Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
CONECTADOS EM REDE: CONSULTORIA EDUCACIONAL ONLINE PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
15/10/2020
Previsão de Fim:
19/05/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Programa de Mentoria Acreditar
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Questionário
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Kiara Lima Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Claudia Gouveia de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 15/10/2020 19/05/2021
Ana Claudia Uchoa Araujo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 15/10/2020 19/05/2021
Kiara Lima Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/10/2020 19/05/2021
Maria de Lourdes da Silva Neta IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/10/2020 19/05/2021
Marina Brasil Gradvohl IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/10/2020 19/05/2021
Nilton Alencar de Oliveira Neto IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/10/2020 19/05/2021
Renivaldo Sodre de Sena IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/10/2020 19/05/2021
Vitoria Suelly Pereira do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/10/2020 19/05/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 7.200,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O uso das tecnologias digitais vem aumentando significamente nas diversas áreas da sociedade e das atividades humanas, incluindo a área educacional. A pandemia da Covid-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 (novo coronavírus), ocasionou a interrupção das aulas, de forma presencial, nas instituições de ensino brasileiras. Tal interrupção poderia agravar ainda mais os problemas da educação nacional, dentre eles podemos citar: os baixos índices de aprendizagem e a alta taxa de evasão escolar. Nesse sentido, foram emitidos os pareceres CNE/CP nº 05/2020 e CNE/CP nº 09/2020, do Conselho Nacional de Educação (CNE), com recomendações quanto à realização de atividades pedagógicas de forma não presencial, mediadas por tecnologias ou não, com o intuito de que o ensino escolar se mantivesse mesmo durante a pandemia. Sendo assim, faz-se necessário que a comunidade escolar esteja preparada para as mudanças educacionais significativas que venham a ocorrer, haja vista que essa transição imediata para o ensino online traz grandes desafios. Há desafios ligados à formação do professor, já que não basta aos professores conhecerem as ferramentas disponíveis no âmbito das tecnologias digitais, é necessário que haja espaço de aprendizagem, tanto na formação inicial quanto na continuada, onde se possa explorar, experimentar, elaborar, criar metodologias de ensino usando esses recursos ou outros, e refletir didaticamente sobre esses usos.
Justificativa
Considerando as diferentes realidades em cada rede de ensino, pois grande parte da população não tem acesso à tecnologia digital, faz-se necessário o desenvolvimento de atividades pedagógicas que façam o uso ou não das tecnologias digitais ou ainda uma combinação da usabilidade, a fim de garantir que seja atingido o máximo possível de alunos. Nesse sentido, procuramos desenvolver uma consultoria online voltada à comunidade escolar, com o intuito de colaborar para que esta possa identificar o compreender o melhor uso de estratégias para o ensino interdisciplinar das ciências exatas em suas práticas pedagógicas à distância e híbridas, a depender de sua região. Almeja-se com isso, ainda, contribuir com o percurso formativo do corpo discente como consequência da formação de docentes e gestores participantes do projeto, haja vista que as atividades desenvolvidas no âmbito desta ação trarão impactos no chão da sala de aula, que será debatida e analisada, considerando o contexto escolar e social cada vez mais digital e virtualizado. Tal contexto tem requerido mudanças na formação inicial e continuada do professor, assim como, em sua prática, corroborando com as ideias de Gadotti (2002, pag. 31), quando afirma que o docente “deixará de ser um lecionador para ser um organizador do conhecimento, um mediador do conhecimento, um aprendiz permanente, um construtor de sentidos, um cooperador e, sobretudo, um organizador de aprendizagem”. A docência, pois, no cenário pandêmico e pós-pandêmico, requerer dos docentes este perfil, razão que ampara a construção e a oferta deste projeto.
Público Alvo
Professores da Educação Básica, Gestores Escolares, Secretarias estaduais e municipais de ensino, Estudantes da Educação Básica.
Objetivo Geral
Desenvolver ações de consultoria didático-pedagógica, a professores, licenciandos, gestores de escolas e/ou redes de ensino estaduais e municipais de educação, sobre o ensino das disciplinas da área de ciências exatas, por meio de atividades pedagógicas não presenciais, tomando por foco ações de ensinagem presenciais, à distância e híbridas.
Objetivo Específico
- Contribuir com a elaboração de estratégias de ensino presencial ou não presencial e com o uso de recursos didáticos diversos, analógicos e digitais; - Favorecer ações de criação e elaboração inovadora de uso interacionista das tecnologias digitais, levando em conta a diversidade das pessoas e das mídias, numa perspectiva de inclusão, pautando-se nos princípios das tecnologias assistivas; - Proporcionar espaço de experimentação, uso, avaliação crítica e reelaboração de propostas didáticas para atividades presenciais, híbridas ou não presenciais, que contribuam com a melhoria das relações humanas e transformação social. - Fazer uso dos recursos tecnológicos por meio da reflexão de suas funcionalidades, com o propósito de adotar os conhecimentos tecnológicos e científicos como forma de solucionar problemas do dia a dia. - Analisar a relação sociedade e tecnologia, estimando os riscos e potencialidades, pautados nos princípios do empreendedorismo, da sustentabilidade e da ética, como forma de agir no mundo de forma responsável. - Desenvolver aulas “faça você mesmo”, que promovam experiências de aprendizagem, por meio do processo concreto de produção de artefatos, visando aproximar a ciência e a tecnologia do cotidiano dos estudantes. - Empreender ações de curadoria digital coletiva, com foco no compartilhamento de materiais didáticos digitais variados e confiáveis ao uso pedagógico. - Contribuir para a formação profissional dos mentorados através da articulação teoria e prática na relação com escolas e redes de ensino.
Metodologia
Para a implementação da consultoria educacional online será feito inicialmente um levantamento de como as instituições de ensino vem trabalhando de forma remota através da aplicação de um questionário online a ser preenchido pelo professor, instituição de ensino ou rede de ensino. Durante este mesmo período será criada toda a estrutura digital necessária para que o projeto possa funcionar, por exemplo sua identidade visual, e-mails para contato, as redes sociais e o site do projeto, entre outras ferramentas que possam se tornar necessárias. Além disso, será realizada toda a pesquisa bibliográfica inicial, em bibliotecas virtuais e outros sites acadêmicos, para a seleção dos materiais que serão utilizados como base para o desenvolvimento das metodologias a serem aplicadas por meio das consultorias deste projeto. Em sequência, serão ofertadas as formações aos docentes nos temas que envolvam de forma geral educação e tecnologia para esse período de pandemia e pós-pandemia, bem como serão contactados outros programas que possam contribuir para os objetivos listados neste projeto, para que sejam desenvolvidas as ações de parceria na elaboração de estratégias de ensino e uso de recursos didáticos digitais e analógicos. Dentre as estratégias e recursos para as atividades pedagógicas não presenciais que avaliamos serem indicadas para o momento que vivemos, podemos citar: transmissão de aulas e conteúdos educacionais via televisão, rádio, podcasts, via rede social (ao vivo ou gravadas), via Youtube (ao vivo ou gravadas) ou via plataformas de ensino on-line, envio de conteúdos digitais em ferramentas on-line ou impresso, a depender das realidades atendidas. A partir da escolha da estratégia que será adotada caso a caso, será necessário pensar em como serão desenvolvidas as práticas pedagógicas de ensino, a fim de efetivar a aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, a instituição de ensino, o professor ou o gestor encaminhará suas dúvidas para o site da consultoria e agendará um horário de atendimento online via google meet. Durante este atendimento e após, serão também elaboradas mais profundamente as ações que entendemos melhor se adequarem à realidade apresentada pelo educador, buscando desenvolver práticas pedagógicas mais adequada para o contexto específico de cada público alvo. Ao longo de todo o projeto será feito uma curadoria digital coletiva para que seja possível o compartilhamento de materiais didáticos digitais variados e confiáveis para o uso pedagógico. Por fim, ao findar as ações iremos realizar a escrita e a tentativa da publicação de um artigo sobre a experiência vivenciada no projeto.