Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Caatinga: resgate e produção de mudas de espécies nativas
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
31/08/2020
Previsão de Fim:
02/07/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Raquel de Oliveira Mano
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Raquel de Oliveira Mano IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 21/08/2020 02/07/2021
Lucas Grandinetti Empresa privada Integrante Sem vínculo Não 10 21/08/2020 02/07/2021
Weslley Costa Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 10 21/08/2020 02/07/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e compreende cerca 70% da Região Nordeste. A flora é bastante diversificada e também é marcada pelas adaptações ao clima. Entretanto, a intensa fragmentação de paisagens e a sua ocupação desordenada, tanto para exploração agrícola como para a expansão de áreas urbanas e industriais, tem ocasionado a redução de áreas nativas que serviriam a preservação do bioma, e consequente extinção de muitas espécies vegetais. Após a retirada da parte da mata nativa, com diferentes objetivos e respeitando a legislação ambiental vigente, recomenda-se coletar a partir desse material vegetal que está sendo retirado, plântulas e sementes para que essas possam ser implantadas em outras áreas com o intuito de manutenção da espécie e restauração ambiental. Um dos grandes desafios na restauração de uma dada área é a obtenção de mudas dessas espécies nativas, de qualidade e em quantidades necessárias para suprir a demanda de um processo de recuperação em um ambiente degradado. O projeto “Caatinga: resgate e produção de mudas de espécies nativas” consiste em um conjunto de ações que visam resgatar e distribuir mudas de espécies nativas a escolas, unidades de preservação e comunidade local. Para isso será realizada uma série de atividades (coleta de materiais de propagação, produção e distribuição de mudas) visando o resgate e recuperação da flora nativa. Todas atividades vão seguir rigorosamente os protocolos exigidos pelas autoridades competentes de prevenção de contágio da pandemia, evitando qualquer tipo de aglomeração de pessoas e utilizando materiais de proteção (tais como máscaras e luvas descartáveis).
Justificativa
Para que o resgate e produção de mudas ocorra, é necessário além da parte técnica de análise de sementes e manutenção de mudas, a realização de ações de conscientização e educação ambiental, mostrando a importância da preservação das espécies vegetais para manutenção do equilíbrio ambiental de uma área.
Público Alvo
Estudantes de instituições de ensino públicas ou privadas, de nível básico e a comunidade local.
Objetivo Geral
Resgate de flora nativa da Caatinga com o intuito de produção de mudas para preservação do bioma.
Objetivo Específico
- Resgate de sementes e mudas de espécies nativas da caatinga local; - Produção de mudas por meio dos materiais vegetais resgatados; - Distribuição de mudas em eventos locais de educação ambiental, juntamente com as escolas públicas e/ou privadas; - Implantação de mudas das espécies da flora nativa na Unidades de Conservação Municipal para sua recomposição florestal.
Metodologia
O resgate de sementes e plantas jovens de espécies nativas será realizado na área de preservação onde está ocorrendo a instalação do Complexo Solar Fotovoltaico Alex a ser implantado nos municípios de Limoeiro do Norte-CE e Tabuleiro do Norte-CE pela Empresa Limiar. Após a coleta dos materiais (sementes), estas serão beneficiadas, identificados e armazenados, para produção de mudas, a partir da semeadura (com ou sem tratamento pré-germinativo) em sacos plásticos contendo substrato adequado. A partir da coleta das sementes que serão beneficiadas, em campo e posteriormente, identificadas, serão realizadas análises para verificação do vigor dessas sementes e consequentemente produção de mudas, a partir de um tratamento pré-germinativo. As sementes e mudas coletadas serão levadas a UEPE (Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão),, Anexo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Limoeiro do Norte, para avaliação da germinação e produção de mudas. Vale ressaltar antes da doação ou transplantio das mudas essas passarão pelo processo de rustificação, mantendo-as em pleno sol e com baixa frequência de irrigação, durante 15 dias. As mudas serão produzidas e mantidas em um viveiro de 6 x 8 metros (48 m2), estruturado para essa função, manutenção de mudas. Durante o preparo das mudas ser coletados dados referente a emergência, taxa de crescimento, altura e diâmetro de plantas. As mudas produzidas serão doadas para recomposição florestal da área de onde foram extraídas (área onde está sendo implantado o Complexo Solar Fotovoltaico Alex), além, da realização de doação ou transplantio das mudas em eventos de educação ambiental juntamente com escolas públicas e/ou privadas, com o intuito de propagar conceitos e práticas ambientais para conservação ambiental e manutenção da vida nos biomas locais. VALE RESSALTAR QUE A EXECUÇÃO DESSE PROJETO OCORRERÁ NA UEPE (ZONA RURAL), ONDE TRABALHAM EM REGIME DE ESCALA APENAS DOIS FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS EM UMA ÁREA DE MAIS DE 100 HECTARES, E PARA RECEPÇÃO (MANTENDO DISTANCIAMENTO NECESSÁRIO E SOMENTE OCORRERÁ UMA VEZ POR MÊS) E MANUSEIO DO MATERIAL VEGETAL (MUDAS E SEMENTES), SERÁ DESTINADO UM SERVIDOR POR VEZ, RESPEITANDO AS RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA PARA PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO, O MESMO ESTARÁ ISOLADO DE MÁSCARA, LUVAS, COM ÁLCOOL E SABÃO PARA ASSEPSIA FREQUENTE DAS MÃOS.