Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
II Seminário de Boas Práticas para a Sustentabilidade: desafios e oportunidades em tempos de pandemia na Região Nordeste. Sub-tema: Oportunidades e desafios para fomentar a sustentabilidade no terceiro setor.
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Produção e Consumo Sustentáveis
Data de Início:
25/08/2020
Previsão de Fim:
25/08/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Lançamento
Palestra
Seminário
Nome do Responsável:
Nayana de Almeida Santiago Nepomuceno
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antônia Francisca Lima Instituto Federal do Piauí Integrante Sem vínculo Não 3 25/08/2020 25/08/2020
Bruna de Freitas Iwata Instituto Federal do Piauí Integrante Sem vínculo Não 3 25/08/2020 25/08/2020
Fabíola da Costa Catombé Dantas Instituto Federal do Rio Grande do Norte Integrante Sem vínculo Não 3 25/08/2020 25/08/2020
Israel Lobato Rocha Instituto Federal do Piauí Integrante Sem vínculo Não 3 25/08/2020 25/08/2020
Kleber Kroll de Azevedo Silva Instituto Federal do Rio Grande do Norte Integrante Sem vínculo Não 3 25/08/2020 25/08/2020
Marcília Martins da Silva Instituto Federal do Piauí Integrante Sem vínculo Não 3 25/08/2020 25/08/2020
Maria Taís Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/08/2020 25/08/2020
Nayana de Almeida Santiago Nepomuceno IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 25/08/2020 25/08/2020
Samylle Ruana Marinho de Medeiros Instituto Federal do Rio Grande do Norte Integrante Sem vínculo Não 3 25/08/2020 25/08/2020
Selma Thais Bruno da Silva Instituto Federal do Rio Grande do Norte Integrante Sem vínculo Não 3 25/08/2020 25/08/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Federal do Rio Grande do Norte Não
Instituto Federal do Piauí Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os professores integrantes do projeto, representantes do Instituto Federal do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, se reunirão periodicamente para definir os temas específicos de cada encontro do seminário, a abordagem que será utilizada na divulgação e as possíveis empresas, instituições públicas e/ou comunidade participantes. Os professores entrarão em contato com as instituições selecionadas dos seus respectivos estados para fazer o convite formal, caso o convite seja declinado será feita nova busca de instituição com práticas sustentáveis para contribuir com o projeto. Os critérios de seleção das instituições são estas estarem localizadas na região nordeste e possuírem práticas sustentáveis (anterior e posterior a pandemia).
Justificativa
A sustentabilidade em suas diferentes dimensões (econômica, espacial, ecológica, cultural e social) tem sido pauta importante de debates no século XXI. Diante do cenário global atual, tal temática torna-se ainda mais relevante, uma vez que repensar as práticas sociais e econômicas em consonância com a conservação do capital natural deve ser um exercício contínuo e necessário para manter, sobretudo, a vida na terra. Mediante esta concepção, o projeto tem como propósito debater de maneira objetiva e prática sobre ações de efetividade na pasta de sustentabilidade em iniciativas públicas e privadas na região Nordeste. Para tal, será realizado um seminário de integração com diferentes estados da região Nordeste, por meio da colaboração de servidores dos Institutos Federais, para fins de uma discussão rica e embasada nas experiências e práticas de entidades públicas e privadas, que venham a representar modelos possíveis de sustentabilidade a serem adotados na região Nordeste. Ressalta-se que, fundamentalmente serão discutidas as estratégias lançadas por essas iniciativas durante o desafiador momento de pandemia, decorrente do SARS-Covid.
Público Alvo
Empresas, instituições públicas, terceiro setor, alunos e pessoas interessandas na área ambiental.
Objetivo Geral
Difundir ações executadas em locais da Região Nordeste que atinjam diretamente os recursos naturais, as quais promovem a sustentabilidade, a fim de que sejam praticadas por todos os setores da sociedade.
Objetivo Específico
Conhecer ações da iniciativa pública e privada que agreguem autonomia social e econômica à qualidade ambiental; Promover discussões acerca da pauta ambiental e medidas práticas em negócios e empreendimentos com estratégias pilotos de sustentabilidade e viabilidade social e econômica; Levantar o grau de intervenção das proposições lançadas às instituições que participaram do I Seminário.
Metodologia
O seminário será composto por encontros semanais, às terças-feiras, entre às 16h e 18h45, nos dias 11, 18 e 25 de agosto de 2020. A cada encontro serão realizadas exposições das experiências dos integrantes convidados, em formato de webinário, para fins de apresentação das práticas sustentáveis que estes abordam em seus setores e como estas estratégias contribuem para sustentabilidade, considerando as peculiaridades da região Nordeste e atualmente o contexto da pandemia pelo Covid-19. O evento online será aberto ao público interno e externo aos Institutos Federais e as as inscrições serão realizadas pela plataforma Even3 previamente, para fins de contemplar aos participantes a certificação. A exibição do Webinário ocorrerá por meio da plataforma Youtube. Espera-se principalmente, transmitir conhecimento prático e aplicado, debatendo os desafios e apontando possibilidades de engajamento ambiental, nos diversos eixos da sociedade.