Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto ENEM 2020
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
31/08/2020
Previsão de Fim:
31/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Nustenil Segundo de Moraes Lima Marinus
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anselmo Jeronimo de Santana IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 31/08/2020 31/12/2020
Antonio Hamilton Santana IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 31/08/2020 31/12/2020
Edinardo Fagner Ferreira Matias IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 31/08/2020 31/12/2020
Jose Hermano Leite de Alencar IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 31/08/2020 31/12/2020
Luiz de Beltrao Lima Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 31/08/2020 31/12/2020
Marcio Renato Teixeira Benevides IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 31/08/2020 31/12/2020
Marcos Antonio Alves dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 31/08/2020 31/12/2020
Miguel Angel Duran Roa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 31/08/2020 31/12/2020
Nustenil Segundo de Moraes Lima Marinus IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 31/08/2020 31/12/2020
Rodolfo Anderson Damasceno Gois IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 31/08/2020 31/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Cursinho preparatório para concurso da prefeitura municipal do Crato, CE. Cargo: Fiscal agropecuário Programa
Apresentação
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação e avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Realizado anualmente pelo Inep, desde 1998, o Enem colabora para o acesso à educação superior – por meio do Sisu, do Prouni e de convênios com instituições portuguesas – e programas de financiamento e apoio estudantil, caso do Fies. Os resultados também permitem o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. Também é utilizado como principal instrumento de avaliação e ingresso no nível superior nas Universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificado - SISU e adotado também pela rede privada de educação superior como forma de ingresso, em muitos casos substituindo o vestibular tradicional. O Enem é aplicado em dois domingos. Os participantes fazem provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que somam 180 questões. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade (INEP 2020). Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como uma pandemia. A pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2 vem causando grandes impactos, não apenas na área da saúde, como também em todas as áreas da sociedade, principalmente, nos segmentos econômicos, políticos, culturais e sociais, sem precedentes na história recente das epidemias (FIOCRUZ, 2020). Como forma de evitar uma maior disseminação do vírus, a solução recomendada pela OMS é o distanciamento social. Seguindo essa linha, escolas e universidades brasileiras suspenderam as atividades presenciais, sem previsão de retorno. Desta forma, a qualidade do ensino se tornou uma grande preocupação. Uma alternativa, é o retorno das atividades acadêmicas de forma remota, sempre procurando atender o maior número possível de estudantes. Como forma de diminuir os prejuízos dos estudantes diante deste cenário, o projeto de extensão intitulado “Projeto ENEM”, que será feito totalmente de forma remota, busca proporcionar uma capacitação aos estudantes para a realização da prova do ENEM, reduzindo as desigualdades de ensino nesse período de pandemia.
Justificativa
Devido a pandemia da COVID-19, os estudantes demonstraram muitas dificuldades em estudar e se preparar para o ENEM. Assim, visando uma melhor preparação do corpo discente do IFCE Campus Crato, bem como da comunidade externa ao campus, frente a prova do Enem, o corpo docente do IFCE campus Crato criará um curso preparatório para o ENEM 2020, totalmente de forma remota. O curso consistirá em aulas preparadas exclusivamente para a abordagem do Exame Nacional do Ensino Médio. Será oferecido de forma totalmente gratuita e remota para alunos do IFCE e o público Externo em geral entre os meses de setembro e dezembro com aulas que tratam de especificidades do Enem, resolução de exercícios, aulas conjuntas e interdisciplinares, abordando habilidades e competências pertinentes as quatro áreas de conhecimento e suas respectivas tecnologias.
Público Alvo
Alunos matriculados na rede de ensino da região do Crato e cidades próximas matriculados na rede de ensino (escolas municipais, estaduais e privadas).
Objetivo Geral
Proporcionar aos alunos da rede de ensino básica uma melhor preparação e consequente capacidade de competitividade no Exame Nacional do Ensino Médio -ENEM/2020.
Objetivo Específico
- Ampliar as perspectivas do corpo discente do IFCE e da comunidade em geral em relação a vida estudantil e o ingresso no nível superior - Estreitar ainda mais os laços entre o IFCE campus Crato e a comunidade externa. - Promover através da melhor preparação para o ENEM a possibilidade de verticalização do ensino do IFCE campus Crato. - Promover uma maior interação e integração entre os discentes do IFCE Campus Crato e a comunidade em geral; - Promover melhores condições de aprendizagem aos alunos da rede pública de ensino.
Metodologia
Serão disponibilizadas 60 vagas para inscrição dos estudantes do IFCE campus Crato e comunidade externa, com 30 vagas para o IFCE campus Crato e 30 vagas para a comunidade externa. A seleção será por ordem de inscrição, via formulário do google forms criado para esse objetivo. Caso as inscrições sejam maiores que a quantidade de vagas, as vagas poderão ser redimensionadas. O curso de extensão Projeto Enem 2020 do IFCE campus Crato ocorrerá de 31 de agosto de 2020 até 31 de dezembro de 2020. Serão criadas salas de aula virtual utilizando a plataforma Google Classroom para cada disciplina. Em cada sala de aula, os professores irão disponibilizar materiais de estudos, vídeos, apostilas e questões envolvendo o assunto com foco no ENEM. Serão destinados horários semanais para encontros ao vivo (“aulões virtuais”) com os professores do projeto e profissionais convidados, com o objetivo de resolver questões, tirar dúvidas gerais e abordar temas relevantes ao ENEM, assim como promover palestras motivacionais e dicas de estudos. Serão realizados dois simulados, no modelo do ENEM, online entre os alunos do curso. O estudante poderá ser desligado do projeto se não realizar as atividades previstas nas disciplinas e por comportamentos inapropriados nos ambientes virtuais, constatada pelo professor. Com o desligamento do estudante, será feita uma convocação do próximo da fila de espera.