Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
III SEMANA DE ARTE URBANA BENFICA (SAUB)
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
07/12/2020
Previsão de Fim:
11/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1500
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Seminário
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Mala direta
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Apresentação
Ciclo de Debates
Espetáculo
Exposição
Mostra
Seminário
Nome do Responsável:
Francisco Herbert Rolim de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Herbert Rolim de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 1 07/12/2020 11/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SECULT Sim Outro (Edital Territórios Culturais da SECULTFOR)
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 2.000,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 1.000,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
III SEMANA DE ARTE URBANA BENFICA (SAUB) EU, O OUTRO E A CIDADE COMO POÉTICA RELACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA. de 07 a 11 de dezembro de 2020. O Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação (GMFPA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, desde 2009, vem realizando práticas urbanas no Bairro Benfica: Exercício de Calçada (2009); Praça/Casa - Feira da Gentilândia (2009), I Semana de Arte Urbana Benfica (2010), II Semana de Arte Urbana Benfica (2019); Movências Poéticas - UFC/IFCE/GMFPA (2019) com o objetivo de ativar o Pólo Cultural Benfica, ao realizar, patrocinar e promover serviços, oficinas, cursos, conferências, seminários, debates, palestras, filmes, estudos, pesquisas e intervenções no Bairro Benfica. Para a terceira edição da Semana de Arte Urbana Benfica (III SAUB) que acontecerá de 07 a 11 de dezembro de 2020, o GMFPA traz como proposta de trabalho o tema "Eu, o Outro e a Cidade como Poética Relacional em Tempos de Pandemia". Projeto este selecionado pelo Edital da Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) e que para sua realização mais efetiva espera contar com o apoio da Diretoria de Extensão (DIREX) do IFCE. Em conformidade com o contexto atual (COVID-19), nesta edição, a III SAUB contará com ações remotas. Todo o evento terá uma carga horária de 40 h, dividida em três eixos: 1. Investigativo Seminário "Poéticas Urbanas Demandas Relacionais" com apresentação remota de Trabalhos de Conclusão de Curso e de Dissertação de Mestrado, desenvolvidos por pesquisadores do GMFPA e validados pelo IFCE, campus Fortaleza/Benfica, a propósito dos quais possamos pensar questões da arte pública como prática social e seu reflexo no Bairro Benfica. 2. Expositivo Reabertura do "Espaço Meio Fio" com a exposição "Cortejo", em formato virtual, com registros e objetos desta performação, realizada na Praça João Gentil, Bairro Benfica, durante a II SAUB, pelos integrantes do GMFPA da linha de pesquisa Africanidades Brasileiras, sob coordenação da Profa. Dra. Cecília Calaça. Além de obras recentes. 3. Prático-reflexivo a) Mostra de Arte Virtual de Performance, cujo tema se dá em torno de questões urbanas, com 5 (cinco) trabalhos previamente selecionados por meio de chamada pública, com edital eletrônico, de abrangência local (Fortaleza). b) Mostra de Pesquisadores em Arte do GMFPA com trabalhos remotos dos alunos do CLAV e do PPGArtes, para o qual esperamos contar com bolsas da DIREX, no valor total de R$ 3.000,00, objeto de inscrição deste evento no SIGPROEXT.
Justificativa
Em Arte Urbana (2000) Vera Pallamin conceitua territorialidade como agenciamento de solidariedades e alinhamento de interesses, demarcando campos de ação a partir de relações simbólicas que os situa social e culturalmente. Em tempos de distanciamento social, como podemos expressar este momento atual, de que forma pensamos essas relações simbólicas? A arte de natureza relacional pode contribuir para delinear esses campos de ação? Como essas questões podem afetar o bairro Benfica? Desenhado, física e socialmente, na composição da cidade de Fortaleza, localizado entre o centro e os bairros que o margeiam, o território Benfica, locus da III SAUB, é autorretrato de suas subjetividades coletivas, com linhas de demarcação que se entrecruzam pelos corredores de trânsito, fluxos de passagens de ir, de vir, de residir, de flanar e de deriva. Portanto, um campo de ação fértil para refletir sobre as relações como experiência estética urbana, principalmente levando em conta o Polo Cultural Benfica como proposta de associação civil, comunitária, supra-institucional, que tem como missão otimizar e integrar os equipamentos culturais, sociais, desportivos e educacionais do bairro Benfica e seu entorno. Para o crítico de arte francês Nicolas Bourriaud, autor de Estética Relacional (2009) na arte contemporânea deve-se levar em conta mais as “formações” do que a “forma”, como objeto de arte aberto, em que a forma consiste no encontro eventual com o outro, mediado por proposições artísticas participativas, colaborativas e integradoras com outros saberes. É nesse sentido que se desenha a III SAUB, esperando dar continuidade às edições da SAUB e, sobretudo reafirmando o Benfica (Pólo Cultural Benfica) como território de dinamicidade criativa, de transformações urbanas qualitativas, resultantes da confluência do subjetivo, do político e do social; da articulação de situações conflitantes; da mediação de contextos variados; da integração de diferentes sistemas simbólicos; do intercruzamento de informações, conhecimento e inventividade relacional.
Público Alvo
Artistas, alunos, professores, pesquisadores e interessados em artes. De modo mais específico a comunidade do Bairro Benfica da Cidade de Fortaleza.
Objetivo Geral
Realização da III Semana de Arte Urbana Benfica, em edição remota.
Objetivo Específico
1 - Efetivar o Pólo Cultural do Benfica/Gentilândia como Centro Cultural Urbano da cidade; 2 - Agenciar os equipamentos culturais dos órgãos públicos e privados do bairro, de forma colaborativa, para um melhor aproveitamento coletivo de seu uso; 3 - Ativar os espaço, entidades e projetos educativos e de lazer social envoltos no bairro; 4 - Oferecer ao bairro opções de fruição, lazer e cidadania que possam contribuir para a formação cultural, conscientização patrimonial, revelação de valores artísticos, construção de novos saberes, etc; 4 – Realizar e promove serviços, oficinas, cursos, conferências, seminários, debates, palestras, filmes, estudos e pesquisas com temas voltados para o bairro. 5 - Aproximar as entidades educacionais ligadas ao bairro e contribui para o alcance dos graus de excelência e/ou gratuidade relacionados à arte e cultura; 6 – Promover exercícios de cidadania crítica e de cultura de paz.
Metodologia
Trata-se de Pesquisa-Ação, cujas atividades seguirão as seguintes orientações: reuniões semanais do GMFPA (10 de outubro a 21 de dezembro de 2020); indicação dos trabalhos para o Seminário Poéticas Urbanas Demandas Relacionais (05 a 10 de novembro de 2020); produção do material gráfico digital (05 a 15 de novembro de 2020); produção e divulgação do edital eletrônico Mostra Virtual de Performance Benfica (05 a 30 de novembro de 2020); seleção dos trabalhos da Mostra Virtual de Performance Benfica e da Mostra Pesquisadores em Artes do GMFPA (1 a 3 de dezembro de 2020); montagem da exposição “Cortejo - Africanidades Brasileiras” (1 a 5 de dezembro); realização da III SAUB (07 a 11 de dezembro de 2020); análise dos resultados (21 de dezembro de 2020).