Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
OBSERVATÓRIO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS DO CEARÁ
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
30/10/2020
Previsão de Fim:
11/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jarbas Nunes Vidal Filho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Queiroz da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 15 30/10/2020 31/03/2021
Jarbas Nunes Vidal Filho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 30/10/2020 11/12/2021
Luan Douglas Maia da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 15 30/10/2020 31/03/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Cáritas Ceará Sim Acordo de cooperação
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O IFCE – campus Tabuleiro do Norte é um dos parceiros no desenvolvimento de ações que ocorrem entre Cáritas Ceará e Instituto Federal do Ceará (IFCE). Dentre essas ações, pode-se destacar recentemente as ações de capacitação empreendedora que foram executadas com grupos de produtores locais no município de Potiretama/CE. Visando fortalecer as ações de apoio ao termo de cooperação celebrado entre essas instituições, o campus Tabuleiro do Norte retomou discussões sobre os problemas enfrentados pela Cáritas para gerenciamento dos dados referentes aos conflitos ambientais no Estado do Ceará. De acordo com o Diário do Nordeste (2020), o número de registro dos conflitos ambientais no estado vem crescendo bastante nos últimos anos. Os conflitos ambientais ocorrem devido aos diferentes grupos sociais divergirem sobre o significado dos espaços ocupados pela sociedade. A Cáritas Ceará atua com capacitações e apoio por meio de assessorias jurídicas, visando minimizar os problemas dos pequenos produtores que vivem da agricultura familiar. Os produtores necessitam de água e terra para sua produção, porém, vivem em constante conflitos sociais e ambientais. O objetivo desta ação é construir uma plataforma computacional para informatizar os dados dos conflitos ambientais coletados pela Cáritas Ceará, possibilitando a extração de informações por meio da espacialização dos dados ou técnicas de análise de dados espaciais. A proposta tende a melhorar a gestão dos dados, facilitar consultas a base de dados visando entender os principais motivos que causam os conflitos de disputas e melhorar as tomadas de decisão que apoiem as ações da Cáritas ou do próprio Governo do Estado. Por fim, a plataforma tende apoiar grupos acadêmicos ou sociais que visam estudar sobre os problemas de conflitos ambientes no Ceará.
Justificativa
O Ceará convive diariamente com disputas por espaços de convívio da sociedade, seja água, terra ou outro recursos. Os casos aumentam ano após anos. A Cáritas realiza um trabalho de apoio e capacitação aos produtores que vivem dentro dos conflitos, mas sofrem com a falta de informatização dos dados dos conflitos em todo o estado do Ceará. Portanto, a Cáritas necessita de uma ferramenta para gestão, análise, registro, armazenamento de dados, consequentemente proporcionará melhores tomadas de decisões em apoio as comunidades que convivem com os problemas.
Público Alvo
Os produtores e as comunidades que vivem em regiões de disputas ambientais como, por exemplo, água e terra. Portanto, estes necessitam de apoio jurídico da Cáritas para tomada de decisões.
Objetivo Geral
Desenvolver uma plataforma computacional para registro, armazenamento, gestão e consulta de dados sobre os conflitos ambientais no Estado do Ceará, possibilitando a melhoria nas tomadas de decisão para ações via Cáritas ou do próprio Governo do Estado trazendo respostas a demandas sociais de cunho ambiental.
Objetivo Específico
De forma específica, pretende-se desenvolver as seguintes atividades. 1) Levantamento dos requisitos por meio de reuniões com os stakeholders; 2) Modelagem e projeto de banco de dados para armazenamento dos dados coletados; 3) Investigar plataformas de mapas gratuitas para exibição dos dados de forma espacial; 4) Desenvolver as funcionalidades da plataforma (back-end); 5) Desenvolver a interface do usuário com o sistema (front-end); 6) Hospedar a aplicação utilizando domínio e servidor do próprio IFCE; 7) Realização de testes e validações da plataforma; 8) Capacitações de uso do sistema com os Agentes da Cáritas.
Metodologia
Devido ao curto prazo de execução deste projeto, adota-se o Design Thinking como metodologia a ser seguida. Essa metodologia trata sobre a flexibilidade cognitiva, a habilidade para adaptar os processos aos desafios. Essa abordagem é focada no ser humano que vê a multidisciplinaridade, colaboração e tangibilização de pensamentos e processos, caminhos que levam a soluções inovadoras para negócios (VIANNA et al, 2012). Além disso, os bolsistas vão trabalhar juntos nas mesmas atividades para que seja possível alcançar os resultados propostos. As seguintes fases serão seguidas pelos bolsistas para que os objetivos do trabalho sejam alcançados: • Empatia: Realização de pesquisas desk e pesquisa exploratória para familiarização com o problema. Além disso, buscar as características do problema com as pessoas e setores envolvidos no problema. • Definição do problema: Realização de reflexões embasadas nos dados reais obtidos das pesquisas desk e pesquisa exploratória. A partir disso, definir e delimitar o problema a ser resolvido. Explorar apenas as necessidades centrais para desenvolvimento do Mínimo Produto Viável (MVP) com as funcionalidades essenciais e investigar as tecnologias que serão utilizadas para o desenvolvimento. • Idear: Realização de brainstorms sobre os problemas a serem resolvidos buscando gerar os melhores insights da aplicação proposta. Os brainstorms serão realizados com as equipes do projeto nos momentos iniciais do projeto ou quando novas necessidades precisarem ser inseridas. • Prototipar: implementação e validação das soluções propostas para elaboração das aplicações. Focando em estratégias que facilitem a inserção, consulta, atualização e armazenamento de dados. • Testar: Testes serão aplicados buscando verificar a eficácia das funcionalidades implementadas em ambientes reais de execução.