Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
CURSO APICULTURA TROPICAL DE ALTA PRODUTIVIDADE: 5 – Nutrição e alimentação das abelhas
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologias Sociais
Data de Início:
08/09/2020
Previsão de Fim:
08/09/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Roberto Henrique Dias da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Raquel de Oliveira Mano IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/09/2020 08/09/2020
João Paulo de Holanda Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano Campus Ouricuri Integrante Sem vínculo Não 4 08/09/2020 08/09/2020
Roberto Henrique Dias da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 08/09/2020 08/09/2020
Weslley Costa Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 8 08/09/2020 08/09/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano Campus Ouricuri Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A apicultura é uma das atividades capazes de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes. A cadeia produtiva da apicultura propicia a geração de inúmeros postos de trabalhos, empregos e fluxo de renda, principalmente no ambiente da agricultura familiar, sendo, desta forma determinante na melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no meio rural. A criação de abelhas Apis mellifera é uma atividade que surge como uma exploração economicamente viável e com grande capacidade de ajudar na preservação do bioma caatinga. A busca por informações vem também crescendo, e assim, este evento remoto vem fortalecer a difusão de conhecimento teórico prático virtual de forma democrática no acesso a estudantes, técnicos e produtores rurais que já possuem conhecimento prático e que buscam conhecimento científico e técnico para superar suas dificuldades no campo da apicultura. Este curso será realizado de forma virtual e gravado, mas sua gravação não será disponibilizada aos participantes e será utilizada para registro da ação e apoio a organização. O curso será ofertado em 09 módulos com o tema para este módulo de: Módulo 5 – Nutrição e alimentação das abelhas.
Justificativa
Esta ação se justifica pela necessidade dos produtores rurais, estudantes, e técnicos com experiência prática em apicultura poderem adquirirem conhecimentos técnicos e aprofundados para poder conduzir a criação das abelhas Apis mellifera em ambiente tropical de forma racional, econômica e ecologicamente correta.
Público Alvo
Produtores, professores, técnicos e estudantes com experiência prática em apicultura e que sejam de outras instituições.
Objetivo Geral
Capacitar pessoas e promover o crescimento da criação de abelhas Apis mellifera de forma racional, econômica e ecologicamente correta em ambiente tropical para que estes possam gerar ocupação e renda, produzir alimentos de qualidade e fortalecer a alimentação familiar.
Objetivo Específico
Capacitar os produtores, estudantes, técnicos e professores de forma correta no manejo das abelhas em ambiente tropical; Gerar ocupação e renda para os produtores; Repassar conhecimentos técnicos aos produtores através do trabalho de extensão, na tentativa de reduzir o índice de mortalidade e perdas das abelhas e lavouras de apoio a criação; Auxiliar os produtores no controle profilático de parasitas e doenças que atacam as abelhas; Fortalecer o combater a desertificação com a preservação das espécies vegetais que alimentam os animais em ambiente tropical; Evitar e diminuir o êxodo rural.
Metodologia
• A plataforma que será utilizada para o Curso Virtual é a Google Meet; • Se a gravação da oficina for realizada com sucesso, esta não será disponibilizada para os participantes e será utilizada apenas para registro do evento e de apoio para a organização do curso; • O curso será ofertado em nove módulos de 4 horas, onde cada módulo será ofertado uma vez por semana com a seguinte distribuição de trabalho. • 1º hora – Esclarecimentos sobre a execução do curso, orientações para aquisição e acesso ao material didático de apoio aos estudos, orientação sobre dúvidas técnicas ou didáticas abordados no curso em aulas anteriores ou outros assuntos referentes ao curso; • 2º e 3º hora - Apresentação do conteúdo teórico de forma síncrona; • 4º hora - Discussão e esclarecimentos dos questionamentos a respeito do tema abordado na aula; • O curso será realizado das 18:00 às 22:00 horas. Resumo da Programação: Abertura da sala virtual trinta minutos antes de iniciar o evento, para ambientação dos participantes; Apresentação do curso e informes pelo moderador; Apresentação do palestrante pelo moderador; Apresentação do resumo do tema da aula; Apresentação do conteúdo teórico através de palestra virtual síncrona; Abertura de fala aos participantes para realizar questionamentos; Apresentação de vídeos com atividades práticas que fortaleçam o conhecimento abordado; Abertura de fala aos participantes para realizar novos questionamentos; Avaliação da aula pelos os participantes; Encerramento.