Exibir Ação

Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Inclusão educacional: conceitos, necessidades e estratégias
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
11/12/2020
Previsão de Fim:
15/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Cristiano Tenorio dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cristiano Tenorio dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 11/12/2020 15/12/2020
João Marcos Gomes de Oliveira Ferreira Universidade Federal da Paraíba Integrante Sem vínculo Não 6 11/12/2020 15/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente minicurso pretende estabelecer um nexo com a realidade docente, dando aos graduandos noções básicas quanto aos conceitos de inclusão na escola. Entendendo que, no cotidiano docente o professor é inserido em diversas realidades e faz parte de seu trabalho aprender a fazer a inserção de todos em suas aulas, possibilitando assim um processo de ensino e aprendizagem amplo e significativo para todos que participam de suas salas.
Justificativa
O trabalho se justifica pela necessidade do professor de interagir com diversas realidades e nesse sentido o presente minicurso pretende introduzir conceitos básicos de inclusão de alunos com deficiência.
Público Alvo
Professores que já concluíram seus cursos e queiram se especializar na área de inclusão.
Objetivo Geral
Apresentar uma visão geral sobre as deficiências física, auditiva, cognitiva e visual, no contexto educacional.
Objetivo Específico
Sensibilizar à inclusão. Introduzir conceitos básicos de inclusão no cotidiano docente. Conhecer os tipos de deficiências e suas peculiaridades e necessidades. Dialogar sobre a diferença de inclusão. Esclarecer como romper barreiras atitudinais.
Metodologia
Entendendo esse momento pandêmico, o minicurso será realizado em encontros síncronos e assíncronos em três dias consecutivos. Serão apresentados aos participantes noções básicas de inclusão da pessoa com deficiência em seu cotidiano. Em uma dinâmica de aula explicativa e atividade que posteriormente será considerada como método de controle de frequência para posterior certificação.