Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Criação de Bezerras e Novilhas Leiteiras
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
21/08/2020
Previsão de Fim:
27/08/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Oficina
Simpósio
Nome do Responsável:
Ana Raquel de Oliveira Mano
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Raquel de Oliveira Mano IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 20/08/2020 26/08/2020
Cleber Medeiros Barreto IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 20/08/2020 26/08/2020
Weslley Costa Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 5 20/08/2020 26/08/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O leite está entre os seis produtos mais importantes da agropecuária brasileira, assim o agronegócio do Leite e seus derivados desempenham um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população brasileira. Além da importância econômica, o leite é um alimento de natural grande valor nutritivo com maior concentração de cálcio, que é essencial para a formação e manutenção dos ossos. Assim, a escolha de animais geneticamente produtores de leite, bem como o manejo adequado desses (bezerras e novilhas) irá proporcionar uma maior produção de leite e consequentemente o aumento do lucro em toda a cadeia produtiva, conservando o bem-estar dos animais. Nesta oficina, que terá 20 horas de duração, nessa serão abordados conceitos e aspectos técnicos relacionados a criação de fêmeas leiteiras com aulas online que serão gravadas na forma de vídeoaulas e colocadas a disposição no Google Classroom. Resoluções de exercícios, gravação de áudios com sugestões e plantões online serão outras iniciativas que alicerçaram uma boa compreensão dos conteúdos.
Justificativa
A abordagem desses aspectos ligados ao manejo de animais elite produtores de leite, constitui a essência da continuidade e do sucesso da produção leiteira. Trata-se da aplicação de técnicas e procedimentos que possibilitem, direta e indiretamente, a manutenção do volume de leite produzido novilhas, tendo por base a genética, e a sua relação com a natureza ou sua adaptação harmônica com o ambiente artificial aos quais são submetidos por necessidades inerentes ao sistema produtivo. Embora existam muitas ações rotineiras de manejo que estão diretamente relacionadas ao manejo produtivo pode-se afirmar que qualquer tipo de manejo proporcionado ao rebanho, de alguma forma, terá alguma influência na produção de leite. Com isso, é de suma importância que estudantes de agronomia possuem noções mais específica de manejo de rebanho produtivo de leite, como complemento dos conteúdos das disciplinas obrigatórias relacionadas para favorecer uma formação mais prática e atuante.
Público Alvo
Técnicos das ciências agrárias, produtores e trabalhadores rurais envolvidos com a atividade leiteira.
Objetivo Geral
Subsidiar estudantes e demais envolvidos na atividade leiteira, com conhecimentos técnicos sobre a criação eficiente de fêmeas leiteiras de reposição/vendas.
Objetivo Específico
1) Conhecer e compreender conceitualmente os diversos aspectos da criação de novilhas leiteiras; 2) Conhecer os principais índices zootécnicos a serem trabalhados e mensurados 3) Compreender a importância do estabelecimento de metas nas fases de cria e recria; 4) Entender sobre os principais cuidados no tocante aos aspectos sanitários, nutricionais, alimentar e de ambiência, visando e bem estar animal; 5) Permitir a análise e gerenciamento dos dados produtivos e econômicos da atividade.
Metodologia
O curso será ministrado através das ferramentas Google Classroom, Google Meet, e-mail e whatsapp. As aulas ocorrerão no período de 21 a 27 de agosto de 2020, com aulas gravadas no formato de vídeos com duração de 30 min cada. As vídeos-aulas serão disponibilizadas no ambiente de ensino (Google Classroom). A carga horária será dividida da seguinte forma: • 10 h/a – atividades síncronas: webconferência, vídeo-aulas; • 3 h – Plantão online pelo Whatzapp e dúvidas pelo e-mail; • 7 h – Atividades assíncronas