Exibir Ação

Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Estratégias de multiletramentos para auxiliar alunos do ensino médio de Baturité na aprendizagem durante o período de Pandemia do COVID-19
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
16/10/2020
Previsão de Fim:
15/04/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Programa de Mentoria Acreditar
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Trabalhos Escritos
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Folder
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Fabiana dos Santos Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aline Beatriz da Costa Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 16/10/2020 15/04/2021
Antonio Emanoel da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 16/10/2020 15/04/2021
Fabiana dos Santos Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/10/2020 15/04/2021
Simara Brasiliano de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 16/10/2020 15/04/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EEEP Escola Estadual de Educação Profissional de Baturite Olintho Arruda Não
EEM Liceu de Baturité Domingos Sávio Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto tem como objetivo desenvolver estratégias de multiletramentos capazes de auxiliar especialmente alunos do ensino médio que estão em busca de acesso à universidade em meio ao caos causado pela pandemia da Covid-19. Com o isolamento social obrigatório devido à pandemia, as escolas tiveram que se reinventar para continuar levando ensino de qualidade mesmo que de forma remota para seus alunos. No entanto, a opressão social e familiar causada por tal calamidade tem trazidos sérios prejuízos ao ensino aprendizagem de estudantes de uma forma geral. Com o intuito de diminuir os impactos que essa pandemia vem causando na educação, esse projeto busca auxiliar professores e mostrar que, em meio ao novo normal que estamos vivenciando, podemos desenvolver diversas formas inovadoras para continuar o ano letivo sem prejudicar os alunos e, acima de tudo, fortalecendo o nosso frágil sistema educacional público. Em meio a todos os desafios que estão a nossa volta, esse projeto tem ainda o objetivo de buscar alternativas para dar continuidade ao ano letivo desses estudantes sem que sua grade curricular seja prejudicada ao se deparar com uma modalidade de estudo desafiante para seu contexto atual, o ensino à distância que nem pode ser considerado EAD, mas uma modalidade de ensino remoto.
Justificativa
Com essa miscigenação entre os ensinos, estudantes e professores passam por sérias dificuldades de adaptação, causando prejuízos para o ensino aprendizagem. Prova disso, são os inúmeros comentários e desabafos em redes sociais sobre a precarização do ensino em tempos de pandemia. Outro ponto que se tornou uma grande para execução desse projeto foi ver a demanda elevada de reclamações dos discentes pela falta de acesso aos conteúdos ministrados nas aulas, tornando-se, assim, mais um veículo de desigualdade social capaz de dificultar a aprendizagem dos mesmos. Dessa forma, acreditamos que, através dos estudos de multiletramentos e de metodologias ativas realizados por autores como Rojo (2008 e 3012) e Sahagoff (2019), são possíveis desenvolver soluções capazes de tornar o ensino remoto mais atrativo e mais justo aos discentes em meio à pandemia que estamos enfrentando. Mesmo no contexto em que estamos inseridos momentaneamente, a escola, o professor e o aluno devem buscar maneiras capazes de garantir a acessibilidade de todos, colocando-os em pé de igualdade com qualquer outro aluno, no intuito de garantir uma educação de qualidade e inovadora que, no futuro pode ser uma nova forma de inclusão social para aqueles que hoje estão fora das salas de aula. Com isso, a proposta de um ensino híbrido faz-se pertinente para manutenção de educação formal eficiente e eficaz.
Público Alvo
Estudantes e professores do 2° e 3° ano da rede pública de ensino da cidade de Baturité.
Objetivo Geral
Auxiliar professores e alunos da rede pública de Baturité, por meio de estratégias de multiletramentos, na implementação de aulas remotas durante o período de pandemia do COVID 19.
Objetivo Específico
● Produzir material de Língua portuguesa para tornar as aulas remotas mais atrativas. ● Desenvolver material de língua inglesa com base no multiletramento cultural para ajudar na aquisição da segunda língua por meio de aulas remotas. ● Auxiliar os professores com abordagem de metodologias ativas e dinâmicas voltadas para o ensino aprendizagem. ● Fomentar o uso perene de metodologias ativas para o ensino de línguas.
Metodologia
A relação da execução do projeto com a metodologia abordada traz uma diversidade de opiniões, vivências e encaixes sociais, capazes de unir com o multiletramento uma gama de alternativas que faz surgir soluções propícias para melhorar o engajamento dos aprendentes e amenizar as dificuldades do ensino remoto, mostrando a realidade dos estudantes brasileiros. Segue, então a enumeração das ações a serem realizadas a execução do projeto. 1° Ação: Questionário teste utilizando mídias sociais. 2° Ação: Atividades para 2° e 3° anos em um primeiro grupo, usando redes sociais (instagram e whatsapp). Já um segundo grupo utilizaria panfletos e folhetos informativos, dando ênfase ao conteúdo de língua inglesa. 3° Ação: Dicas para se sair bem no ENEM, utilizando mentoria online e paródias nas rádios locais. 4° Ação: Palestras online com convidados, que auxiliaria na retirada de dúvidas sobre a redação do ENEM, e utilização de simulados para melhorar a aprendizagem. 5° Ação: Interação entre os alunos com a utilização do google meet e enquetes no instagram para entender as dificuldades enfrentadas na pandemia. 6° Ação: Finalização do projeto com o uso de todas as ferramentas que englobam esse trabalho, como: redes sociais, divulgação em rádios e panfletos, dentre outros que venham a surgir. 7° Ação: Desenvolvimento de um modelo de metodologia ativa (ensino híbrido) que, na pandemia, foi capaz de auxiliar os discentes. O ensino híbrido será a junção do ensino online, em que o aluno possui controle sobre algum elemento do seu estudo na escola ou fora dela, como o tempo, modo o ritmo ou o local; e o ensino offline que deve ser realizado na escola e pode ter vários momentos diferentes.