Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
OFICINA VIRTUAL EM ZOOTECNIA TROPICAL - CRIAÇÃO e DA ABELHA URUÇU DO NORDESTE (Melipona scutellaris): MANEJO DA CRIAÇÃO, COLHEITA E COMERCIALIZAÇÃO DO MEL
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
09/12/2020
Previsão de Fim:
09/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Roberto Henrique Dias da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
ALEXANDRE JORGE PIMENTEL MOURA APIME Integrante Sem vínculo Não 3 09/12/2020 09/12/2020
Ana Raquel de Oliveira Mano IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/12/2020 09/12/2020
Roberto Henrique Dias da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 09/12/2020 09/12/2020
Weslley Costa Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 09/12/2020 09/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A agropecuária tem se constituído ao longo do tempo, na atividade básica das populações rurais, exercendo uma grande importância econômica e social para o Nordeste gerando ocupação, emprego e renda. Cerca de 70% dessa região é constituída por ambiente semiárido, e caracterizada por condições climáticas específicas, tais como: forte insolação, temperaturas relativamente altas e regime de chuvas marcado pela escassez, irregularidade e concentração das precipitações num curto período, em média, de quatro meses, apresentando reservas de água insuficientes em seus mananciais reservatórios naturais ou artificiais. Esses fatores acarretam prolongadas, resultando em um déficit hídrico, e consequentemente, em estiagens falta de alimento para os animais, dos quais muitas vezes, acabam morrendo por causa da fome e sede. Os produtores ao perderem suas criações de animais e lavouras se veem obrigados a abandonarem sua propriedade e partirem para cidade em busca de outra fonte de renda (êxodo rural). Como uma solução para viabilizar os problemas existentes na região, surge como alternativa, o cultivo de espécies vegetais e adaptadas às condições locais, tais como: cactáceas, gramíneas, espécies animais adaptadas a este ambiente e outras estratégias. A busca por informações vem também crescendo, e assim, este evento remoto vem fortalecer a difusão de conhecimento teórico prático de forma democrática no acesso a estudantes, técnicos e produtores rurais que buscam conhecimento científico e técnico para superar suas dificuldades no campo da Zootecnia. Esta oficina será realizada de forma virtual e gravada, mas sua gravação não será disponibilizada aos participantes. A oficina terá o tema: CRIAÇÃO DA ABELHA URUÇU DO NORDESTE (Melipona scutellaris): BIOLOGIA DAS ABELHAS, MANEJO DA CRIAÇÃO, COLHEITA E COMERCIALIZAÇÃO DO MEL
Justificativa
Esta ação se justifica pela necessidade dos produtores rurais, estudantes, e técnicos em adquirirem conhecimentos para poder conduzir a criação das abelhas em ambiente tropical de forma racional, econômica e ecologicamente correta.
Público Alvo
Produtores, professores, técnicos e estudantes de outras instituições.
Objetivo Geral
Capacitar e promover o crescimento da criação de animais em ambiente tropical para que estes possam gerar ocupação e renda, produzir alimentos de qualidade e fortalecer a alimentação familiar.
Objetivo Específico
Capacitar os produtores de forma correta no manejo das abelhas em ambiente tropical; Gerar ocupação e renda para os produtores; Repassar conhecimentos técnicos aos produtores através do trabalho de extensão, na tentativa de reduzir o índice de mortalidade e perdas das abelhas e lavouras de apoio a criação; Auxiliar os produtores no controle profilático de parasitas e doenças que atacam as abelhas; Fortalecer o combater a desertificação com a preservação das espécies vegetais que alimentam os animais em ambiente tropical; Evitar e diminuir o êxodo rural.
Metodologia
A oficina será realizada na plataforma do Google Meet; Se a gravação da oficina for realizada com sucesso, esta não será disponibilizada para os participantes e será utilizada apenas para registro do evento; Abertura da sala virtual trinta minutos antes de iniciar o evento, para ambientação dos participantes; Apresentação da oficina e informes pelo moderador; Apresentação do palestrante pelo moderador; Apresentação da palestra pelo palestrante; Apresentação do conteúdo teórico através de palestra virtual síncrona; Abertura de fala aos participantes para realizar questionamentos; Apresentação de vídeos com atividades práticas que fortaleçam o conhecimento abordado; Abertura de fala aos participantes para realizar novos questionamentos; Avaliação da oficina pelos os participantes; Encerramento.