Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Controle de Plantas Daninhas - Modulo I.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
05/10/2020
Previsão de Fim:
09/10/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
15
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Ana Raquel de Oliveira Mano
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Raquel de Oliveira Mano IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 05/10/2020 09/10/2020
Karolina Gomes de Figueiredo UFLA Integrante Sem vínculo Não 10 05/10/2020 09/10/2020
Klinger Moreira Lima Júnior UFLA Integrante Sem vínculo Não 10 05/10/2020 09/10/2020
Laís Sousa Resende Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Integrante Sem vínculo Não 10 05/10/2020 09/10/2020
Lenise Oliveira Coelho UFLA Integrante Sem vínculo Não 10 05/10/2020 09/10/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A primeira ideia do conceito de plantas daninhas surgiu ainda nos tempos bíblicos, no momento em que o homem deu início às atividades agrícolas selecionando plantas consideradas úteis (cultivadas) daquelas consideradas inúteis (invasoras). Nos dias de hoje, plantas daninhas englobam todas as plantas que interferem no crescimento das cultivadas, mostrando-se persistentes, e que atuam de forma negativa nas atividades humanas, sendo consideradas como plantas indesejadas. Este tipo de planta costuma crescer em condições adversas, como ambientes secos ou úmidos, com temperaturas baixas ou elevadas e variados tipos de solos. Estas plantas apresentam capacidade de produzir sementes viáveis em abundância, com variadas formas de dispersão, além de apresentarem resistência ao ataque de algumas pragas e doenças. As plantas daninhas apresentam tanto importância econômica quanto social, pois afetam atividades de produção, causando perdas econômicas com reflexossociais. Alguns autores consideram que há aspectos positivos de plantas daninhas para o ser humano e/ou ambiente, para algumas plantas daninhas, foi descoberto algum tipo de uso pelo ser humano (medicinal, alimentício etc.), sendo que essas plantas ocorrem como daninhas ou podem ser cultivadas ou usadas em algum tipo de extrativismo. Com base em um pensamento ecológico e de sustentabilidade, pode-se atribuir, ainda, aspectos positivos conservacionistas da presença de plantas daninhas no ambiente. De maneira geral, planta daninha causa impacto negativo em atividade agrícola, florestal, pecuária, ornamental, náutica, produção de energia etc. Os principais impactos negativos causados por plantas daninhas são: redução da produtividade e do valor da terra, perda da qualidade do produto agrícola devido a competição que essas plantas exercem, disseminação de pragas e doenças, e custo do manejo agrícola pode ser alto e perda de água no solo. Neste sentido, esse minicurso trabalhará em 2 módulos de 15 h/módulo, no módulo 1 serão abordados conteúdos relativos a importância do conhecimento da ciência das plantas daninhas, além de mencionar sobre seus danos e consequências de sua interferência, e no módulo 2 serão trabalhados aspectos fisico-químicos dos herbicidas, além de abordar sobre o seu correto uso e sua impotância para a agricultura. Sendo uma atividade totalmente a distância, serão utilizadas ferramentas tecnológicas digitais como Google Classroom e Google Meet. Serão realizados momentos de interação simultânea com os cursistas e não simultâneas, onde esses servirão para realização das atividades propostas que servem para sedimentar as discussões dirigidas durantes as aulas online. Conhecimentos sobre o correto manejode plantas daninhas para o aluno em formação agronômica é imprescindível já que desses conteúdos depende o entendimento das boas práticas agrícolas.
Justificativa
Um dos fatores que mais afeta o rendimento e a produtividade agrícola é a ocorrência de plantas daninhas. Estas plantas assumem grande importância por causarem efeitos diretos na cultura principal, como a interferência (ação conjunta da competição e da alelopatia) e consequentemente a perda de rendimento, além de efeitos indiretos, como aumento do custo de produção, dificuldade de colheita, depreciação da qualidade do produto, e hospedagem de pragas e doenças. As perdas estimadas ocasionadas pelas plantas daninhas podem, em casos em que não é feito controle algum, chegar a mais de 90%, ficando estas perdas em média de 13 a 15% na produção de grãos. Visto isso, o conhecimento sobre o manejo integrado tem o intuito de tornar próspera a redução de espécies indesejadas durante o período crítico de competição, fase em que a convivência com as plantas daninhas pode causar danos irreversíveis à cultura, com consequente prejuízo ao rendimento.
Público Alvo
Profissionais e/ou estudantes da área de Ciências Agrárias ou correlatas, que tenham interesse de aprender ou revisar esses conteúdos básicos da Ciência das Plantas Daninhas.
Objetivo Geral
Fornecer aos estudantes conhecimentos fundamentais de plantas daninhas e seu controle que são importantes no manejo dos sistemas produtivos agrícolas.
Objetivo Específico
1) Identificação e aspectos ecológicos de plantas daninhas; 2) Manejo integrado de plantas daninhas;
Metodologia
O curso será ministrado por meio das ferramentas Google Classroom, Google Meet e e-mail institucional. As aulas ocorrerão no período de 05 a 09 de outubro, de 2020, com aulas online e gravadas no formato de vídeos com duração variável (máximo de 90 min) de acordo como conteúdo, dinâmica da aula, e interação com os discentes em cada aula. As vídeosaulas serão disponibilizadas no ambiente de ensino (Google Classroom), sendo a carga horária dividida da seguinte forma:  7 h/a – Atividades síncronas: vídeoaulas que serão gravadas e disponibilizadas na sala de aula virtual;  1 h de plantão online por dia, totalizando 5 h, e interação na sala de aula pelo Mural, e pelo e-mail institucional;  3 h – Atividades assíncronas: questionários (Google Forms) e trabalho de pesquisas e gravação de vídeos para os seminários. Para auxílio no entendimento dos assuntos abordados serão fornecidos materiais tais como livros (pdf) e tutoriais (pdf) referentes aos assuntos abordados. O docente estará disponível para sanar as dúvidas por e-mail institucional. A avaliação será composta pelo preenchimento dos questionários no Google Classroom (30%), participação nas atividades síncronas (40%) e apresentação de seminários por meio de vídeo gravado ou do google meet e debates (30%).