Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
IFCE DIGITAL - Ciclo de Palestras de Tópicos especiais em Sistemas de Informação
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Mídias
Data de Início:
24/08/2020
Previsão de Fim:
31/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Nustenil Segundo de Moraes Lima Marinus
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alissa Cendi Vale de Carvalho IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 24/08/2020 31/12/2020
Bonny Kathy Soares dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/08/2020 31/12/2020
Harley Macedo de Mello IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/08/2020 31/12/2020
Isaac Bandeira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/08/2020 31/12/2020
Joao Alberto Brito de Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/08/2020 31/12/2020
Marco Andre Santos Machado IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/08/2020 31/12/2020
Nustenil Segundo de Moraes Lima Marinus IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 24/08/2020 31/12/2020
Yuri Almeida Lacerda IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/08/2020 31/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
No dia 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública Internacional, o mais alto nível de alerta da instituição. Em 11 de março a OMS declarou a COVID-19 como uma pandemia (OPAS, 2020). A pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2 vem causando grandes impactos, não apenas na área da saúde, como também em todas as áreas da sociedade, principalmente, nos segmentos econômicos, políticos, culturais e sociais, sem precedentes na história recente das epidemias (FIOCRUZ, 2020). Até o dia 31 de julho de 2020, o mundo tinha 17.106.007 casos de COVID-19 e 668.910 mortes (6.812 novas em relação ao dia anterior). Países como EUA, México e Brasil apresentaram, nesta data, as maiores taxas de novas infecções e mortes no mundo. O Brasil e México, dois países que apresentam elevada taxa de aglomeração urbana, com altos índices de desigualdades sociais, má distribuição de renda e precarização do sistema de saúde e educacional, apresenta a expansão dessa doença nos diversos segmentos da sociedade, em especial, nas comunidades de baixa renda. Como forma de evitar uma maior disseminação do vírus, a solução recomendada pela OMS é o distanciamento social. Seguindo essa linha, escolas e universidades brasileiras suspenderam as atividades presenciais, sem previsão de retorno. Desta forma, a qualidade do ensino se tornou uma grande preocupação. Uma alternativa, é o retorno das atividades acadêmicas de forma remota, sempre procurando atender o maior número possível de estudantes. Como forma de diminuir os prejuízos dos estudantes diante deste cenário, o projeto de extensão “Ciclo de Palestras - Tópicos Especiais em Sistemas de Informação” busca diminuir as distâncias entre a instituição de ensino, os discentes, e a comunidade profissional, através da realização de palestras nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), com foco em temas relevantes na área de Sistemas de Informação, mas que geralmente não são visto durante o curso.
Justificativa
Diante do cenário de pandemia, distanciamento social, incertezas, abalos econômicos, sociais e psicológicos, é de suma importância a busca por atividades que motivem os estudantes e profissionais da área de Tecnologia da Informação. A utilização de metodologias de trabalho como as palestras, mesmo que virtuais, nos possibilita o contato com diversos profissionais do mercado e acadêmicos, estreitando relações entre os discentes, docentes e profissionais da área de TI. Desta maneira, o projeto consistirá na realização de palestras online abordando temas das mais diversas áreas de Tecnologia da Informação, com a participação de profissionais do meio acadêmico, pesquisadores, profissionais do mercado de trabalho e empresários, estreitando laços e lançando oportunidades.
Público Alvo
O projeto é direcionado às Instituição de Ensino da região do interior sul cearense que contém cursos na área de tecnologia, como o IFCE campus Iguatu, IFCE campus Cedro, IFCE campus Juazeiro do Norte, Faculdades particulares (FJN, Paraíso, Leão Sampaio), UFCA e URCa, assim como toda a comunidade interessada pelo segmento de Tecnologia da Informação.
Objetivo Geral
Criar um canal de informações entre o IFCE campus Crato e os interessados na área de Tecnologia de Informação através de uma série de palestras sobre diversos temas.
Objetivo Específico
Criar um canal de informações sobre a área de Sistemas de Informação. Promover um vínculo de informações entre o IFCE campus Crato e a comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos administrativos) e o mercado de trabalho. Realizar a divulgação das ações do IFCE campus Crato na área de TI.
Metodologia
O projeto consiste na realização de palestras com temas relevantes na área de Tecnologia da Informação. A ação terá duração de 05 (cinco) meses, a ser realizada durante os meses de agosto a dezembro de 2020, somando um total de 20 encontros. As atividades serão realizadas semanalmente, de forma remota, via google meet, com inscrição prévia. Cada transmissão terá uma duração de 120 minutos, seguindo a programação descrita na tabela 1. As palestras serão conduzidas por servidores do campus Crato, onde ficarão responsáveis pela seleção e divulgação dos temas abordados em cada programa. Tabela 1. Distribuição da programação. Ação / Duração / Apresentação do tema e do entrevistado / 5 minutos / Palestra / 60 minutos / Perguntas gerais e respostas / 50 minutos / Agradecimentos e informações / 5 minutos / Semanalmente, a equipe técnica do projeto se reunirá para o planejamento das palestras, buscando temas relevantes e profissionais com disponibilidade para proferir a palestra. Os entrevistados poderão ser professores, técnicos administrativos, empresários, profissionais do mercado de trabalho de Tecnologia da Informação e demais profissionais com informações relevantes para o desenvolvimento da área. Os programas serão gravados e divulgados nos mais diversos canais de informações do IFCE. Mensalmente, será disponibilizado um questionário de avaliação com o objetivo de acompanhar como as informações estão chegando até a comunidade.