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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LATINOAMÉRICA: canções e culturas
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
26/08/2020
Previsão de Fim:
26/08/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Relatório
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Paula Nogueira da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Paula Nogueira da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 26/08/2020 26/08/2021
Renato Mendes Rosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/08/2020 26/08/2021
RICARDO OZAN UNA- Universidade Nacional das Artes- Argentina Integrante Sem vínculo Não 2 26/08/2020 26/08/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Conservatório Superior de Música da cidade de Buenos Aires "Astor Piazzolla". Não
UNIVERSIDADE NACIONAL DAS ARTES DA ARGENTINA - UNA Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “LATINOAMERICA: canções e culturas” nasceu dentro das adaptações das novas formas de trabalho em tempos de pandemia de COVID-19 no Brasil. A partir da colaboração entre os docentes Renato Mendes Rosa, violonista (Campus Itapipoca) e Ana Paula Nogueira, cantora (Campus Cedro) surgiu a ideia da criação de vídeos para internet com interpretações de canções brasileiras. Naquele momento foram gravadas e disponibilizadas as canções Gente Humilde, de Chico Buarque, Aníbal Augusto Sardinha (Garoto) e Vinícius de Moraes) e Lamento Sertanejo, de Gilberto Gil e Dominguinhos). A linguagem musical é universal, bem como a sua difusão. Ao conhecer este trabalho, Ana Paula foi convidada pelo violonista argentino Emillio Villegas para interpretar a música Eu só peço a Deus (Solo le pido a Dios), na versão das cantoras Beth Carvalho (Brasil) e Mercedes Sosa (Argentina). Com todas as limitações de produção - uma vez que enfrentamos uma pandemia e a necessidade de isolamento social – buscamos possibilidades de reinvenção de nossa prática artística em condições antes inimagináveis. Assim, o projeto ganhou força e projeção além de, institucionalmente, abrir caminhos para novas parcerias. Isso veio a acontecer após o contato do violonista, pesquisador e produtor musical argentino Ricardo Ozan, professor do Conservatório Superior de Música “Astor Piazzolla” e da Universidade Nacional de Artes da Argentina. Com esta parceria, trabalhamos na gravação de vídeos de duas canções da música brasileira e da argentina: Construção, de Chico Buarque e Zamba Para Olvidar, de Julio Fontana e Daniel Toro. Participaram nesta produção o baixista Julio Di Liscia; Santiago Fortich, percussionista; e o engenheiro de som Fabián Signori. Com base nesse histórico, propõe-se a institucionalização de um projeto que tem por objetivo fomentar a produção artística de docentes em música do IFCE a partir da produção e difusão da música latino-americana. Estabelece-se, portanto o intercâmbio artístico com o professor Ricardo Ozan, do Conservatório Superior de Música “Astor Piazzolla”. Além disso, projeta-se (i) a pesquisa de obras significativas para a história da música e da cultura latino-americana; (ii) a produção de arranjos e gravações de canções brasileiras e argentinas; (iii) a difusão da música e da cultura latino-americana para comunidade do IFCE e o Conservatório Superior de Música “Astor Piazzolla”; e, por fim, (iv) a realização de ações artístico-pedagógicas com docentes envolvidos. Com base nas políticas de extensão do Instituto Federal do Ceará, o projeto torna-se inovador por ser, na sua essência, uma ação de extensão que envolve o diálogo entre diferentes campi do IFCE, bem como entre duas instituições de ensino latino-americanas – brasileira e argentina. Estimula-se e valoriza-se, portanto, a expressão e produção artística docente, tão importante para o processo de construção dos saberes em música, redimensionando assim a forma de fazer, difundir e acessibilizar o conhecimento.
Justificativa
Um dos documentos que estabelece as políticas para a extensão universitária no país (FORPROEX, 2012) prevê a associação entre as práticas extensionistas e as políticas públicas em cada área de atuação. Dentre as áreas prioritárias de articulação previstas no documento está a “promoção do desenvolvimento cultural, em especial a produção e preservação de bens simbólicos e o ensino das artes “(FORPROEX, 2012, pág. 27). A institucionalização de cursos superiores nas artes, de modo geral, em universidades e institutos federais brasileiros estabelece que o processo de ensino-aprendizagem acontece a partir da relação entre o ensino, a pesquisa e a produção artística, geralmente associada à extensão. Nesse mesmo sentido, a prática docente nas artes, em parte das vezes, acontece na indissociabilidade entre o saber docente e o saber artístico – ambos de caráter teórico-prático. A configuração identitária do professor-artista (ou do músico-professor, em nosso caso específico) têm sido objeto de pesquisas que buscam compreender o papel do professor no ensino básico e superior. (DEBORTOLI, 2018; GLASER, 2007; REQUIÃO, 2002 ) Portanto, justifica-se este projeto considerando a necessidade da promoção do desenvolvimento cultural e a preservação de bens simbólicos previstos nos documentos que regem as políticas de extensão universitária, bem como no entendimento de que a produção artística docente é inerente às atividades ligadas ao ensino. Além disso, a proposta prevê atividades que contemplem a difusão gratuita dessa produção, facilitadas pelos meios digitais de acesso à cultura, como as plataformas de streaming e redes sociais.
Público Alvo
As ações do projeto beneficiarão: (i) a comunidade de músicos, estudantes de música das cidades e regiões em que os campi do IFCE estão sediados; (ii) a comunidade de músicos, estudantes de música do Conservatório Superior de Música “Astor Piazzolla”; (iii) comunidade virtual – brasileira e argentina – interessada no conteúdo produzidos pelo projeto.
Objetivo Geral
Fomentar a produção artística de docentes em música a partir da produção e difusão da música latino-americana..
Objetivo Específico
Promover o intercâmbio artístico com o Conservatório Superior de Música “Astor Piazzolla”; - Pesquisar obras significativas para a história da música e da cultura latino-americana; - Produzir arranjos e gravações de música latino-americana, sobretudo de canções brasileiras e argentinas; - Difundir a música e a cultura latino-americana para comunidade interna e externa ao IFCE e do Conservatório Superior de Música “Astor Piazzolla”; por meio de vídeos publicados em redes de acesso gratuito. - Promover ações artístico-pedagógicas para a comunidade e interna e externa com os docentes envolvido no projeto.
Metodologia
(i) Pesquisa e seleção de repertório do cancioneiro latino-americano; (ii) Criação coletiva de arranjos para as obras selecionadas; (iii) Gravação de áudio e produção de vídeo; (iv) Edição de áudio e vídeo; (v) Publicização do material produzido por meio de plataformas digitais. (vi) Produção e publicação do relato de experiências e dos arranjos trabalhados durante a vigência do projeto.