Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Sistema para gestão do monitoramento de pacientes em quarentena com sintomas da COVID-19
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
15/10/2020
Previsão de Fim:
10/05/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Programa de Mentoria Acreditar
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Alexandre Araujo Rocha
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Carlos Rocha de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 19/10/2020 19/01/2021
Arilson Fernando Gomes Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 19/01/2021 10/05/2021
Francisco Alexandre Araujo Rocha IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/10/2020 10/05/2021
Francisco Artannyel Pinto Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 19/01/2021 10/05/2021
Francisco Ítalo Félix Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 19/10/2020 19/01/2021
João Mariano Ipolito IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 19/10/2020 10/05/2021
Marcelo Meneses de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 20/10/2020 10/05/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 7.200,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Com o rápido avanço da COVID-19 pelos estados e municípios brasileiros, houve uma grande sobrecarga de ocupação na estrutura de saúde e nos seus profissionais por todo país. Diante do exposto se faz necessário a utilização de tecnologias para mitigar essa sobrecarga e tornar o trabalho desses profissionais mais dinâmico. Então, propomos um sistema para acompanhamento de pacientes com COVID-19 durante o período de quarentena, pois é o momento que o paciente deve ficar em casa e isolado dos seus familiares. Nossa proposta é criar um sistema web que será alimentado por um aplicativo(app) mobile que deverá ser instalado no smartphone dos pacientes.
Justificativa
Proporcionar um acompanhamento dos pacientes que foram diagnosticados com COVID-19 e facilitar o monitoramento dos mesmos pelas equipes de saúde do município.
Público Alvo
Se as secretarias de saúde aplicarem o sistema proposto, toda a sua comunidade pode ser beneficiada.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivos gerais desenvolver uma ferramenta de apoio à gestão e acompanhamento das demandas de monitoramento de pacientes com sintomas da COVID-19, diminuir a sobrecarga de trabalho sobre os profissionais que atuam na área da saúde. O alcance destes objetivos serão demonstrados por um sistema web interligado com um aplicativo para smartphone via Internet.
Objetivo Específico
◦ Elencar, por meio de entrevistas com profissionais da saúde, quais os requisitos funcionais necessários para a aplicação de dos pacientes ◦ Organizar os requisitos para geração de sprints ou releases de conjuntos de requisitos que serão inicialmente desenvolvidos e entregues; ◦ Buscar por outras soluções existentes e/ou trabalhos relacionados soluções semelhantes a proposta a ser codificada a fim de estudo prévio ao início do desenvolvimento; ◦ Desenvolver e documentar um sistema de informação que atenda os requisitos identificados;
Metodologia
Para a construção do sistema de informação que auxilie nas atividades diárias de monitoramento de pacientes durante a pandemia de COVID-19 por servidores públicos que atuem no setor de saúde. Foi idealizado seis momentos principais que nortearão o cumprimento dos objetivos almejados. A saber: ◦ Primeiro momento: identificação de demandas e necessidades específicas dos agentes da saúde pública do município de Sobral. A ideia desta tarefa é elencar, por meio de entrevistas com profissionais da saúde, quais os requisitos(necessidades) funcionais necessários para a aplicação; ◦ Segundo momento: esta etapa se caracteriza pelo desenvolvimento de protótipo de interface para a aplicação e sua validação junto de representantes da equipe de saúde; ◦ Terceiro momento: organizar os requisitos para geração de sprints ou releases, que são pequenos protótipos atendendo um conjuntos de requisitos que serão inicialmente desenvolvidos e entregues; ◦ Quarto momento: essa etapa está relacionada com o desenvolvimento dos módulos necessários para o sistema, visando entregas contínuas para o público alvo. Vale ressaltar que este momento pode ser concomitante com as fases anteriores e seu avanço deverá ser progressivo durante todo o ciclo de vida do projeto, o que pode caracterizar o uso de uma metodologia ágil de desenvolvimento de software; ◦ Quinto momento: seguindo a metodologia de desenvolvimento ágil, onde o cliente vai utilizando o sistema e percebendo detalhes que não especificou inicialmente. Então módulos entregues passarão por um período de testes e atualizações, de forma que seja possível resolver os problemas e/ou atualizações a cada entrega; ◦ Sexto momento: Por fim, o sexto momento almeja realizar algum treinamento com possíveis usuários do sistema, produzir relatórios de monitoramento/acompanhamento sobre as atividades previstas, considerando aspectos como avanços, dificuldades, problemas e soluções encontradas no desenvolvimento do projeto. Além disso, reuniões periódicas fazem parte de todas as etapas;