Exibir Ação

Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Fabricação de Sabão a partir do reuso do Óleo como Redução dos Impactos Ambientais nas Escolas de Ensino Fundamental do Município de Iguatu/CE
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Desenvolvimento de Produtos
Data de Início:
01/10/2020
Previsão de Fim:
01/10/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rafaella Martins de Freitas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Barbosa de Lima IFCE - docente aposentada Integrante Sem vínculo Não 4 01/10/2020 01/10/2021
Luis Rodrigues da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 01/10/2020 01/10/2021
Rafaella Martins de Freitas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/10/2020 01/10/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O óleo de fritura usado é um dos principais poluentes dos cursos d’água superficiais. Dados mostram que o descarte inadequado do óleo de cozinha consegue contaminar solo e água de forma assustadora , dificultando os processos de tratamento e reduzindo a qualidade tanto do recurso quanto dos alimentos ali plantados . Na maioria das vezes esse descarte inadequado está ligado a desinformação do indivíduo , bem como da inexistência de mecanismos de coleta seletiva e destinação para a sua reciclagem e/ou reaproveitamento. Na cidade de Iguatu/CE existem muitos bares, restaurantes, hotéis, lanchonetes, sem conhecimento mínimo tanto do descarte correto, quanto dos prejuízos causados ao meio ambiente, (água e solo) quando do descarte mal feito. Acredita se que a educação é a principal forma de solucionar a maioria dos problemas relacionados principalmente com o meio ambiente, pois uma vez recebida a in formação torna se mais fácil introduzir hábitos de educação ambiental, cuidados, riscos, prejuízos, dentre outros causados pelo indivíduo devido a falta de informação ou a dificuldade de aplica-la.
Justificativa
No IFCE/Campus Iguatu, bem como em lanchonetes, pastelarias, domiciliares de modo geral, é possível observar o uso do óleo, porém não se observa o descarte deste após o uso; o que consequentemente, por falta de uma politica especifica provavelmente possui como destino final os lixões, pias, vasos sanitários, esgotos, etc o que vem posteriormente contaminar os mananciais da região causando prejuízos irreparáveis ao meio ambiente. Com esse projeto é possível minimizar esses danos uma vez que se propõe transformar esse óleo em subprodutos no caso a Fabricação de Sabão em barra. Esse projeto justifica também pelo fato de que as escolas de ensino fundamental serão multiplicadores desse conhecimento tanto em seu ambiente familiar quanto escolar , além da comunidade a qual faz parte. Atuando assim, como um instrumento potencial de absorção e repasse de informação o que será de grandiosa contribuição para o sucesso desse projeto.
Público Alvo
Dez escolas de ensino fundamental da cidade de Iguatu-CE, prioritariamente o projeto será desenvolvido com as turmas de nono ano por se apresentarem como futuros ingressos do IFCE. Serão considerados pelo menos 30 estudantes por escola podendo ser expandido de acordo com a quantidade de turmas de nono ano que possuam.
Objetivo Geral
Possibilitar o compartilhamento do conhecimento com estudantes das escolas de ensino fundamental da cidade, a fim de proporcionar a conscientização sobre impactos ambientais pelo descarte inadequado do óleo de cozinha e possibilitar por meio destes a aplicação do projeto em sua comunidade, contribuindo para a questão ambiental e melhoria da qualidade de vida.
Objetivo Específico
- Arrecadar quantidade de óleo residual considerável; - Divulgar e incentivar a coleta do óleo residual; - Apresentar uma alternativa para emprego do óleo coletado; - Contribuir para a redução dos impactos ambientais na cidade.
Metodologia
- O projeto será desenvolvido em cada uma das escolas de ensino fundamental com as turmas de nono ano. Serão confeccionados material para divulgação do projeto nas escolas. Preparação da apresentação (palestra) para cada escola. Em cada escola será realizada uma palestra e será iniciada uma campanha de coleta de óleo residual. Posteriormente serão realizadas oficinas para a produção do sabão em barra com o óleo arrecadado por cada escola. As oficinas serão de forma presencial, caso a situação do Covid 19 permaneça, esse trabalho será realizado virtualmente.