Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Roda de Conversa sobre a atuação profissional do músico
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
15/09/2020
Previsão de Fim:
15/09/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Mesa Redonda
Recital
Nome do Responsável:
Elder Pereira Alves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Cleia Lucas Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/08/2020 15/09/2020
Camila Maria de Souza Romão IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/08/2020 15/09/2020
CARLOS HENRIQUE DA COSTA SANTOS IFCE Integrante Sem vínculo Não 2 21/08/2020 15/09/2020
Elder Pereira Alves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 15/09/2020 15/09/2020
Fagner Araujo Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/08/2020 15/09/2020
Gabriel Alisson Brito Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/08/2020 15/09/2020
Juliana Coelho Maia IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/08/2020 15/09/2020
Lais Rodrigues de Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/08/2020 15/09/2020
Paulo Wesley Arruda Viana IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/08/2020 15/09/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este evento é uma roda conversa virtual entre profissionais de diferentes áreas do meio musical, que visa mostrar caminhos para o profissional que tem a música como instrumento de trabalho, na intenção de que ele venha conhecer melhor e ampliar as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Tem a finalidade de valorizar o trabalho do músico bem como preparar e incentivar a comunidade e alunos a verem a música como uma profissão. O evento nasceu da Disciplina Projetos em Música do Curso Técnico em Instrumento Musical.
Justificativa
Com o intuito de contribuir para a vida profissional dos estudantes do curso técnico em instrumento musical, este projeto visa ampliar o conhecimento de áreas de atuação no mercado de trabalho, assim como promover conhecimentos de áreas afins onde a música pode ser aplicada e também trabalhar a mentalidade do profissional que por vezes não se mantém na área devido a competividade que se há nessa profissão e por não buscar se aprimorar. Dentro do próprio curso existem profissionais que podem participar do debate e falar sobre áreas de atuação no mercado da música, tais como: docência, produção musical, arranjador, músico freelancer, compositor, músico de orquestra e regente. Diante do cenário atual vivenciado por todos, o mundo virtual ganhou espaço e visibilidade possibilitando a valorização do trabalho artístico por tantas vezes negligenciado pela sociedade. Uma das formas encontradas durante este momento reflete-se na busca pela reinvenção de novas abordagens ao público músico e aprimoramento de novas técnicas para impulsionar a carreira do músico nesse momento atual. Outros aspectos que favorecem a realização do evento é a existência de plataformas virtuais gratuitas, que podem ser facilmente acessadas e de profissionais dentro do próprio IFCE, que podem fazer a parte de divulgação e podem dar assistência na transmissão.
Público Alvo
O evento é destinado para os estudantes do curso técnico em instrumento musical do IFCE e de outras instituições de ensino, para os músicos da cidade em geral e pessoas interessadas no tema.
Objetivo Geral
Promover o evento “1ª Roda de Conversa virtual música e trabalho” para aprimorar a atuação profissional do músico.
Objetivo Específico
- Discutir as possibilidades de atuação do músico no mercado de trabalho e mostrar caminhos para uma melhor qualificação. - Divulgar e Elucidar as dúvidas sobre o curso de música. - Trabalhar a preparação do músico nas áreas além da música: empreendedorismo, aspecto psicológico, administração financeira. - Designar novas possibilidades de trabalho junto a tecnologia aplicada.
Metodologia
A ideia é convidar professores do IFCE do curso de música e outros profissionais músicos, que estabelecem vínculos com as áreas apresentadas ou seja de cada atuação e promover um convite institucional, mencionando data e disponibilidade de horário para realização do evento. O evento terá a duração de uma semana, para cada dia um convidado especifico, seguindo uma programação semanal: Convidado 1: Música e formação (Cursos); Convidado 2: Área de atuação: Docência/ compositor/ arranjador; Convidado 3: Área de atuação: Produção musical/ músico Freelancer; Convidado 4: Área de atuação: Orquestra e Regência; Convidado 5: Música e empreendedorismo Será uma roda de conversa on-line, com duração de 40 minutos, havendo um mediador apresentando o convidado e fazendo uma abordagem sobre a atuação no mercado de trabalho, aspectos administrativos/financeiros e ideias para aprimorar a área especifica conforme atualidade.