Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Bioquímica da Ansiedade – Módulo 02
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
24/08/2020
Previsão de Fim:
30/08/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
70
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Renata Chastinet Braga
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Karlucy Farias de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/08/2020 30/08/2020
Renata Chastinet Braga IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 24/08/2020 30/08/2020
Rileri Jamile Moura Maia IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/08/2020 30/08/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso “Bioquímica da Ansiedade” visa abordar conteúdos de bioquímica de forma contextualizada associando a transtorno psicológico de ansiedade, e além de abordar o conteúdo, favorecer o diálogo sobre o tema. Ele será feito completamente de forma remota. O módulo 02 explicará fatores bioquímicos envolvidos na ansiedade e seus sintomas. Será aberto para o público externo.
Justificativa
Em 2019, a revista exame fez uma reportagem indicando que a ansiedade é considerada uma epidemia e o Brasil apresenta 18,6 milhões de pessoas com ansiedade, o maior número do mundo (ESTADÃO, 2019). Em 2020 estamos sofrendo uma pandemia, onde as medidas de prevenção incluem o isolamento. Essa perda da rotina e da liberdade tem agravado os casos de ansiedades pelos medos e incertezas. Professores e profissionais da educação percebem cada vez mais em sua realidade estudantes com quadros de depressão, ansiedade ou ideação suicida. A OMS considera que a adolescência (idade de 10 a 19) é um período crítico para aquisição das capacidades socioemocionais que são fundamentais para a saúde e que são a base da saúde e bem-estar da vida adulta. Fernandes e Silveira (2012) indicavam que a ansiedade é uma variável importante no contexto educacional pois influenciava no comportamento e aprendizado dos alunos. O Minicurso é voltado para estudantes do ensino médio para facilitar o aprendizado de conceitos de bioquímica de maneira contextualizada. A ansiedade é um tema constante na vida dos estudantes, muitos deles convivem com esses distúrbios na família ou possuem esse distúrbio. A inclusão em uma disciplina além de facilitar a compreensão da mesma pode ser uma porta de expressão para o estudante entender o distúrbio e ajudar outras pessoas. ESTADÃO, Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a OMS, 2019 disponível em https://exame.abril.com.br/ciencia/brasil-e-o-pais-mais-ansioso-do-mundo-segundo-a-oms/ 09/11/2019 FERNANDES, D. C.; SILVEIRA, M. A. Evaluación de la motivación académica y la ansiedad escolar y posibles relaciones entre ellas. Psico-USF, v. 17, n. 3, p. 447-455, Dec. 2012. Disponível em 03/11/2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000300011.
Público Alvo
Estudantes do ensino médio em geral.
Objetivo Geral
Estudar a ansiedade do ponto de vista bioquímico, para favorecer um ambiente informativo, de diálogo e avaliar aprendizagem
Objetivo Específico
Abordar um tema transversal na aula de Bioquímica; Identificar fatores Bioquímicos associados a ansiedade; Elaborar um material informativo com os estudantes; Avaliar o aprendizado dos estudantes em conteúdos de bioquímica;
Metodologia
O Minicurso será ministrado de forma remota com abordagem dos tópicos através de textos, vídeos e discussões de encontros via google meet e questionários. As reunião acontecerão preferencialmente a noite.