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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
A Crise do Ensino Superior Brasileiro através da Educação à Distância: Debate, Resistência e Reinvenção de Procedimentos. – IV ATO da VIII Semana de Artes Cênicas do IFCE.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
24/08/2020
Previsão de Fim:
30/08/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Carga Horária de Execução do Evento:
7
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Seminário
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Mala direta
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Ciclo de Debates
Colóquio
Encontro
Mesa Redonda
Minicurso
Palestra
Semana
Seminário
Simpósio
Nome do Responsável:
Thiago Arrais Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Thiago Arrais Pereira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 24/08/2020 30/08/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Diante das medidas de isolamento social que a crise sanitária do Covid-19 nos impôs, tivemos que suspender as atividades presenciais do curso de Licenciatura em Teatro do IFCE e, em consequência, adiar a realização da Semana de Artes Cênicas do IFCE, originalmente prevista para abril de 2020. Nesse novo momento de planejamento e retorno gradativo das atividades, nos detivemos novamente sobre a programação que havia sido planejada e a remodelamos, adaptando-a aos novos formatos virtuais e seus recursos mais recorrentes. Dessa forma, a VIII Semana de Artes Cênica passa a acontecer em 4 Atos. O evento “A Crise do Ensino Superior Brasileiro através da Educação à Distância: Debate, Resistência e Reinvenção de Procedimentos” é o quarto desses atos. O referido evento aqui apresentado assume a configuração de mesa de conferência e interlocução de ideias, com múltiplos recortes sobre a relação problemática entre o ensino à distância e remoto e o ensino superior presencial e público no Brasil. Trata-se, a nosso ver, de debate urgente, de natureza pedagógica, ética e política, a ser enfrentado pelo curso e pelo ensino superior brasileiro diante das novas conformações sugeridas a partir da crise pandêmica da Covid-19. Propõe, assim, o diálogo reflexivo e propositivo entre professores e alunos, tendo por pautas principais: - O desmonte do ensino presencial como ameaça e problemática iminentes no ensino superior brasileiro. - O ensino superior mitigado do modelo social-democrata da prática dos saberes e da pesquisa para o modelo liberal do consumo e redução do conhecimento. - A precarização e desmobilização do movimento estudantil e da universidade como espaço de prática política, através do desmonte do ensino presencial, em sua migração para o ensino virtual. - A precarização da categoria do magistério superior, e suas implicações pedagógicas, de pesquisa, de extensão e de atuação político-crítica, por meio da virtualização do ensino. Propomos aqui um encontro de 08 horas de duração, divido em dois dias de 04 horas cada um, que parte do formato de mesa de conferências com mediação, adaptada aos meios virtuais de sua realização, que deve-se confirmar, especialmente, como um espaço de explanação de ideias e experiências em torno do tema central do evento e de seu subsequente debate aberto, a incluir os convidados e público participante. A programação do evento propõe, em seu primeiro dia, a participação de Natacha Dias, atriz, pesquisadora e professora da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que desenvolve, desde antes da pandemia, modalidades de ensino superior à distância, com mediação do professor Thiago Arrais. E, no segundo dia, a participação de um professor de teatro convidado da UNINOVE de São Paulo, que vive, a exemplo de outras instituições de ensino superior, nesta pandemia, a demissão em massa de professores universitários, substituídos pelo ensino à distância por meio de aulas gravadas e novamente com mediação do professor Thiago Arrais. O evento, em ambos os dias, também debate perspectivas intrínsecas do IFCE e de seu curso de Licenciatura em Teatro, a do ensino superior à distância, contando com a participação de um representante do Centro Acadêmico Wládia Torres (CAWT) e da Direção de Ensino (DIREN) do IFCE
Justificativa
Debate fundamental sobre metodologia de ensino e seus procedimentos, disparado pelo contexto de pandemia e de "nova normalização" do ensino, considerado sob seu aspecto de virtualização, de política estudantil, de relação acadêmica e de lugar do magistério no contexto da educação em nível superior e, mais especificamente, na área das artes.
Público Alvo
Estudantes, professores, pedagogos, artistas, pesquisadores, interessados em geral.
Objetivo Geral
Apresentar múltiplos recortes sobre a relação problemática entre o ensino à distância e remoto e o ensino superior presencial e público no Brasil. Trata-se, a nosso ver, de debate urgente, de natureza pedagógica, ética e política, a ser enfrentado pelo curso e pelo ensino superior brasileiro diante das novas conformações sugeridas a partir da crise pandêmica da Covid-19.
Objetivo Específico
Promover o diálogo reflexivo e propositivo entre professores e alunos, tendo por pautas principais: - O desmonte do ensino presencial como ameaça e problemática iminentes no ensino superior brasileiro. - O ensino superior mitigado do modelo social-democrata da prática dos saberes e da pesquisa para o modelo liberal do consumo e redução do conhecimento. - A precarização e desmobilização do movimento estudantil e da universidade como espaço de prática política, através do desmonte do ensino presencial, em sua migração para o ensino virtual. - A precarização da categoria do magistério superior, e suas implicações pedagógicas, de pesquisa, de extensão e de atuação político-crítica, por meio da virtualização do ensino.
Metodologia
Evento online, webnário via youtube (conta do IFCE, campus Fortaleza), com participação dos alunos e intervenção dos alunos, e explanação de conteúdo por meio de conferência e telas expositivas pelos participantes convidados. O referido evento aqui apresentado assume a configuração de mesa de conferência e interlocução de ideias.