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Campus:
CAMPUS MARANGUAPE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
CURSO DE INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO SOBRE MODERNIDADE/COLONIALIDADE/DECOLONIALIDADE - Módulo IV
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Direitos Individuais e Coletivos
Data de Início:
13/08/2020
Previsão de Fim:
13/08/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
15000
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Aquiles Chaves de Melo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aquiles Chaves de Melo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 13/08/2020 13/08/2020
Diego Gadelha de Almeida IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 13/08/2020 13/08/2020
Francisco Uribam Xavier de Holanda Universidade Federal do Ceará Integrante Sem vínculo Não 4 13/08/2020 13/08/2020
Richelly Barbosa de Medeiros Universidade Federal do Ceará Integrante Sem vínculo Não 3 13/08/2020 13/08/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Universidade Federal do Ceará Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
América Latina e Revolução são duas expressões indissociáveis. Eric Hobsbawm costumava dizer que nenhum intelectual de esquerda resistia ao feitiço dessa região, local onde “borbulhava a lava das revoluções sociais”. Não à toa, podemos dizer que o século XX, na América Latina, começou com a Revolução Mexicana. Nos anos 50, no momento em que parte da esquerda europeia saía de cena, a primeira revolução de caráter operário explodia na Bolívia. Mas foi com a Revolução Cubana em 1959 que se inauguraria uma era de agitação social e esperança transformadora. Interrompida por uma série de golpes militares e uma forte intervenção dos EUA, o século XX terminava com a lava da revolução esfriando e fornecendo solo rígido à via única do neoliberalismo. Os primeiros anos do século XXI na América Latina pareciam querer trazer de volta a chama do velho vulcão. Após anos de dominância do modelo neoliberal, diversos países tiveram a oportunidade de serem governados por partidos identificados com a esquerda, no que se convencionou chamar de “onda progressista”. A tônica desse modelo não era outra senão superar a tragédia neoliberal que assolou os países da região. No entanto, passada duas décadas da primeira experiência, o que vimos foi o retorno de governos conservadores e neoliberais, ainda mais radicalizados, ao plano político. Compreender esse movimento, os motivos que interligam esses fenômenos em diversos países, perpassa pela realização de um diálogo crítico entre o passado e o presente da América Latina. É nesse sentido que iniciamos a construção e ampliação desse diálogo que, de forma colaborativa e envolvendo troca de experiências, reflexões críticas e um olhar ampliado, propomos o mini-curso de "Introdução ao pensamento sobre Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade", a ser realizado em 8 módulos, de forma EAD, durante o mês de agosto.
Justificativa
Acreditamos que a realização dessa proposta possa contribuir para a compreensão do momento político atual, além de semear a importância dos estudos sobre nossa região, suas características e desafios na construção de uma alternativa ao capitalismo. Dessa forma, esperamos colaborar na construção e renovação do pensamento crítico do campo da esquerda, através da discussão coletiva e plural, na busca por caminhos que apontem para o fortalecimento do campo popular e das maiorias sociais, para maior robustez e viabilidade de um projeto alternativo de sociedade bem como fortalecimento da resistência contra todo e qualquer retrocesso político, econômico e social que nos dias de hoje ameaçam fortemente a nossa sociedade.
Público Alvo
Servidores docentes e técnicos da educação, estudantes, militantes sociais, ativistas, artistas, profissionais liberais
Objetivo Geral
Analisar os fenômenos culturais, políticos, teóricos e ideológicos das realidades nacionais e regionais, sob a ótica da memória, da tradição e da história do pensamento social e político produzido na América Latina.
Objetivo Específico
Desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade latino-americana, tendo em vista identificar e compreender os novos condicionamentos da dependência e do subdesenvolvimento dos países latino-americanos na política e economia mundial. • Refletir sobre o estatuto periférico e dependente do pensamento social no Brasil e América Latina, contemplando as pesquisas consolidadas na área à luz de questões contemporâneas sobre a geopolítica da produção de conhecimento. • Desenvolver trabalhos e pesquisas sobre os conceitos e as obras clássicas que forjaram os diferentes campos da produção intelectual latino-americana, através de estudos comparativos e discussões teórico-metodológicas sobre a prática de pesquisa na área.
Metodologia
A proposta envolve a realização de um mini-curso a ser ministrado de forma EAD realizados em Agosto/2020. Este seguirá seu roteiro metodológico, onde constam a proposta, dias de realização dos encontros virtuais, a carga horaria com o conteúdo de cada encontro, bem como a bibliografia a ser utilizada nos encontros, a qual será, se possível, disponibilizada para download. O conteúdo do curso será disponibilizado no canal do CESLA no Youtube a qual será acessada aos alunos matriculados e posteriormente disponibilizado livremente no mesmo canal, possibilitando assim uma formação ampla e contínua. O quarto modulo do mini-curso "Introdução ao pensamento sobre Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade", terá início no dia 13/08/2020 com carga horária de 04h. Os demais módulos serão divididos conforme abaixo e poderão ser acessados online através do canal do CESLA no Youtube. O horário da exposição do IV módulo será na quinta, 13/08, pela manhã e, para efeito de avaliação, será elaborado um trabalho o qual deverá ser entregue ao final do mini-curso. Roteiro dos Encontros do primeiro mini-curso: I – Colonialidade e Modernidade/Racionalidade. [Aníbal Quijano]; II – Diálogo Decolonial com Ramón Grosfoguel; III – Geopolítica do Conhecimento e Diferença Colonial [Walter Mignolo]; IV – Desobediência Epistêmica. [Walter Mignolo]; V – A Colonialidade: O Hemisfério Ocidental no Horizonte Colonial da Modernidade [Walter Mignolo]; VI – Modernidade e Colonialidade dos Saberes. [Edgardo Lander]; VII – Eurocentrismo, Ciências Sociais e Neoliberalismo. [Edgardo Lander]; VIII – Globalização e Produção de Riqueza como Exclusão do Outro. [Edgardo Lander]