tendo como objetivo geral realizar rodas de conversas com fins de socializar conhecimentos com os alunos e demais pessoas ligadas à instituição. Como objetivos específicos, foram pensados que debatessem atividades e análises dos aspectos de trabalho e emprego no setor de Turismo, Hospitalidade e Gastronomia durante e no pós-pandemia. Focou-se também em ações de retomada dos serviços turísticos com base nas boas práticas sanitárias; além de sensibilizar alunos, servidores e população em geral sobre os cuidados de enfrentamento ao CONVID-19. Nesse sentido, apresentam-se neste projeto, as ações pensadas para a realização das rodas de conversa, estabelecendo Objetivos, Justificativa, Público Alvo, Plano de Trabalho, e Resultados Esperados, como forma de adequar àquilo que foi pensado e planejado, ser executado da melhor forma possível, visando trazer os resultados esperados.
Justificativa
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Baturité exerce o seu papel social de realizar a integração entre a instituição, discentes, servidores e a sociedade do Maciço de Baturité, quando proporciona ações que permitem diminuir as distâncias e buscar conhecimentos, aumentando as relações entre a sociedade acadêmica e a sociedade civil, cumprindo, assim, a sua missão de “produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa, visando sua total inserção social, política, cultural e ética”. Quando enfrentamos um momento de ansiedade, onde o distanciamento social tornou-se prática com fins de amenizar aspectos inesperados, devido à pandeia ocasionada pelo COVID-19, justifica-se a execução deste projeto, com a realização de Rodas de Conversas, organizadas e coordenadas pelo Profº Temilson Costa, sempre apoiado pelos alunos participantes dos Centros Acadêmicos dos Cursos Tecnologia em Hotelaria e Tecnologia em Gastronomia do IFCE Campus Baturité. Portanto, realizar esse tipo de ação pedagógica/social, tenta amenizar o distanciamento social e manter contato entre alunos e servidores do IFCE Campus Baturité, oportunizando ampliar e compartilhar conhecimentos, diminuindo, assim, as distâncias entre comunidade acadêmica e sociedade neste período de isolamento social.
Público Alvo
Pessoas interessadas nos temas debatidos nas Rodas de Conversas
Objetivo Geral
✓ Realizar rodas de conversas com fins de socializar conhecimentos com os alunos e demais pessoas ligadas à instituição
Objetivo Específico
- Debater e analisar aspectos de trabalho e emprego no setor de Turismo, Hospitalidade e Gastronomia durante e no pós-pandemia; - Realizar ações de retomada dos serviços turísticos com base nas boas práticas sanitárias; - Sensibilizar alunos, servidores e a população em geral sobre os cuidados de enfrentamento ao CONVID-19.
Metodologia
Esta proposta de rodas de conversas utilizará como metodología, debates virtuais, utilizando a ferramenta Google Meet, proporcionando maiores contatos entre docentes, discentes e demais interessados nos assuntos abordados nos encontros virtuais. Tem como propósito, além da integração entre pessoas, debater sobre as diversas consequências que passa o turismo e a hospitalidade em nosso país e no mundo, explanando temas, que estejam relacionados à formação de profissionais do Turismo, principalmente que se adequem aos assuntos abordados nas aulas dos cursos Tecnologia em Hotelaria e Tecnologia em Gastronomia. Essa ideia de proporcionar encontros virtuais se deu, pela oportunidade de diminuir distâncias entre discentes, servidores do IFCE Baturité e a população do Maciço de Baturité, visto que nesses encontros existe a possibilidade de debater encaminhamentos sobre o mercado de trabalho e este momento crítico que estamos passando na sociedade, devido ao isolamento social imposto por lei. Portanto, através dessas rodas de conversas, teremos também a oportunidade de verificarmos os melhores caminhos e as possibilidades de compreendermos o segmento turístico, aliás, foi um dos setores que imediatamente após o crescimento das infecções, começou a sofrer os efeitos deste novo tempo, com uma quantidade sem precedentes de cancelamentos de voos e de reservas em hotéis no mundo inteiro. Diante dessa realidade, Busca-se com esse projeto analisar as formas de amenizar, independente do tipo de atividade, os impactos econômicos e sociais, que enfrentam as empresas neste cenário de interferências e enfrentamentos ao COVID-19, neste período de tantas incertezas.