Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
A Crise do Ensino Superior Brasileiro através da Educação à Distância: Debate, Resistência e Reinvenção de Procedimentos. DIA II – IV ATO da VIII Semana de Artes Cênicas do IFCE.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
31/08/2020
Previsão de Fim:
31/08/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Seminário
Reunião
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Mala direta
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Encontro
Colóquio
Forúm
Seminário
Exposição
Apresentação
Palestra
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Thiago Arrais Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Thiago Arrais Pereira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 31/08/2020 31/08/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O referido evento aqui apresentado assume a configuração de mesa de conferência e interlocução de ideias, com múltiplos recortes sobre a relação problemática entre o ensino à distância e remoto e o ensino superior presencial e público no Brasil. Trata-se, a nosso ver, de debate urgente, de natureza pedagógica, ética e política, a ser enfrentado pelo curso e pelo ensino superior brasileiro diante das novas conformações sugeridas a partir da crise pandêmica da Covid-19. Propomos aqui um encontro de 04 horas de duração, dando continuidade ao primeiro dia desta programação, realizada dia 24/08, que parte do formato de mesa de conferências com mediação, adaptada aos meios virtuais de sua realização, que deve-se confirmar, especialmente, como um espaço de explanação de ideias e experiências em torno do tema central do evento e de seu subsequente debate aberto, a incluir os convidados e público participante.
Justificativa
Diante das medidas de isolamento social que a crise sanitária do Covid-19 nos impôs, tivemos que suspender as atividades presenciais do curso de Licenciatura em Teatro do IFCE e, em consequência, adiar a realização da Semana de Artes Cênicas do IFCE, originalmente prevista para abril de 2020. Nesse novo momento de planejamento e retorno gradativo das atividades, nos detivemos novamente sobre a programação que havia sido planejada e a remodelamos, adaptando-a aos novos formatos virtuais e seus recursos mais recorrentes. Dessa forma, a VIII Semana de Artes Cênica passa a acontecer em 4 Atos. O evento “A Crise do Ensino Superior Brasileiro através da Educação à Distância: Debate, Resistência e Reinvenção de Procedimentos” é o quarto desses atos, dividido em dois dias: 24/08 e 31/08, com convidados e temáticas de debate específicas.
Público Alvo
comunidade discente e docente do curso de Licenciatura em Teatro do IFCE e do IFCE como um todo.
Objetivo Geral
Promover webninário a propósito de um debate crítico e qualificado acerca do ensino remoto, sob o prisma de suas tecnologias, mas também pela perspectiva do alcance pedagógico e da sua realidade ética. O Webnário contará com a presença da professora do IFCE Samara Duarte, especialista em tecnologias de ensino à distância e de professor convidado da Universidade Nove de Julho, de São Paulo, que tem operado um processo de demissão em massa de docentes, em favor de aulas gravadas, estabelecendo assim um debate sobre os limites éticos do ensino remoto. O evento terá a mediação do professor Thiago Arrais, sendo aberto, na segunda metade da sua realização, a um debate online entre os convidados e o público participante. O evento é destinado ao curso de Licenciatura em Teatro do IFCE, à comunidade docente e discente do IFCE e à comunidade interessada extra-muros.
Objetivo Específico
- O desmonte do ensino presencial como ameaça e problemática iminentes no ensino superior brasileiro. - O ensino superior mitigado do modelo social-democrata da prática dos saberes e da pesquisa para o modelo liberal do consumo e redução do conhecimento. - A precarização e desmobilização do movimento estudantil e da universidade como espaço de prática política, através do desmonte do ensino presencial, em sua migração para o ensino virtual. - A precarização da categoria do magistério superior, e suas implicações pedagógicas, de pesquisa, de extensão e de atuação político-crítica, por meio da virtualização do ensino.
Metodologia
Webnário, com falas de uma hora de cada convidado, contando com a participação do mediador e abrindo, na sua segunda parte, para debate online de duas horas com o público participante. Transmissão via googlemeeting ligado ao canal do IFCE no youtube.