Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Núcleo Ceará 2050 dos Sertões de Canindé
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Direitos Individuais e Coletivos
Data de Início:
06/08/2020
Previsão de Fim:
06/08/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Antonio Barbosa Vidal
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Antonio Barbosa Vidal IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 06/08/2020 06/08/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeituras dos municípios dos Sertões de Canindé Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050 tem o objetivo de traçar estratégias para acelerar o crescimento econômico estadual nas próximas três décadas e atender, de forma mais eficiente, às expectativas da sociedade pela oferta de serviços essenciais como saúde, educação, abastecimento de água, segurança pública e geração de emprego e renda. A Plataforma é uma iniciativa do Governo do Estado, acompanhada pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e coordenada pela Universidade Federal do Ceará, através da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas – Fundação Astef. Governos, entidades privadas, academia, movimentos sociais e sociedade civil fazem parte deste pacto pelo planejamento do Estado que queremos ter em 2050. Os 14 Núcleos Regionais do Ceará, dentre eles os Sertões de Canindé integrado pelos municípios de Itatira, Canindé, Boa Viagem, Madalena, Caridade e Paramoti são os principais instrumentos de desconcentração do desenvolvimento do Ceará 2050. Os Núcleos são instância de mediação societal com propósito de articular capital político e delinear agenda pública. O IFCE é parceiro desta iniciativa e o campus Canindé um dos protagonistas. O diretor do campus está na Coordenação do Núcleo Ceará 2050 dos Sertões de Canindé cujo propósito além de contribuir com ideações de politicas é acompanhar a implementação de programas e projetos voltados para o desenvolvimento social e econômico da Região. Importante ressaltar que O Núcleo Regional dos Sertões de Canindé Ceará 2050 que contempla os municípios de Canindé, Caridade, Paramoti, Madalena, Boa Viagem e Itatira também tem o propósito de apresentar ao Governador do Estado do Ceará, demandas territoriais de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico que integradas ao PPA 2020 – 2023 e ao Programas Estratégicos do Ceará 2050 contribuirão para a emergência de um Novo Sertões de Canindé, INCLUSIVO, INOVADOR e JUSTO SOCIALMENTE. As proposições são mediadas pelos integrantes do Núcleo Territorial dos Sertões de Canindé integrados por prefeitos da região, vereadores, secretários municipais, líderes comunitários, agentes públicos dos governos federal, estadual e municipal, representantes da sociedade civil.
Justificativa
A efetividade de políticas públicas está também relacionada ao capital político e social de uma região. Os Sertões de Canindé apresenta um dos menores IDHs do Ceará. A região compõe os 14 Núcleos Regionais criados pelo Governo do Estado para Governança de suas políticas. Com o delineamento dos Programas Estratégicos do Ceará 2050, emerge a importância de se delinear uma instância mediadora que possa reunir lideranças da região para monitorar e propor ideações de políticas e projetos prioritários. A culminância deste processo, em sua primeira etapa é entregar ao Governador uma agenda regional de políticas coadunada com os preceitos do Ceará 2050 e do PPA 2020 - 2023 e elaborada pelas lideranças locais articuladas pelo Campus Canindé através da Direção do Campus.
Público Alvo
lideranças públicas e da sociedade civil dos municípios dos Sertões de Canindé ( Protagonistas de cada região: Governos Federal, Estadual e Municipais Universidades Representantes de instituições da Sociedade Civil Lideranças políticas, comunitárias e empresariais.
Objetivo Geral
Possibilitar o acompanhamento e as adequações do Ceará 2050 de acordo com as peculiaridades culturais, potencialidades e problemas específicos das regiões, em sintonia com o processo de desenvolvimento sustentável do estado do Ceará. Assegurar o apoio das lideranças e das populações das diversas regiões ao desenvolvimento do Ceará 2050.
Objetivo Específico
Acompanhar e apoiar o desenvolvimento da Plataforma Ceará 2050. Identificar e analisar problemas com projetos do CEARÁ 2050, em execução na região do núcleo. Informar à Secretaria Executiva sobre problemas com estes projetos. Participar de futuras revisões da Plataforma Ceará 2050. Propor melhorias aos objetivos, metas e projetos estratégicos na perspectiva regional em futuras revisões da Plataforma Ceará 2050.
Metodologia
Reunião dialógicas mediadoras e Fóruns Temáticos