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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Experiência sobre o trabalho de interpretação de Libras/ Português no contexto Educacional e da educação bilíngue no ensino remoto.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
26/11/2020
Previsão de Fim:
25/11/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Napnes e Neabis
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Mesa Redonda
Palestra
Nome do Responsável:
Joao Cesar Abreu de Oliveira Filho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Caio Vitor Sousa Peixoto IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 26/11/2020 25/11/2020
Geraldo Venceslau de Lima Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/11/2020 25/11/2020
Grasielly Silva Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 26/11/2020 25/11/2020
Hildeny Correia de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 26/11/2020 25/11/2020
Isadora Freitas de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2020 25/11/2020
Joao Cesar Abreu de Oliveira Filho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 26/11/2020 25/11/2020
Joao Dehon da Rocha Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/11/2020 25/11/2020
Lucivânia Moreira de Holanda IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2020 25/11/2020
Maria do Socorro Araujo Vale IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 26/11/2020 25/11/2020
Maria Laura Calixto de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2020 25/11/2020
Milena Freitas Mauricio IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 26/11/2020 25/11/2020
Paulo Henrique Anselmo Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2020 25/11/2020
Persia Regilda Maia Reboucas IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 26/11/2020 25/11/2020
Robson Campanerut da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/11/2020 25/11/2020
Valesca Assunção Vilanova Novaes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2020 25/11/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Essa atividade cadastrada no SIGPROEXT como projeto objetiva debater a cerca da educação, acessibilidade e ensino remoto. O intuito a a realização de atividades de extensão por meio de lives. Desse modo, cada live será cadastrada como um evento o qual irá compor o ciclo de lives que propõe o projeto cadastrado. A proposta têm como base o projeto maior intitulado "Educação e acessibilidade digital no ensino remoto em tempos de pandemia". Essa proposta busca aprofundar o debate em torno da inclusão e da acessibilidade digital no ensino remoto, tendo em vista que essa forma de ensino encontrada por diversas instituições do país traz sérios problemas para os estudantes, como o acirramento da exclusão, principalmente para pessoas com deficiência. A proposta é que possamos discutir essa questão e caminhar na busca de soluções mais inclusivas por meio da acessibilidade digital.
Justificativa
O momento atual de combate a Pandemia do Corona vírus em todo o mundo marcou novas formas de sociabilidade, comportamentos, atitudes e ações, principalmente no contexto educacional. O Ensino remoto foi a saída encontrada para minimizar os impactos da Pandemia na educação. Diante de tal desafio, observa-se a exclusão digital existente em nosso país, as desigualdades econômicas que se materializam nos estudantes e a exclusão de pessoas com deficiência nesse processo. Esse fato instigou-nos a pensar como seria possível a realização de aulas no contexto do ensino remoto para pessoas com deficiência. A partir desses questionamentos surgem diversas frentes de investigação que procuram buscar soluções no sentido de garantir acessibilidade digital para as pessoas com deficiência. Isso é possível? São questionamentos dessa natureza que tentaremos compreender a partir desse projeto de extensão. Sabe-se que durante as aulas presenciais as dificuldades de promover a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais é um desafio gigantesco para as instituições de ensino, professores e alunos. Em meio ao momento ímpar em que o mundo se encontra, os meios virtuais se tornaram a principal ferramenta de disseminação de conhecimento das escolas. As dificuldades em tempos “normais” já são enormes, e, com a utilização do estudo remoto foram atenuadas ainda mais. Agora, mais do que nunca, o entendimento de como as pessoas com necessidades especiais estão se sentindo e como estão reagindo ao cenário pandêmico são de extrema importância. Nesse sentido, a referida live compõe o ciclo de debates que trata da educação e acessibilidade no ensino remoto em tempos de pandemia. Para aprofundar tal temática a live "Experiência sobre o trabalho de interpretação de Libras/Português no contexto Educacional e da educação bilíngue no ensino remoto", poderá contribuir com o debate em torno do trabalho de interpretação dos profissionais tradutores interpretes de libras (TILS) no contexto educacional e ainda como a educação bilíngue pode contribuir no debate acerca da acessibilidade digital no ensino. Tal perspectiva auxilia ainda na compreensão do trabalho de diversos sujeitos no processo de acessibilidade, enfatizando que a proposta de uma educação acessível passa pela contribuição de diversos sujeitos e áreas.
Público Alvo
Professores e discentes da redes municipal e estadual, pais de pessoas com deficiência, associações e organizações de representante de pessoas com deficiência.
Objetivo Geral
Entender a acessibilidade digital e as metodologias acessíveis para pessoas com deficiência através do ensino remoto em tempos de Pandemia.
Objetivo Específico
- Identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos sujeitos no processo de ensino/aprendizagem; - Compreender as principais metodologias de inclusão para pessoas com deficiências no ensino remoto; - Analisar os principais problemas vinculados à prática docente no ensino remoto para pessoas com deficiência; - Identificar as principais estratégias utilizadas para inclusão das pessoas com deficiências no ensino remoto;
Metodologia
A metodologia utilizada para tratar dessas discussões na forma de debate, estratégias e metodologias para pensar essa questão será a partir de lives com a comunidade interna do IFCE e externa, através de parcerias com a prefeitura municipal de Tabuleiro do Norte, através da Secretária de Educação do Município, sindicato dos professores do Município e demais sujeitos vinculados a educação.