Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
UMA DISCUSSÃO DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
16/10/2020
Previsão de Fim:
15/01/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Napnes e Neabis
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Seminário
Reunião
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renivaldo Sodre de Sena
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Clara Bezerra Nunes Barros IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 16/10/2020 15/01/2021
Gabriela Fernandes de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 16/10/2020 15/01/2021
Icaro Dias Diogenes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 16/10/2020 15/01/2021
Julio Pio Monteiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 16/10/2020 15/01/2021
Kailane Maurício Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 16/10/2020 15/01/2021
Maria do Socorro Araujo Vale IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 16/10/2020 15/01/2021
Poliana Freire da Rocha Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/10/2020 15/01/2021
Renivaldo Sodre de Sena IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/10/2020 15/01/2021
Robson Campanerut da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/10/2020 15/01/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Mídia, Racismo e Representatividade Evento
Entre textos, heróis e afetos: Um passeio pela literatura de Sônia Rosa. Evento
Meninas Negras Evento
Apresentação
O projeto visa discutir algumas questões étnico-raciais a partir de excertos da Literatura afro-brasileira. Discutiremos trechos de obra de Conceição Evaristo, Carolina de Jesus, Madu Costa, Adilson Moreira e Eliene Cavalleiro. Os debates ocorrerão via plataformas digitais. Ao final do projeto espera-se que os estudantes e comunidade em geral tenham desenvolvido as destrezas de: Estudar/Aprender/Refletir sobre questões étnico-raciais a partir da Literatura Afro-brasileira; Ampliar a capacidade de comunicação de modo a transmitir empatia e interesse quando estiver dialogando sobre as questões étnico-raciais com seus colegas estudantes e despertar o interesse por meio da leitura de obras que tenha o negro como protagonista.
Justificativa
A escola é um dos palcos sociais onde são cotidianamente vividas e exercidas as mais diversas práticas de produção e reprodução do racismo, portanto, o conhecimento e o debate sobre tais questões são necessários e urgentes na comunidade escolar. Nesse sentido, o uso da literatura na discussão de questões étnico-raciais torna-se leve, aproxima o leitor da realidade, possibilitando debates ricos e reflexivos. É oportuno pensarmos que a discussão de temas étnicos-raciais por meio da literatura possibilitará ganhos nos aspectos: acadêmico e humano, considerando a importância da representatividade e auto reflexão no alcance da formação de uma sociedade antirracista.
Público Alvo
O projeto terá como alvo estudantes das escolas públicas de ensino Médio de Tabuleiro do Norte (Escola Estadual Francisco Moreira e a Escola Profissionalizante), estudantes do Ensino Médio da Escola Família Agrícola Jaguaribana (EFA). Ademais, o conteúdo estará aberto para o público em geral.
Objetivo Geral
Fomentar o debate da questão racial para estudantes de escolas públicas, por meio de mídias digitais, em Tabuleiro do Norte e região, incentivando a leitura e possibilitando um olhar crítico da literatura aos educandos.
Objetivo Específico
1. Promover discussões através de lives sobre questões raciais; 2. Divulgar trabalhos d e autores negros brasileiros que contribuem com a temática; 3. Produzir vídeo com campanha antirracista e uma cartilha; 4. Refletir sobre questões étnico-racial a partir da Literatura Afro-brasileira
Metodologia
Para executar o projeto faremos 05 lives, a saber: 1. O Racismo como ele é. - A live apresenta uma leitura dramatizada de um dos contos da obra "Olhos D'água" de Conceição Evaristo e faz uma discussão de questões raciais a partir da referida Literatura Afro-brasileira. 2. Roda de leitura! - Nesta live será discutido o livro: "Quarto de despejo" de Carolina de Jesus, primeira mulher negra brasileira a vender mais de 1 milhão de livros no mundo. 3. Contação de histórias: "Meninas negras" livro de Madu Costa - Esta live apresentará a contação e discutirá sobre quem é o negro, identidade, racismo, resistência e empoderamento. 4. Brincadeiras racistas NÃO são brincadeiras - A live debate o tema racismo recreativo através de uma leitura dramatizada de excertos da obra "Racismo Recreativo" de Adilson Moreira e de informações de pesquisa que será feita pelo NEABI Campus Tabuleiro do Norte a partir de postagens de estudantes em redes sociais. 5. Preconceito racial no espaço escolar - Uma discussão a partir de trechos do livro de Eliene Cavalleiro “Do Silêncio do lar ao Silêncio escolar: Racismo, preconceito e discriminação na educação infantil”, trazendo apontamentos dos malefícios do racismo no ambiente escolar. Essas lives serão transmitidas, via canal do YouTube do campus e/ou pelo instagram. Além disso, teremos os seguintes produtos: Cartilha: Falar de racismo é preciso. Será confeccionado uma cartilha. A mesma abordará a construção do racismo no Brasil, os tipos de racismo, as leis que amparam o crime e o antirracismo. Produção de vídeo sobre frases racistas que os estudantes ouvem na escola e na sociedade em geral. O vídeo será produzido a partir de uma pesquisa feita pelos estudantes que fazem parte do Neabi Campus Tabuleiro, onde coletou as frases racista que mais apareciam no ambiente escolar. No referido material será destacado o caráter racista dessas falas que são naturalizados pela sociedade.