Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
CLUB DE LEITURA E EXPRESSÃO EM LINGUA ESTRANGEIRA
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
26/10/2020
Previsão de Fim:
21/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Questionário
Prova
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cristiene Ferreira da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cristiene Ferreira da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 26/10/2020 21/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Apresentação O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE tem o compromisso de promover o desenvolvimento de projetos, estudos científicos e trabalhos no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. No desempenho deste propósito, o Instituto proporciona aos seus alunos, servidores, professores e à comunidade externa ações que priorizem suas necessidades de qualificação, capacitação e de busca de novos conhecimentos. Assim, este projeto figura apenas uma dessas ações que primam pela comunhão entre o ensino, a extensão do mesmo, e que apresentam e preparam terreno fértil para estudos científicos na academia. No âmbito das ações de extensão, o « CLUB DE LEITURA E EXPRESSÃO EM LINGUA ESTRANGEIRA » é um projeto cujas ações estratégicas desenvolvidas são oportunidades significativas de contato com aspectos linguísticos (gramaticais, lexicais, fonéticos e fonológicos) em diversas situações de uso da Língua Estrangeira (LE). Essas ações oferecem atividades práticas de compreensão e expressão oral e escrita úteis ao desenvolvimento da comunicação em LE. Nesse sentido, o projeto vem de encontro às solicitações freqüente dos alunos ao propor suporte prático à superação das carências, dificuldades e/ou déficits do aprendiz nas suas habilidades de leitura e de produção oral em LE. Mesmo na atual situação de isolamento social gerada pela pandemia da COVID-19, este projeto pretende desenvolver atividades em sala de aula, virtual ou presencial (período pós vacinação), que, promovam a interação do aprendiz com os outros, sua participação ativa, sua autonomia, e que possibilitem ele próprio observar e verificar a existência ou não de progressão e melhorias na sua competência leitora e/ou na sua produção oral em LE. No propósito da realização de suas ações diversificadas e expansivas, este projeto elege inicialmente a modalidade da EAD e o ensino remoto para desenvolver suas atividades, sejam elas síncronas e/ou assíncronas e, ainda, adota o Google Classroom e o Google Meet como suportes de acesso dos participantes à sala de aula virtual, conforme orientações do IFCE. O estudo de línguas estrangeiras caracteriza-se, principalmente, como um diferencial que acresce e capacita à vida profissional e ao desenvolvimento humano. Assim, o ‘Club’ espera qualificar e complementar a formação profissional e acadêmica dos participantes e contribuir com o desenvolvimento humano pela expansão de novos conhecimentos.
Justificativa
Justificativa O projeto « CLUB DE LEITURA E EXPRESSÃO EM LINGUA ESTRANGEIRA » justifica-se pela finalidade de promover regularmente, junto ao público alvo do IFCE e a comunidade externa, ações educativas que visam desenvolver atividades de compreensão e expressão oral e escrita inerentes à comunicação em Língua Estrangeira (LE). Considerando a grande diversidade de eventos realizados no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), este projeto reconhece a necessidade de maior ocorrência das atividades de leitura e produção oral em cursos regulares de Língua Estrangeira (LE) e, nessa perspectiva, justifica-se por oferecer suporte prático à superação das carências, dificuldades e/ou déficits do aprendiz nas suas habilidades de leitura e de produção oral em LE. Na delimitação da abrangência deste projeto, a proposta inicial foca abordagem no desenvolvimento da aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE), por considerar baixa a ocorrência de prática de leitura e produção oral em sala de FLE, sendo esta prática uma solicitação freqüente por parte dos alunos. Nesse contexto, este projeto justifica-se pela oportunidade de enfrentamento e superação das dificuldades do aprendiz nas suas competências de leitura e expressão oral.
Público Alvo
Estimativa de 10 vagas destinadas ao publico externo. O projeto « CLUB DE LEITURA E EXPRESSÃO EM LINGUA ESTRANGEIRA » é destinado ao público do IFCE (alunos, professores e servidores) e a comunidade externa. Pessoas que tenham o ensino fundamental II completo e conhecimento prévio do idioma (sendo necessário, no mínimo, o básico de 60h/a), ou seja, jovens e adultos em busca de qualificar e complementar sua formação profissional e/ou expandir novos conhecimentos. A seleção do público alvo é realizada por ordem de inscrição, via Formulário Google disponível no site do IFCE. Após o preenchimento das 20 vagas ofertadas é gerada uma lista de espera por ordem de inscrição dos demais candidatos.
Objetivo Geral
Este projeto pretende criar o « CLUB DE LEITURA E EXPRESSÃO EM LINGUA ESTRANGEIRA » e, junto ao público alvo, criar em sala de aula, seja ela física ou virtual, um espaço para a prática do exercício regular/constante das habilidades de leitura e de expressão oral em Língua Estrangeira (LE), sendo a Língua Francesa o primeiro idioma a ser contemplado na execução deste projeto. Assim, o projeto tem o objetivo inicial de desenvolver as habilidades de compreensão e de expressão em diversas situações comunicativas, por meio do estudo de textos selecionados sejam eles escritos, orais e/ou imagéticos. Esse estudo de textos visa promover o desenvolvimento das competências linguística, sóciolinguística e pragmática, podendo abordar temas variados e de interesse dos participantes, bem como abordar estruturas lingüísticas (de nível iniciante e/ou intermediário), no propósito de aperfeiçoar os atos de fala na comunicação em Língua Francesa. Nessa perspectiva, o ‘Club’ oferece ao aprendiz oportunidade singular à superação das dificuldades inerentes à aprendizagem e a comunicação em FLE.
Objetivo Específico
• oferecer ao aluno um espaço, físico ou virtual, para desenvolver atividades de compreensão e expressão oral e escrita, com foco na prática do exercício regular/constante das habilidades de leitura e de expressão oral (na abrangência do nível iniciante e/ou intermediário) ; • promover a exposição dos alunos à diversidade de textos escritos, orais, imagéticos, autênticos (...), visando a compreensão e expressão oral e escrita da língua e usando variados instrumentos/ferramentas e registros: (re)produções de CDs, MP3, MP4, audiovisuais, internet, dentre outros ; • motivar os participantes e criar condições de trabalho que visem o enriquecimento lexical, às melhorias na pronuncia, no ritmo, na entonação, na articulação dos sons, das palavras, na percepção das estruturas da língua..., dentre outros aspectos ; • orientar e desenvolver o estudo de textos selecionados, sejam eles escritos, orais e/ou imagéticos, na promoção das atividades de: escuta, leitura, repetição, conversação, discussões, debates, dentre outras ; • adotar ações estratégias (observando o nível de cada grupo/atelier) que visam o desenvolvimento da competência leitora e produção oral, tais como promover: o diálogo; o jogo de interpretação/encenação; o jogo de palavras/numéricos, os jogos fonético; a escuta de documentos sonoros; a leitura (silenciosa e/ou em voz alta, imagética, participativa/coletiva...); a repetição (de palavras/frases); a contação de histórias; a apresentação (exposé) de variados temas; o teatro; a imagem; a canção, a adivinhação, adoção de um “partenaire linguistique” visando a motivação/participação nas atividades, dentre outras ; • orientar, aplicar, corrigir, sanar dúvidas, resolver e/ou realizar exercícios orais e escritos, individuais ou em grupos, observando o nível de conhecimento da língua dos grupos participantes (iniciante e/ou intermediário); • levar o aluno à observar e verificar a existência ou não de progressão e melhorias na sua competência leitora e/ou na sua produção oral em FLE ; • promover a interação do aprendiz com os outros (inclusive por meio da adoção de um “partenaire linguistique” visando a motivação/participação) , sua participação ativa, suas reflexões críticas e sua autonomia no uso e aprendizagem da língua ; • capacitar os alunos ao uso da Língua Francesa, para que eles se expressem e compreendam no idioma em diversas situações comunicativas da vida cotidiana (...).
Metodologia
Metodologia: No propósito do planejamento e realização de suas ações, o « CLUB DE LEITURA E EXPRESSÃO EM LINGUA ESTRANGEIRA » oferece inicialmente dois ‘ateliers de leitura e expressão oral em FLE’, para abranger dois grupos/tipos de participantes, sendo: um grupo de faux-debutants (participantes com no mínimo 60h/a de estudo no idioma) que integram o “ATELIER FLE: LECTURE EXPRESS . 1” e outro grupo de nível intermediário (com no mínimo 180h/a de estudo no idioma) que integram o “ATELIER FLE: LECTURE EXPRESS . 2”. É previsto para a realização das atividades de cada atelier a oferta de 60h/a, à serem distribuídas de modo regular e na constância de dois encontros semanais. Em decorrência da atual situação de isolamento social gerada pela pandemia da COVID-19, cada ATELIER FLE adota a modalidade da EAD e o ensino remoto para desenvolver suas atividades, sejam elas síncronas e/ou assíncronas e, ainda, adota o Google Classroom e o Google Meet como suportes de acesso à sala de aula virtual, conforme orientações do IFCE. Em síntese, o Google Classroom é o ambiente virtual para a realização de cada atelier, (podendo haver adoção de variadas mídias/aplicativos do universo digital), onde ocorrerá aula expositiva online via Google Meet com slides em ppoint e aplicação/correção de exercícios orais e/ou escritos e/ou questões Google Forms..... e/ou videoaula de reforço gravada e postada. O link/Meet de acesso aos encontros/aula será disponibilizado no Mural do Classroom momentos antes do início da aula. É necessária a presença online dos alunos em sala virtual para que as atividades propostas sejam desenvolvidas e os objetivos deste projeto sejam alcançados. A abordagem metodológica propõe aula expositiva dialogada, na qual será considerado o conhecimento de mundo dos alunos e sua construção de maneira reflexiva. As atividades são desenvolvidas levando em conta o nível de conhecimento dos participantes no idioma, bem como suas carências na prática da leitura e da expressão oral. De modo regular e gradual, os exercícios serão solicitados/aplicados, procurando sanar dúvidas e dificuldades dos alunos em relação à comunicação em FLE. As atividades buscam promover um processo dinâmico de interação do aprendiz com os outros, sua participação ativa e sua autonomia na verificação da existência ou não de progressão e melhorias na sua competência leitora e/ou na sua produção oral em FLE. As atividades avaliativas ocorrerão de maneira contínua e no decorrer das aulas: os alunos serão avaliados conforme suas participações e desempenhos nas atividades desenvolvidas, bem como por meio de exames que ocorrerão no decorrer do atelier ofertado. As atividades propostas aos participantes são elaboradas na observância dos objetivos deste projeto e buscam atender às necessidades/carências inerentes de cada grupo/atelier. Em cada encontro/aula, as atividades buscam criar condições de trabalho para • desenvolver a prática do exercício regular/constante das habilidades de leitura e de expressão oral (na abrangência do nível iniciante e/ou intermediário) ; • promover a exposição dos alunos à diversidade de textos escritos, orais, imagéticos, autênticos (...), visando a compreensão e expressão oral e escrita da língua e usando variados instrumentos/ferramentas e registros: (re)produções de CDs, MP3, MP4, audiovisuais, internet, dentre outros ; • motivar os participantes ao enriquecimento lexical, às melhorias na pronuncia, no ritmo, na entonação, na articulação dos sons, das palavras, na percepção das estruturas da língua..., dentre outros aspectos ; • orientar e desenvolver o estudo de textos selecionados, sejam eles escritos, orais e/ou imagéticos, na promoção das atividades de: escuta, leitura, repetição, conversação, discussões, debates, dentre outras ; • adotar ações estratégias (observando o nível de cada grupo/atelier) que visam o desenvolvimento da competência leitora e produção oral, tais como: o diálogo; o jogo de interpretação/encenação; o jogo de palavras/numéricos, os jogos fonético; a escuta de documentos sonoros; a leitura (silenciosa e/ou em voz alta, imagética, participativa/coletiva...); a repetição (de palavras/frases); a contação de histórias; a apresentação (exposé) de variados temas; o teatro; a imagem; a canção, a adivinhação, adoção de um “partenaire linguistique” visando a motivação/participação nas atividades, dentre outras ; • orientar, aplicar, corrigir, sanar dúvidas, resolver e/ou realizar exercícios orais e escritos, individuais ou em grupos, observando o nível de conhecimento da língua dos grupos participantes (iniciante e/ou intermediário). Obs: é de suma importância que o aluno esteja presente nos encontros virtuais via Google Meet/classroom e que ele tenha acesso à internet e que possa fazer uso de um microfone e câmera digitais.