Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
MINICURSO - LGBTQIAP+ e formação docente: reflexões de uma educação para diversidade
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
19/08/2020
Previsão de Fim:
20/08/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Camila Freire Sampaio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Airton Sena de Sousa Holanda IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 19/08/2020 20/08/2020
Camila Freire Sampaio IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 19/08/2020 20/08/2020
Daiany Kelly de Almeida Tavares IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 19/08/2020 20/08/2020
Francisco Haulivan Ferreira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 19/08/2020 20/08/2020
Francisco Tiago Ribeiro Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 19/08/2020 20/08/2020
João Nilton Alves de Oliveira Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 19/08/2020 20/08/2020
Jossefrania Vieira Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 19/08/2020 20/08/2020
Maria Clara Costa Nobre IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 19/08/2020 20/08/2020
Venicius de Sousa Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 19/08/2020 20/08/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso “LGBTQIAP+ e formação docente: reflexões de uma educação para diversidade” é uma ação de extensão oferecida pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia – LEPEG, do curso de Licenciatura em Geografia do IFCE campus Quixadá, como parte de suas atividades direcionadas à formação de professores, com parceria do Coletivo Feminista As Sertanistas. Será ministrado pela professora doutora Jossefrania Vieira Martins, do IFCE campus Limoeiro do Norte. O intuito é dar continuidade as tarefas de estudos mesmo durante o período de distanciamento social e ensino/trabalho remoto, tendo em vista que os debates que envolvem a educação precisam buscar dar conta das necessidades que a sociedade demanda.
Justificativa
Entre tantos os desafios que envolvem a educação e consequentemente a profissão docente no país, está a necessidade das instituições de ensino, em especial as públicas, e os profissionais da educação, assim como toda a sociedade, buscarem compreender e se capacitarem, para reverem concepções e paradigmas conservadores e limitados, buscando respeitar e valorizar as diversidades dos sujeito(a)s, para que assim, criem-se espaços inclusivos nas escolas e na sociedade.
Público Alvo
Professores da educação básica das redes municipais, estadual, federal e privada, assim como estudantes de licenciatura de outras IES.
Objetivo Geral
Promover capacitação profissional docente a estudantes de licenciaturas e professores do ensino básico, com foco na temática LGBTQIAP+, fomentando a educação para diversidade, direitos humanos e transformação social, a partir de reflexões críticas, libertadoras e inclusivas.
Objetivo Específico
- Contribuir para a formação continuada de professores na região de influência do IFCE campus Quixadá; - Possibilitar debates críticos para a construção de novas posturas pedagógicas e rupturas de velhos paradigmas que não condizem com a educação libertadora; - Capacitar professoras e professores para atuarem ativamente na transformação dos espaços escolares em espaços verdadeiramente de inclusão; - Compreender a temática LGBTQIAP+ como essencial para a formação e atuação docente que respeite as diversidades de seus educandos(a)s e dos profissionais da educação; - Refletir sobre as contribuições da educação e do(a)s professores para a efetivação de uma sociedade plenamente inclusiva, considerando os aspectos sociais e culturais, que tanto influenciam as relações de gênero no contexto escolar;
Metodologia
Este minicurso realizar-se-á através das seguintes estratégias metodológicas: utilização da ferramenta digital de video-conferência Google Meet, onde será feita a exposição e interação entre a professora ministrante, professora mediadora e os cursistas. Acontecerá no período vespertino, de 14h as 17:30h, nos dias 19 e 20 de agosto do ano de 2020.