Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Desmontagem Cênica em Lives - DesmonLives - Sessão 2
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Cênicas
Data de Início:
04/09/2020
Previsão de Fim:
04/09/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
5
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Apresentação
Nome do Responsável:
Jose Tomaz de Aquino Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Vitoria Almeida de Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 04/09/2020 04/09/2020
Francisco Nágilo de Queiroz Menezes IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 04/09/2020 04/09/2020
Jéssica Teixeira Grupo Comedores de Abacaxi Integrante Sem vínculo Não 2 04/09/2020 04/09/2020
Jose Tomaz de Aquino Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 04/09/2020 04/09/2020
Louise Helena de Sousa Albuquerque IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 04/09/2020 04/09/2020
Sarah Evelyn Alves Pinheiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 04/09/2020 04/09/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A VIII Semana de Artes Cênicas, do Curso Licenciatura em Teatro, estava prevista para acontecer em abril de 2020, mas devido às situações adversas da crise sanitária e a pandemia do COVID-9, a mesma foi cancelada e está sendo pensada em um formato virtual, adaptando-se um novo modelo. Assim, a programação, ora extensa e variada, reconfigurou-se em micro eventos independentes, mas com a mesma finalidade: proporcionar a fruição artística e o debate sobre o fazer pedagógico do teatro aos estudantes e à comunidade externa. Apropriando-se da ideia de lives no Instragram, a ideia das DesmonLives - Desmontagens Cênicas em Lives é dialogar com o público acerca do processo criativo e pedagógico do grupo de teatro/coletivo/artista sobre sua obra, explanando a pesquisa dos realizadores, seus processos e construções poéticas, compartilhando reflexões que os atores e atrizes podem fazer ao pensar sobre a pedagogia do ator com a desmontagens do seus espetáculos. Revisitar os lugares de criação de uma obra por meio de um diálogo sobre o seu processo escolhendo o que, neste momento, pode ser compartilhado, faz o artista/grupo/coletivo se apropriar do seu fazer, aprofundar e refletir os conceitos que utilizaram em suas composições. Trata-se, portanto, de um potencial instrumento para a reflexão e teorização no campo da arte, a partir de uma prática que nunca se esgota, pois a obra ainda permanece viva com os seus realizadores protagonizando esse debate.
Justificativa
O processo de desmontagem é potente e revelador porque, como poucas ações no campo cênico, é capaz de articular saberes e práticas referentes aos percursos históricos, produções culturais, desenvolvimento de poéticas e composição individual, para construção do seu fazer artístico. A desmontagem desvela tudo que há nas entranhas de um processo cênico, aprofunda as reflexões, os desvios de percurso, retomadas, equívocos, interpretações e conflitos. Através da desmontagem, o artista compartilha quais procedimentos, ferramentas e subjetividades utilizou para preparar sua arte, de momento por momento, de ação por ação, como que em um artesanato. Ileana Diéguez, Professora-pesquisadora do Departamento de Humanidades de la Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Cuajimalpa (UAM-C), em texto publicado na revista Rascunhos (UFU/2014), comenta que "A força destas demonstrações está nos processos de investigação, acumulação e criação dos atores, em diálogo com seus colaboradores e diretores. São esses caminhos de busca, experimentação, resultados, dúvidas, reflexões, onde se integram saberes culturais, aprendizagens espirituais e intelectuais, riscos corporais e confrontações humanas, que o grupo de artistas decide compartilhar de maneira ampla ou restrita." (DIÉGUEZ, 2014, p. 6). Desta forma, possibilita a quem acompanha a apresentação, assimilar referências, repensar sobre as estéticas teatrais tradicionais tidas como funcionais, além de propor o desafio da reformulação da sua arte e de sua maneira de investigar. "As desmontagens começaram a ser uma espécie de performances pedagógicas na intenção de tornar visíveis os percursos, dispositivos e a tessitura da cena, sempre a partir de propostas e desenvolvidas primordialmente pelos atores em diálogo com os diretores. E, se tornaram um “espetáculo” que complementava o repertório dos grupos, eram, acima de tudo, performances que evidenciavam a complexidade poética e técnica dos criadores cênicos." (DIÉGUEZ, 2014, p.8). Diante do atual cenário da crise sanitária/COVID-19, faz-se necessária que as plataformas virtuais sejam o instrumento para a realização dessa experiência artístico-pedagógica. É nesse sentido que se pretende, ao longo das DesmonLives – Demontagens Cênicas em Lives, com temáticas variadas, apresentar no meio virtual a performance e o debate acerca do que esteve envolvido na criação do espetáculo.
Público Alvo
150 pessoas (público médio estimado em uma live/streaming) que se interessem pelos procedimentos criação cênica, pesquisadores, artistas, professores e estudantes de artes e áreas afins de outras instituições;
Objetivo Geral
Propiciar espaços de fruição artístico-pedagógica por meio de compartilhamentos dos processos criativos de grupos de teatro/coletivos/artistas do Ceará, bem como proporcionar diálogos virtuais com a comunidade, tendo em vista, as relações de experiências e percursos com os artistas e o público em geral.
Objetivo Específico
• Refletir sobre inquietações artísticas fomentando um intercâmbio entre artistas e público estreitando as conexões entre criação e pedagogia; • Ecoar as relações entre trajetórias pessoais e profissionais, unindo as práticas pedagógicas, artísticas, políticas e as técnicas de cada obra, como também o prazer e a apropriação sobre o processo dos realizadores ao elaborar a desmontagem; • Utilizar dos recursos tecnológicos necessários em tempos de pandemia para dissipar os conhecimentos artísticos e políticos, além de refletir sobre estados corporais do artista e a corporalidade do espectador das desmontagens em plataformas virtuais.
Metodologia
As Desmonlives - Desmontagem Cênica em Lives - Sessão 2 acontecerá no dia 04/09/2020, às 20h, horário que geralmente se vai ao teatro. O encontro terá a duração de aproximadamente 2 horas, por meio de uma plataforma virtual a ser definida, na linguagem da Live (ao vivo). A Sessão 2 das Desmontagem Cênica em Lives convida Jéssica Teixeira, atriz, diretora, produtora, mestra em Artes pela UFC, atuante no coletivo: Comedores de Abacaxi. Estão previstas outras sessões de DesmonLives que acontecerão no mês de setembro/2020, em outro evento/ação de extensão a ser cadastrado futuramente no Sigproext. Serão convidados outros grupos/coletivos/artistas para compartilhar suas experiências artístico-pedagógicas e refletir sobre o seu processo de criação em diálogo com o público. Estamos estudando, junto ao setor de comunicação do campus de Fortaleza e ao Multimeios a plataforma virtual que melhor se adeque ao formato da atividade proposta, porém, a equipe de organização ficará responsável por esta mediação entre artistas e público assistente, fazendo a ponte para as perguntas e comentários. A atividade prevê a carga horária de 5h, semanais, assim distribuídas: • Planejamento/Pré-produção: 2h (reuniões virtuais entre os organizadores antes do evento e organização do espaço virtual, bem como testes pilotos para a utilização da plataforma, convite ao grupo/artista etc.); • Produção: 2h - Organização do espaço do virtual com abertura da sala, ajustes finais e recepção do convidado 20 minutos antes de cada Desmonlives. - Apresentação das DesmonLives: 100 minutos distribuídos em 5 momentos: 1- Abertura da DesmonLive e apresentação do convidado (5min.)/ 2- Desmontagem Cênica (30min.)/ 3- Fala do convidado sobre o processo (30min.)/ 4- Debate (30min.)/ 5- Agradecimentos, informações e considerações finais (5min.); • Pós-produção: 1h (Produção de relatório final, conferência de lista participantes para certificação, solicitação da certificação, reunião de avaliação do dia).