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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Núcleo Audiovisual Jaguaribe - NAJA
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Mídias
Data de Início:
01/06/2021
Previsão de Fim:
03/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marcos Alberto de Oliveira Vieira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Marcos Alberto de Oliveira Vieira IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 4 03/09/2020 01/10/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Núcleo Audiovisual Jaguaribe – NAJA, consiste na implementação no IFCE/Campus Jaguaribe de estrutura de pessoal e técnica, capaz de pesquisar, produzir e divulgar a produção audiovisual da região jaguaribana. Trata-se de uma difusão audiovisual pelo qual se faz necessário, visando a valorização da cultura local por meio da instrumentalização das TIC. Este projeto busca fortalecer a inserção do campus Jaguaribe no município, bem como a ampliação e afirmação as políticas públicas locais. Para tanto, será criado um grupo de estudos virtual para a formação sobre o uso das TIC; a montagem de um estúdio audiovisual virtual, pelos quais utilizarão os equipamentos (câmera –fotográfica/vídeo, acessórios de iluminação e modificação do estúdios, fundo e computador), sendo a princípio utilizados em parceria com o setor de comunicação dos campus e em seguida, firmados parcerias com instituições e/ou empresas locais para a aquisição dos mesmos; a produção será realizado nos locais solicitados pela demanda e as edições ocorrerá no estúdio. Por conseguinte, será realizada uma exposição mostrando a relevância desse projeto para a comunidade acadêmica e escrita de trabalhos que vislumbrem a valorização cultural da comunidade.
Justificativa
As perspectivas na comunicação buscam pensar nos diferentes métodos midiáticos e, especialmente, como se estabelece as relações e troca de saberes através da recepção dos conteúdos (ANDACHT et. al., 2016). Trata-se de uma nova forma de configurar o cenário da comunicação, como por exemplo, através do audiovisual, e tornar reflexivo as óticas culturais atribuídas a vida cotidiana, caracterizando como uma ressignificação para os indivíduos envolvidos. Considerando a crescente função social dos artefatos digitais, é importante considerar o uso indiscutível na aquisição de conhecimentos na esfera educacional. Freire (1977), aponta a necessidade de promover a comunicação além dos muros das instituições do ensino superior (IES). Assim, contribuindo significativamente na construção cultural da comunidade e na moral dos envolvidos. O momento atual de crise nas diferentes esferas – social, cultural e educacional, traz à tona muitas realidades e problemáticas resultantes de vertentes sociais, econômicas e políticas. Entretanto, é necessário repensarmos na necessidade de conhecimentos na área de comunicação, uma vez que pouca relevância muitas das vezes lhe são atribuídos. Contudo, o uso das Tecnologias de informação e Comunicação (TIC) reflete por exemplo, na formação educacional nas aulas a distância e o pertinente uso dos instrumentos de comunicação que possuímos e muitas vezes não utilizamos. No âmbito cultural, por sua vez, o município de Jaguaribe-Ce, possui uma cultura rica que permeia principalmente a produção de artesanatos (renda do filé) e de laticínios na região. Essas atividades fazem parte da história das famílias jaguaribanas e caracterizam uma construção identitária local. Registrar a cultura - por meio da fotografia, documentários, para que ela permaneça como uma memória viva é de suma relevância, pois além de formar uma conjectura sociocultural, fortalece os vínculos entre o saber acadêmico e popular. Assim, o Núcleo Audiovisual Jaguaribe – NAJA, consiste na implementação no IFCE/Campus Jaguaribe de estrutura de pessoal e técnica capaz de pesquisar, produzir e divulgar a produção audiovisual da região jaguaribana, tendo como referência a bacia hidrográfica do Rio Jaguaribe, compreendendo o baixo, médio e alto Jaguaribe.
Público Alvo
Aos estudantes e pessoas interessadas em pesquisas e e experimentações em audiovisual e Tecnologias de informação e Comunicação -TIC da Região jaguaribana do Ceará .
Objetivo Geral
Fortalecer a inserção do IFCE no município de Jaguaribe-CE por meio da pesquisa, experimentação e difusão audiovisual, buscando ampliar parcerias e fortalecer as políticas públicas locais.
Objetivo Específico
Pesquisar os acervos audiovisuais da região, organizando-os e disponibilizando-os para usos públicos; Realizar experimentações de novas mídias para usos nas atividades, através de palestras, cursos à distância; Difundir através de conferências, cursos, oficinas, usando redes sociais os conteúdos pesquisados e produzidos pelo NAJA. Detectar parcerias que possam estar nos governos, terceiro setor ou iniciativa privada, as demandas e avaliar as possibilidades de execução das soluções; desde produção fotográfica, videográfica, design e marketing virtual.
Metodologia
Nossa proposta de pesquisa tem como objeto de estudo a criação de uma metodologia para a produção de audiovisual, utilizando as tecnologias emergentes, tendo como público jovens. Tecnologias emergentes são as novas mídias que estão constantemente evoluindo e estão baseadas em tecnologias inovadoras que remodelam nossos paradigmas de percepção e, particularmente, a natureza da educação. O uso das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação não podem constituir-se em fatos isolados e eventuais na sala de aula. Cabe-se aos educandos não somente assistir aos variados recursos audiovisuais, mas produzir conteúdos oriundos das experiências em sala de aula ou trazendo de suas raízes culturais. A transformação da sala de aula em algo atrativo e dinâmico passa pela capacidade de tratar os estudantes como seres ativos e produtivos na práxis da aprendizagem e ensino. O uso das TIC não é uma panaceia de soluções para os problemas nas relações entre professor e aluno, mas pode criar uma interface comunicativa de produção e disseminação do conhecimento e não só da informação. Criação de posts, vinhetas, vídeos e podcast para as redes sociais Fonte: Via Venngage – Tradução por Cristiane Rocha Thiel Estudos indicam que as pessoas se lembram de apenas 10% do que elas ouviram, 20% do que leram e 80% do que viram. Com esses números, torna-se pertinente e até crucial a necessidade da aplicação de conteúdos visuais ao seu Marketing de Conteúdo. Pesquisa, produção, edição e difusão de produtos audiovisuais oriundos das necessidades do IFCE/Campus Jaguaribe. Os vídeos e fotografias podem participar de festivais e concursos. Cabendo esclarecer que todas as atividades irão acontecer de forma remota, atendendo às determinações das autoridades sanitárias.