Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
MESA REDONDA - PEDAGOGIA DO VIOLÃO NO BRASIL
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
22/09/2020
Previsão de Fim:
22/09/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Cledinaldo Alves Pinheiro Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cledinaldo Alves Pinheiro Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 22/09/2020 22/09/2020
Eddy Lincoln IFCE Integrante Sem vínculo Não 2 22/09/2020 22/09/2020
Jose Paulo Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/09/2020 22/09/2020
Jose Wellington Borges Araujo Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/09/2020 22/09/2020
Renato Mendes Rosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/09/2020 22/09/2020
Sandra Mara Alfonso UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Integrante Sem vínculo Não 2 22/09/2020 22/09/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A mesa-redonda “Pedagogia do Violão no Brasil” é um evento de extensão promovido pelos campi de Itapipoca, Limoeiro do Norte, Jaguaribe e Tauá que tem como objetivo fomentar debate sobre o ensino, pesquisa e performance do violão no âmbito do IFCE. Participarão como membros da mesa os professores Prof. Dr. Eddy Lincoln (IFCE) e Prof. Dra. Sandra Alfonso (UFU) e será mediado pelo Prof. Me. Cledinaldo Júnior (IFCE - Tauá). A atividade será realizada de forma virtual por meio de transmissão ao vivo do youtube, devido ao isolamento social e crise sanitária gerada pela pandemia de COVID-19.
Justificativa
A fim de promover o desenvolvimento coletivo do campo de estudos do violão na instituição e contribuir com as atividades de educação musical realizadas nos cursos de Licenciatura em Música, Técnicos Integrados e Formação Inicial e Continuada do IFCE, propomos a organização deste evento de extensão. O tema escolhido tem como foco a Pedagogia do Violão no Brasil, trazendo para debate, a experiência de dois personagens que tiveram contribuições significativas para a constituição de um campo de ensino do violão. São foco nesse momento, o trabalho de José Mário de Araújo, com uma história no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno em Fortaleza/CE e Jodacil Damaceno, na Universidade Federal de Uberlândia/MG. Os professores convidados para exposição são pesquisadores com amplo conhecimento sobre a temática, tendo inclusive, desenvolvido pesquisas relacionadas, promovendo um debate sólido e contribuindo para o avanço do conhecimento no campo do ensino do violão no Brasil. Assim, a atividade de extensão também busca a integração com as ações de ensino e pesquisa. Por fim, considerando a emergência de ações que contribuam para solidificação do campo do ensino de música no IFCE, a atividade promove o exercício coletivo entre docentes e discentes fortalecendo, assim, a comunicação entre os diferentes campi do IFCE.
Público Alvo
O evento terá como público alvo a comunidade de músicos e estudantes de música das cidades e regiões em que os campi do IFCE estão sediados. Além disso, por ser realizada no formato virtual em plataformas de acesso gratuito, o evento poderá atingir o público de municípios e regiões fora do domínio do IFCE.
Objetivo Geral
Fomentar o debate sobre ao ensino, pesquisa e performance do violão no âmbito do IFCE.
Objetivo Específico
- Fomentar o debate sobre a Pedagogia do Violão no Brasil; - Estimular o desenvolvimento do campo violonístico no IFCE; - Promover a interação entre docentes e discentes dos diferentes campi do IFCE, assim como, docentes de diferentes instituições ensino do país; - Ampliar os horizontes de ensino, pesquisa e performance em música dos discentes do IFCE;
Metodologia
Em formato de mesa-redonda, a atividade será realizada virtualmente e transmitida ao vivo pelo youtube no dia 22 de setembro de 2020, às 15h. Os estudantes interessados poderão realizar inscrição prévia via formulário on-line para receber o link de acesso ao vídeo. Durante as mesa-redonda a interação com o público acontecerá por meio do chat de perguntas e comentários do canal.