Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Uso de ferramentas de simulação aplicadas à sistemas agropecuários (Dinâmica de sistemas)
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
20/08/2020
Previsão de Fim:
26/08/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Ana Raquel de Oliveira Mano
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Raquel de Oliveira Mano IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 20/08/2020 26/08/2020
Rodrigo Gregorio da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 20/08/2020 26/08/2020
Weslley Costa Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 5 18/08/2020 26/08/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A abordagem de sistema para o setor agropecuário como modelos de simulação permitem o entendimento dos sistemas de produção agropecuários de maneira mais eficiente. Existem inúmeros programas que simulam a organização produtiva desses sistemas como ferramenta auxiliar no direcionamento de pesquisas, programas de tomada de decisão, bem como podem servir de justificativa e embasamento para o desenvolvimento de políticas públicas com o intuito de evitar desperdícios de tempo e recursos (financeiros e humanos) . Diante disso, esse Minicurso de 20 h, que acontecerá de forma online, e gratuito, no período de 20 a 26 de agosto, fornecerá a apresentação e utilização de diversas ferramentas que possibilitaram ao profissional ou estudante em formação, analisar seu sistema agropecuário e identificar se sua estrutura produtiva está em equilíbrio de sustentação sem perdas de energia.
Justificativa
Neste cenário, realizar a simulação do funcionamento voltado para produção de sistemas agropecuários, em termos de entrada e saída, permite se ter um direcionamento na adaptação desses sistemas às condições locais e regionais para induzir a obtenção de resultados permitindo analisar o desempenho dos sistemas de acordo com situação das condições ambientais nas quais o sistema está implantado, para incorporação de diversas práticas de manejo de solo e de culturas e os avanços tecnológicos da agropecuária (a custo baixo), estendendo os resultados de campo em termos de tempo (cenários futuros) e espaço (diferentes locais). A partir da exploração de softwares que simulam o funcionamento dos sistemas agropecuários é possível identificar sistemas de produção agropecuária mais sustentáveis e induzir a modificações adaptativas dos sistemas a médio e curto prazos.
Público Alvo
Profissionais e/ou estudantes da área de Ciências Agrárias ou correlatas, que tenham interesse de aprender sobre dinâmicas de sistemas agropecuários, bem como estudantes de outras universidades do Nordeste e Brasil, pois como é um evento online, a distância, uma maior abrangência acontece naturalmente.
Objetivo Geral
Conhecer a teoria geral dos sistemas agropecuários.
Objetivo Específico
1) Entender os princípios de funcionamento agropecuários; 2) Conhecer a ferramenta de dinâmica de sistemas; 3) Entender a aplicação da dinâmica de sistemas na agropecuária; 4) Realizar estudo de caso da aplicação da dinâmica de sistemas.
Metodologia
O curso será ministrado por meio das ferramentas Google Classroom, Google Meet e e-mail institucional. As aulas ocorrerão no período de 20 a 26 de agosto de 2020, com aulas online e gravadas no formato de vídeos com duração variável (máximo de 60 min) de acordo como conteúdo, dinâmica da aula, e interação com os discentes em cada aula. As vídeosaulas serão disponibilizadas no ambiente de ensino (Google Classroom), sendo a carga horária dividida da seguinte forma: • 5 h/a – Atividades síncronas: vídeoaulas que serão gravadas e disponibilizadas na sala de aula virtual; • 0,5 h de plantão online por dia, totalizando 2,5 h, e interação na sala de aula pelo Mural, e pelo e-mail institucional; • 2,5 h – Atividades assíncronas: questionários (Google Forms) e trabalho de pesquisas e atividades. Para auxílio no entendimento dos assuntos abordados serão fornecidos materiais tais como livros (pdf) e tutoriais (pdf) referentes aos assuntos abordados. O docente estará disponível para sanar as dúvidas por e-mail institucional. A avaliação será composta pelo preenchimento dos questionários no Google Forms (serão 5, um após cada aula, 50%), participação nas atividades síncronas (20%) e apresentação das atividades solicitadas - 30%.