Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Condomínio Consciente
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Resíduos Sólidos
Data de Início:
14/12/2020
Previsão de Fim:
17/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
104
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Mala direta
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Adriana Guimaraes Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriana Guimaraes Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/12/2020 17/12/2021
Antonio Augusto Camelo Reboucas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/12/2020 17/12/2021
Eurides Falcao De Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 14/12/2020 05/03/2021
Gemmelle Oliveira Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/12/2020 17/12/2021
Joao Vitor Aquino Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/12/2020 05/03/2021
Juliano dos Santos Oliveira ONG Visões da Terra Integrante Sem vínculo Não 2 14/12/2020 17/12/2021
Luana Silva de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/12/2020 05/03/2021
Marta Alves da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 14/12/2020 17/12/2021
Natalia de Freitas Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 14/12/2020 05/03/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Associação de Catadores Reciclando Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto será desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Fortaleza em parceria com condomínios e uma associação de catadores. A sua aplicação se dará através do uso de práticas de educação ambiental para promover a coleta seletiva e a conscientização do público alvo. Para tal, serão realizadas oficinas, palestras e “plantões”, tanto com o público infantil através de brincadeiras alusivas, quanto com os adultos de uma forma mais direta em relação aos objetivos do projeto e como ele seria executado. Todas as ações serão virtuais enquanto durar a pandemia do covid 19, serão utilizadas as ferramentas google meet e google classroom para realização das atividades, bem como contato via telefone, whatsapp e email.
Justificativa
Dada a cultura do consumo, a geração de resíduos nas cidades se torna inevitável e de certa forma exacerbada (MUCELIN; BELLINI, 2008). Além do aumento da quantidade de resíduos sólidos gerados, há também um aumento na diversidade dos tipos de resíduos e isso se dá ao uso de novas tecnologias, fazendo com que os produtos passem a ter em sua composição os mais variados elementos e matérias primas. Composição essa que apresenta um certo perigo ao meio ambiente, seja ao ecossistema onde foi descartado incorretamente ou aos que, manusearam de forma errônea tal resíduo (ROCHA; DOS SANTOS; NAVARRO, 2012). Mota et al. (2009) conclui que a produção e o consumo exacerbados atrelados ao manejo incorreto dos resíduos sólidos, acarretam inúmeros problemas ao meio ambiente e a sociedade, afetando o solo, a água e o ar. A pouca participação e conscientização da população acerca da problemática pode ser considerado como um agravante. (ROCHA; DOS SANTOS; NAVARRO, 2012) com isso, a aplicação e prática da educação ambiental se tornou indispensável para o manejo adequado dos resíduos sólidos, promovendo a conscientização da população de forma participativa (ROCHA; DOS SANTOS; NAVARRO, 2012). A educação ambiental envolvendo resíduos sólidos busca, primordialmente a redução do consumo, seguido da reciclagem dos resíduos, reaproveitando-os (PENELUC; SILVA, 2008). Tendo em vista essa busca, Schalch et al. (2002) cita que uma das possibilidades para o manejo correto dos resíduos sólidos é através da coleta seletiva, onde a educação ambiental tem papel fundamental. Bulat (2011) explica que a aplicação da coleta seletiva se dá através de catadores, organizações não governamentais (ONGs), empresas e outros que atuam nesse processo, visando resíduos sólidos que possam ser recuperados para que sejam reutilizados. A coleta seletiva apresenta vantagens, como por exemplo a redução dos resíduos destinados aos aterros, prolongando sua vida útil (PEIXOTO; CAMPOS; D’AGOSTO, 2005) Porém, um dos principais papéis da coleta seletiva além da redução dos impactos ambientais, é a inclusão social, onde, irá gerar renda e empregos para os trabalhadores informais de setores mais carentes (RIBEIRO; BESEN, 2007). O projeto de extensão “condomínio consciente” nasceu com o intuito de aplicar a educação ambiental e a coleta seletiva em condomínios residenciais, visando uma redução na quantidade de resíduos e requalificação deles para que possam ser reutilizados, além disso buscou-se promover a dignidade dos profissionais que vivem da coleta seletiva, que eles não sejam vistos como “catadores”, mas sim como profissionais da coleta seletiva, que estes não precisem de fato “catar” os materiais recicláveis, que normalmente encontram-se misturado com resíduos inservíveis, que possam portanto, fazer a segregação de materiais recicláveis em melhores condições.
Público Alvo
Moradores dos condomínios beneficiados com o programa. Inicialmente começaremos com o condomínio Avallon, localizado no bairro Guararapes. O mesmo possui 42 unidades de apartamentos.
Objetivo Geral
Redução na quantidade de resíduos e requalificação deles para que possam ser reutilizados de modo a promover dignidade aos profissionais que vivem da coleta seletiva
Objetivo Específico
Proporcionar aos alunos do curso de tecnologia em gestão ambiental a experiência da implantação de programa de coleta seletiva em condomínio; Estimular os moradores do condomínio beneficiado para realização de práticas ambientalmente corretas Estimular práticas sustentáveis tanto para a comunidade interna quanto externa ao IFCE Trabalhar a temática educação ambiental com os condôminos Melhorar as condições de trabalho da equipe de trabalhadores da coleta seletiva, mediante seleção dos materiais recicláveis Diminuir a quantidade de material reciclável que é destinada ao aterro sanitário Envolver os alunos do IFCE em ações socioambientais
Metodologia
O desenvolvimento do projeto se dará conforme segue: 1. Diagnóstico da gestão de resíduos sólidos nos condomínios Inicialmente será feito um diagnóstico da condição de coleta, acondicionamento e disposição dos coletores nos condomínios estudados. Sendo levantado o quantitativo de coletores, distribuição dos mesmos no condomínio e verificação de locais estratégicos para inserção de novos coletores. Ainda nesse sentido será avaliado o tipo de coletor utilizado em cada ambiente (área comum e local de acondicionamento). Devese avaliar ainda os locais de acondicionamento dos materiais coletados, em termos de capacidade e localização. 2. Elaboração das oficinas e Divulgação Concluída a fase de diagnóstico será iniciada a fase de planejamento do programa de sensibilização dos condôminos, para isso serão programadas a produção de vídeos para convocação dos condôminos, para se fazerem presentes nos plantões de sábado para orientações quanto a segregação e acondicionamento dos materiais recicláveis. Além do plantão será planejado também a realização de oficinas e palestras para os condôminos e servidores dos locais. A divulgação dessas ações ocorrerão por meio de cartazes fixados nos elevadores de cada condomínio, que serão feitos pela equipe após a fase de diagnóstico quando já constar as informações dos locais, também foram produzidos vídeos curtos, com convocação dos condôminos, além de mensagens repassadas pelo síndico nos grupos de WhatsApp e aplicativo Severino (usado como ferramenta de comunicação nos dois condomínios estudados). 3. Atividades de Educação Ambiental Na segunda quinzena de outubro e primeira semana de novembro foram realizadas as oficinas e palestras. As dos adultos e crianças serão realizadas nos mesmos dias, sendo um sábado para cada condomínio, denominada de plantão, por durar um turno inteiro. A palestra com os servidores será feita em momento específico para eles.