Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Situações práticas em gramados esportivos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
24/08/2020
Previsão de Fim:
28/08/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Ana Raquel de Oliveira Mano
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Raquel de Oliveira Mano IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 21/08/2020 27/08/2020
Renato Leandro Costa Nunes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/08/2020 27/08/2020
Weslley Costa Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 5 21/08/2020 27/08/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
No Nordeste, a carência na formação de profissionais especializados em áreas verdes com fim esportivo é uma realidade. Sabemos que a capacitação profissional para esta área de estudo, influencia e contribui na qualidade do desporto regional envolvendo esportes como futebol de campo, futebol americano, fut 7 e golf. Contudo, para a realização desses estudos há uma série de atividades, ou seja, situações práticas como escolha da variedade, tipo de adubação, entre outros, que podem ser estudados para que se alcance uma área que proponha condições ideais na prática do esporte. Neste curso, que terá 20 horas de duração, serão apresentados os conceitos básicos sobre práticas desenvolvidas em um gramado esportivo, com aulas teóricas ao vivo através do Google Meet. resoluções de exercícios, gravação de áudios com sugestões e plantões online serão outras iniciativas que alicerçaram uma boa compreensão dos conteúdos.
Justificativa
As informações que serão repassadas refletem a importância do papel do profissional desta área, os principais problemas que ele pode encontra durante o dia de trabalho e seu valor no gerenciamento do campo esportivo. Além disso, a contribuição deste curso é uma parte essencial para aumentar e melhorar os conhecimentos dos profissionais que aqui estão, pois o valor e importância de se ter um profissional treinado em seu campo que saiba como gerenciar de maneira eficaz e eficiente é fator preponderante nesta atividade. Com isso, é essencial ter um profissional nos gramados esportivos, pois sem eles não é possível cuidar adequadamente de um campo, deixando-o em perfeitas condições para seu uso, analisando e mostrando todas as tarefas que poderão ser realizadas.
Público Alvo
Profissionais de qualquer área que tiver interesse de aprender ou revisar sobre gramados esportivos.
Objetivo Geral
Fornecer aos estudantes conhecimentos básicos sobre gramados esportivos.
Objetivo Específico
1) Avaliar a qualidade de um campo de futebol; 2) Verificar indicadores de jogabilidade em um gramado esportivo; 3) Observação de situações adversas pré-jogo; 4) Determinar as decisões práticas pós-jogo.
Metodologia
O curso será ministrado através das ferramentas, Google Meet, e-mail e WhatsApp. As aulas ocorrerão no período de 24 a 28 de agosto de 2020, com aulas ao vivo no formato de vídeos com duração de 1 hora cada. A carga horária será dividida da seguinte forma:  6h/a – atividades síncronas: webconferência, vídeo-aulas, plantão online pelo WhatsApp e dúvidas pelo e-mail.  8h – atividades assíncronas: TD’s, podcast, vídeos-aulas ao vivo no Google Meet e slides.  6h – atividades a distância: listas de exercícios, trabalho de pesquisas, gravação de vídeos dos seminários. Para auxílio no entendimento dos assuntos abordados serão fornecidos materiais tais como livros (pdf) e tutoriais (pdf) referentes aos assuntos abordados. O docente estará disponível para sanar as dúvidas por e-mail institucional. A avaliação será composta por resolução de listas (40%), participação nas atividades (10%) e apresentação de seminários através de vídeo ao vivo no google meet (50%).