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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Uma nova cultura política para defender o IFCE
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Organizações da Sociedade e Movimentos Sociais e Populares
Data de Início:
08/12/2020
Previsão de Fim:
08/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
700
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Seminário
Trabalho em grupo
Reunião
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Cleide da Silva Barroso
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alysson Jones dos Santos Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 16 27/01/2021 08/12/2021
Ana Isabele Silva Barreto IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/01/2021 08/12/2021
Ana Jessica do Nascimento Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 08/12/2020 08/12/2021
Antonia Isabeli Alves Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 27/01/2021 08/12/2021
Antonio Arinilson Rabelo de Aguiar IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/01/2021 08/12/2021
Brendon Alves Regis IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/01/2021 08/12/2021
Daniel Felipe Alves de Sousa Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 08/12/2020 08/12/2021
Daniel Santos Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 27/01/2021 08/12/2021
Desireê Karol Almeida de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 16 27/01/2021 08/12/2021
Dominique Sofia Almeida Diniz IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/01/2021 08/12/2021
Emanuel Vinicius Araujo da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 08/12/2020 08/12/2021
Francisco Alan Moreira de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/01/2021 08/12/2021
Klaus Azevedo de Melo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2021 08/12/2021
Luana Costa de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/01/2021 08/12/2021
Lucas Vinicius Martins Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 27/01/2021 08/12/2021
Luiz Henrique Angelo de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 08/12/2020 08/12/2021
Maria Clarice da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/01/2021 08/12/2021
Maria Cleide da Silva Barroso IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 08/12/2020 08/12/2021
Nicoly Almeida Duarte IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/01/2021 08/12/2021
Pamela Layla Freitas Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 16 27/01/2021 08/12/2021
Rerisson Washington Eustaquio da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/01/2021 08/12/2021
Rivanildo Sousa de Almeida Filho IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/01/2021 08/12/2021
Ruth do Nascimento da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/01/2021 08/12/2021
Saulo Vasconcelos Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/01/2021 08/12/2021
Sávio da Silva Marques IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 27/01/2021 08/12/2021
Vitória Gonçalves Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/01/2021 08/12/2021
Werbeth Deyvison da Silva Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/01/2021 08/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
DCE - JML IFCE Sim Termo de execução descentralizada
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 86.400,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O movimento estudantil vem a cada ano ganhando mais importância no cenário nacional, sendo um movimento agregador de conhecimento e força política. Atualmente grandes entidades estudantis como UNE (União Nacional dos Estudantes), UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos), têm ganhado notoriedade através de suas ações em meio a sociedade. Nesse sentido, o Diretório Central Estudantil, entidade que representa os estudantes de uma instituição de ensino superior (IES), reforça lutas cotidianas dentro do espaço acadêmico, pautando lutas em prol da defesa da educação, e para, além disso, como na realização de atividades de ensino, pesquisa, extensão e a promoção de espaços de inclusão social. Desta forma, este projeto visa fazer com que o Instituto Federal do Ceará, possibilite aos discentes que compõe essa instituição, uma bolsa de extensão para realização de atividades de ensino, pesquisa, extensão e a promoção de espaços de inclusão social que serão divididas em eixos e coordenadas pelo diretório Central estudantil José Montenegro de Lima – IFCE (DCE JML – IFCE) em parceria com o IFCE Campus Maracanaú.
Justificativa
O movimento estudantil, atualmente possui grande relevância nacionalmente, suas várias lutas em prol da defesa de uma educação gratuita, de qualidade e emancipadora, são pautas centrais ao conjuntos dos e das estudantes. Para além da militância, os estudantes que compõem o movimento estudantil, realizam em meio às suas entidades de bases ou gerais (Grêmios, Centros Acadêmicos e Diretórios Centrais Estudantis) atividades que vão desde a promoção de palestras, rodas de conversa, diálogos junto a classe estudantil e setores da educação municipal e/ou estadual, para que esses sujeitos tenham uma construção política socioeducacional. Desta forma a presente proposta, busca trazer então, para o debate a temática da formação discente e a suas práxis. No intuito de tratar do tema, destaca-se como objetivo geral contribuir com a reflexão acerca das realidades sócio educacionais vivenciadas dentro do Instituto Federal do Ceará, o entendimento do fenômeno educativo, sob o ponto de vista de sua totalidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre a função social da educação e contribuindo de forma gradual, dimensionando as temáticas abordadas pelos estudantes, contribuindo, assim, ´para o enraizamento do movimento estudantil no nosso estado. Portanto, de acordo com esse pressuposto, e fundamentadas nos estudos e pesquisas de aprendizagem e ensino, o Projeto de Extensão também se constitui na intenção em apresentar segmentos correlacionados com as lutas estudantis, adequados para uma prática educativa criativa e interativa no ensino das várias áreas afins da educação. Podendo ainda, possibilitar um canal de diálogo permanente entre os discentes sobre as abordagens efetuadas nos espaços de formação, o compromisso e a responsabilidade pela formação profissional no ensino, na pesquisa e na extensão, desenvolvendo competências humanas por meio de um diálogo crítico e reflexivo do processo educativo. Ademais, salienta-se que a finalidade do projeto compõe uma das ações requeridas para colaborar com uma formação discente comprometida com o papel social, entrelaçando as teorias existentes e a realidade do contexto educacional atual, fazendo o encadeamento entre teoria e prática fundamental a formação discente. Assim, o nosso debruçar sobre a temática em tela visa, dentre outros aspectos, o desenvolvimento da capacidade de reflexão acerca da realidade sócio-educacional sob o ponto de vista de sua totalidade – demarcadas as relações entre o trabalho pedagógico das diretrizes e normas voltadas a políticas educacionais no contexto de educação ambiental, educação para a diversidade de gênero e de sexualidade, educação para diversidade étnico-racial, cultura, artes, esporte e comunicação. Além da forma como a sociedade conduz a organização deste trabalho em geral, contribuindo para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre a função social do movimento estudantil perspectivada pela organização social vigente. Por conseguinte, reafirmamos que tal proposta encontra-se com o foco na extensão voltado para educação, e ainda, na melhoria da vida e realidade dos sujeitos. O referido projeto reunirá estudantes do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE) que compõem a direção executiva do Diretório Central Dos Estudantes José Montenegro de Lima (DCE JML), onde as mesmas estão presentes em 11 campis da rede IFCE, sendo eles: "Acaraú, Aracati, Baturité, Canindé, Crateús, Fortaleza, Maracanaú, Paracuru, Sobral, Tauá e Umirim.
Público Alvo
Todas e todos nos arredores dos Campis
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo geral levar para a comunidade acadêmica e a comunidade que cerca os campi do Instituto Federal do Ceará, atividades correlacionadas ao movimento estudantil, bem como atividades que proponham o desenvolvimento socioeducacional, com debates, rodas de conversas, promoção de esportes e cursos. Visando, assim, a promoção do movimento estudantil atrelado a instituição de ensino em meio a sociedade e o enraizamento do mesmo no interior do estado.
Objetivo Específico
a) Realização de atividades sócioeducacionais que serão inseridas e trabalhadas dentro da comunidade; b) Promoção de debates acerca de igualdade racial; c) Promoção de debates acerca de igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher; d) Promoção de debates da diversidade sexual e gênero; e) Realização de eventos de cunho esportivo; f) Mobilização para eventos científicos (CONTAQ, SEMIC, SIC) e político-educacional (CEBs e CONEIFCE); g) Expansão de ideias para a preservação ambiental; h) Tutoria das ferramentas usadas pelo Instituto Federal do Ceará; i) Produção de Cartilhas sobre ROD (Regulamento de Organização Discente) e RAE (Regulamento de Assistência Estudantil); j) Promoção de cursos de extensão; k) Promoção de atividades direcionadas ao ENEM; l) Promoção de mobilizações em datas e meses com campanhas importantes (Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e etc.).
Metodologia
O Projeto terá como ênfase a viabilização de atividades relacionadas à ensino, pesquisa e extensão, educação e inclusão social desenvolvidas previamente pelos estudantes que constroem o Diretório Central dos Estudantes José Montenegro de Lima (DCE JML), voltadas ao público interno e externo do IFCE. Como já apresentado, a execução seguirá direcionada a atividades que se inserem em oficinas, palestras, mesas redondas, minicursos, mobilizações e grupos de discussão ministrados pelos estudantes bolsistas que terão encontros virtuais mensais com a coordenação do projeto para o acompanhamento das atividades, duas capacitações presenciais, uma inicial e outra com seis meses de atividades executadas como também participarão de uma cerimônia de encerramento ao final de 12 meses de projeto para finalizar e certificar o trabalho exercido durantes esse período. As atividades do projeto serão desenvolvidas em todos os 13 campi já apresentados e distribuídas em 30 encontros com fluxo semanal que poderão ser virtuais e/ou presenciais a depender das condições sanitárias e recomendações dos órgãos de saúde. As atividades serão divididas em eixos temáticos para a devida organização e que possa abranger a pluralidade do conhecimento, eixos estes que foram separados em: Eixo Científico : Comunicação; Ensino, Pesquisa e Extensão. Eixo Educacional : Assistência Estudantil; Assuntos Estudantis; Inteligência Emocional; Políticas Educacionais. Eixo Estruturante : Cultura; Diversidade Étnico Racial; Diversidade de Gênero; Diversidade Sexual; Esportes; Meio Ambiente. Com base na natureza e estruturação do projeto, é preciso salientar a atuação não só da coordenação executiva do DCE JML que estará coordenando as atividades, mas também as contribuições das coordenações de campi, que estão presentes nos campi do IFCE. Seguindo o que já foi previamente apresentado, os estudantes que compõem o projeto ajudarão a organizar e a desenvolver os espaços propostos pelos eixos temáticos apresentados, atrelados também a caracterização da natureza de seus respectivos espaços de atuação para a construção da temática que será abordada.