Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Laboratório da Língua Brasileira de Sinais – LAB-LIBRAS
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
15/10/2020
Previsão de Fim:
15/01/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital Papex (Proext/IFCE)
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Izalete Inacio Vieira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Maria Izalete Inacio Vieira IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 4 15/10/2020 15/01/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.400,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O ensino da Língua Brasileira de Sinais ganha cada vez mais espaço nas esferas de ensino, de trabalho e de lazer. Vale dizer, inclusive, que seu estudo passou a fazer parte indissolúvel do conjunto de conhecimentos agregados à formação intelectual do indivíduo. Desta forma, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE- Campus Caucaia desempenha papel fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem da Língua de sinais, já que esta Instituição tem o papel de proporcionar e assegurar aos seus alunos ações que priorizem suas necessidades de capacitação e de busca de novos conhecimentos. A aprendizagem de línguas é um fator diferencial na formação acadêmica e profissional do indivíduo assistido pelo IFCE. Diante dessa realidade, pensando metodologias que possam favorecer o desenvolvimento satisfatório na aprendizagem de línguas, de forma específica, da língua de sinais, verificamos a necessidade de criar um laboratório que trabalhe o desenvolvimento da língua em questão. Este será para a instituição, um espaço extra que possibilite dedicação e aperfeiçoamento, já que a disciplina da Libras tem apenas 40 horas aula, o que para o ensino de uma língua se configura como tempo insuficiente para o seu aprendizado satisfatório. Também, tem se percebido desejo por parte de alunos egressos da referida disciplina o desejo de dar continuidade ao estudo prático da Libras. O Laboratório de Línguas de língua de sinais (LAB-LIBRAS), portanto, vem atender a esta demanda reprimida e consolidar o trabalho iniciado e desenvolvido em sala de aula presencial, e por força da atual circunstância, em salas de aulas virtuais.
Justificativa
O LAB-LIBRAS, do campus Caucaia, é um projeto que se destina ao desenvolvimento de atividades de aperfeiçoamento e ampliação de repertorio e desempenho na língua citada. O Laboratório oferecerá atividades como: ações de tira-dúvidas, aulas e atividades amparadas por recursos didáticos e tecnológicos disponíveis; estudo individual ou em grupo com utilização dos recursos didáticos/tecnológicos; atividades de compreensão e produção de textos sinalizados, compreensão e expressão oral/sinalizados, etc. O LAB-LIBRAS visa o desenvolvimento da competência linguística do aluno na Libras possibilitando-lhe ter acesso a outras formas e suportes para desenvolver a aprendizagem da língua estudada. Compreende-se atualmente que a aprendizagem da língua de sinais dará maior qualificação profissional e ganho intelectual ao indivíduo. É válido destacar ainda que o ensino-aprendizagem foi configurando-se para um ensino cada vez mais dissociado do conhecimento metalinguístico. A primazia atual é o ensino baseado na perspectiva comunicativa da língua. Pensando desta forma, a criação do LAB-LIBRAS é de extrema importância para o estudo e o aperfeiçoamento desta língua, uma vez que o ambiente é propício para o desenvolvimento cultural e para o estudo mais aprofundado da língua de maneira autônoma e com suporte tecnológico. O LAB-LIBRAS será um recurso didático poderoso para a ampliação do ensino da Libras, tendo em vista a carga horária de Libras extremamente reduzida, para um desenvolvimento satisfatório na língua. Ele permitirá que o aluno tenha um aprendizado autônomo e personalizado, sempre quando necessite, com o professor/ coordenador ou com o monitor (Bolsista) Nesta perspectiva, o professor/coordenador deixa de ocupar o papel principal, de possuidor do conhecimento, passando a ter a “função de criar as condições favoráveis para que os alunos aprendam e creiam em seu próprio saber sobre a base do que já possuem” (SANCHEZ, 2000, p.203), ele assume o papel de orientador das atividades propostas, deve ser sensível aos interesses dos alunos e gerar em sala de aula a necessidade de interação, encorajando-os ao uso da língua em situações mais próxima da realidade. O Laboratório da Libras- LAB-LIBRAS, portanto, vem consolidar o trabalho desenvolvido por meio do ensino da Libras. O aluno deverá ser acompanhado semanalmente pelo professor/coordenador e/ou monitor da língua, monitorando seu desenvolvimento nas atividades e tirando dúvidas. Além de colocar o aluno em contato com variados níveis do idioma estudado, com a proposta de desenvolver a habilidade de compreensão visual, com diálogos de falantes nativos da língua em estudo, também preparará o aluno para o discurso espontâneo e aperfeiçoará a compreensão de textos sinalizados e a leitura de texto cuja escrita seja Escrita da Língua de Sinais- ELS.
Público Alvo
Todos os que fazem parte da comunidade externa ao IFCE- Campus Caucaia que já tiveram contato com o aprendizado inicial da Libras.
Objetivo Geral
Complementar a formação de nossos discentes, e demais atores da comunidade interna e externa ao IFCE campus Caucaia que desejem complemento em seus estudos na língua de sinais, a fim de que se tornem indivíduos proficientes na língua estudada, capacitando-os para minimizar as barreiras comunicativas surdo/ouvinte nas diferentes situações comunicativas que envolve a modalidade linguística espaço-gesto-visual.
Objetivo Específico
I. Apoiar o ensino da Libras, nos diversos níveis de ensino, mantendo infraestrutura física e/ou virtual necessária para desenvolvimento de atividades voltadas a consolidação do aprendizado desta língua; II. Permitir a atualização e o aperfeiçoamento dos conhecimentos na Libras visando complementar sua formação básica ofertada aos alunos nos cursos que compõem a grade curricular do IFCE- Campus Caucaia e demais alunos oriundos de instituições, outras, que trabalham o ensino Básico da Libras.
Metodologia
Sob o ponto de vista metodológico, trataremos, neste tópico, dos aspectos relacionados a abordagem adotada de ensino, instalações e equipamentos, público, atividades e avaliação. a) Abordagem O LAB-LIBRAS funcionará na perspectiva de uma abordagem comunicativa, dando continuidade ao enfoque que é dado na sala de aula (Presencial e/ou virtual), o que proporcionará ao aluno o aperfeiçoamento nas quatro habilidades: falar/sinalizar, escutar/observar. No entanto, vai basear-se no enfoque por tarefas que buscam fomentar a aprendizagem mediante o uso real da língua em situações do cotidiano e não somente mediante a manipulação de unidades de seus diversos níveis de descrição. b) Instalações e equipamentos Para proporcionar a possibilidade de diferentes atividades de contato com língua estudada, o laboratório será composto: b.1 Em situação de aula presencial: a. 2 note books, conectados à internet, que possam ser utilizados para os recursos de áudio e vídeo; b. Um data-show, disponível para atividades de grupo, quando necessário; c. Uma mesa de estudo/reunião, d. Um armário para organização de uma minibiblioteca (A ser criada no desenvolvimento do LAB-LIBRAS, por meio de doações), e. flanelógrafo (para organograma de atividades do LAB-LIBRAS) f. Um chroma key, g. Um refletor com tripé para celular (ver imagem no final do projeto). OBS: Todo o material citado para uso em sala de aula presencial, já foi obtido, excetuando a minibiblioteca. b.2 Em situação de aulas remotas; a. Dispositivo móvel conectado à internet, b. Programa de gravação e edição de vídeo. c. Ambiente com fundo com cor sólida para gravação dos vídeos. d. Acesso ao ambiente virtual de ensino e aprendizagem.