Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Setembro Verde: avanços e desafios na luta pelos direitos das pessoas com deficiência
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
30/09/2020
Previsão de Fim:
30/09/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Nome do Responsável:
Edna Maria Juca Couto Amorin
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Nelson Teixeira Moreno IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 30/09/2020 30/09/2020
Diná Souza da Silva Universidade Estadual do Ceará Integrante Sem vínculo Não 2 30/09/2020 30/12/2020
Edna Maria Juca Couto Amorin IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/09/2020 30/12/2020
Marcos Andre Fontenele Sales IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/09/2020 30/12/2020
Reginaldo Pereira Fernandes Ribeiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/09/2020 30/12/2020
Wiron de Araujo Holanda IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/09/2020 30/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este evento é uma iniciativa do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Acopiara, e tem por objetivo promover o debate sobre acessibilidade e inclusão a partir das experiências de pessoas com deficiência, tendo em vista que entre as ações propostas no plano de atuação do Napne Acopiara para 2020, está a realização de eventos (in)formativos para membros internos e a comunidade em geral. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015), é considerada pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, a qual tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas sem sofrer nenhuma espécie de discriminação. A Lei foi instituida para assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. De acordo com o último Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 a população residente no município de Acopiara era de 51.160 pessoas, das quais 16.424 possuíam algum tipo de deficiência (visual, auditiva, motora, mental ou intelectual) . Isto equivale a aproximadamente 32% da população municipal, percentual superior ao do estado do Ceará (27,6%) e ao do Brasil (23,9%) no que se refere a pessoas deste grupo. Infelizmente, grande parte dessas pessoas não tem acesso à educação, ao trabalho e à cultura, por exemplo, devido às suas limitações, descumprindo um conjunto de disposições legais que asseguram os seus direitos. Neste sentido, o projeto visa ampliar o diálogo sobre a acessibilidade, a inclusão e o respeito à diversidade, promovendo a conscientização através da informação.
Justificativa
No Brasil, a inclusão de pessoas com deficiência, garantida por lei, é fundamental para a construção de uma sociedade consciente de seus direitos e deveres e que respeite a diversidade, mediante o rompimento de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, educacionais, atitudinais e tecnológicas. No entanto, a lei acaba sendo descumprida cotidianamente, seja por desconhecimento do que nela está instituído, por preconceito ou por omissão. É necessário ampliar os canais de diálogo e garantir o lugar de fala das pessoas com deficiência, com a participação das instituições de ensino, das entidades de apoio e da sociedade. Com a ampliação dos espaços de (in)formação sobre a questão da acessibilidade e da inclusão, o projeto busca sensibilizar a comunidade de modo geral sobre as pessoas com deficiência e os desafios enfrentados na luta por seus direitos.
Público Alvo
O evento possui duas frentes de atuação: a primeira, que alcançará a sociedade de modo geral, considerando que os diálogos serão divulgados nas mídias sociais institucionais e poderão ser visualizados por qualquer pessoa que acesse estes canais.
Objetivo Geral
Promover o debate sobre acessibilidade e inclusão a partir das experiências de pessoas com deficiência.
Objetivo Específico
- Sensibilizar a comunidade sobre os direitos das pessoas com deficiência e os desafios enfrentados por elas na luta por seus direitos - Ampliar as atividades de ensino e extensão na área de acessibilidade e inclusão.
Metodologia
Em virtude da necessidade do distanciamento social como medida preventiva à disseminação da Covid-19, as atividades deste projeto serão realizadas virtualmente, no formato de encontros via Google Meet, contabilizando carga horária e com emissão de declarações de participação. Estes encontros serão realizados mensalmente, de forma síncrona com os participantes, em dias e horários previamente estabelecidos. Em cada encontro o(a)s convidado(a)s falarão sobre um tipo de deficiência, inclusive com relatos de experiências pessoais, esclarecendo dúvidas dos participantes sobre a temática debatida.