Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Desenvolvimento sustentável, aprendizagem e pobreza: a agenda imperialista de educação 2015-2030
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Organizações da Sociedade e Movimentos Sociais e Populares
Data de Início:
18/12/2020
Previsão de Fim:
18/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Brena Samyly Sampaio de Paula
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 18/12/2020 18/12/2020
Iasmin da Costa Marinho UERN Integrante Sem vínculo Não 1 18/12/2020 18/12/2020
Willana Nogueira Medeiros Galvao IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 18/12/2020 18/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esta Palestra se materializa no contexto do evento do Projeto Encontros Forped proposto pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social (FORPED) vinculado ao campus Tianguá. A palestra abordará o tema: Desenvolvimento sustentável, aprendizagem e pobreza: a agenda imperialista de educação 2015-2030. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) resultam de uma sucessão de negociações multilaterais. O ano de 2015 foi um importante momento para o desenvolvimento global. Ao mesmo tempo em que se encerrava o período delimitado para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), foram lançados importantes debates políticos e negociações internacionais que definiram os marcos fundamentais da nova agenda global de desenvolvimento. Diante desse contexto de proposições globais e locais, que repercutem direta e indiretamente na vida das pessoas e em questões como pobreza e aprendizagem, o FORPED considera importante fomentar reflexões sobre o tema.
Justificativa
Em 2015, fruto de dois grandes acordos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram aprovados. Foi assim proposta uma nova agenda de desenvolvimento global, que acentuou os aspectos sociais, econômicos e ambientais do desenvolvimento, estabelecendo um amplo compromisso mundial que extrapola a visão tradicional acerca do papel de um grupo restrito de atores políticos e econômicos e demanda uma atuação concertada de todos os segmentos sociais. Da mesma forma, foram responsáveis pela consolidação de um macro-compromisso entre os países, que se estende por uma grande miríade de questões e áreas. Esse foi um caminho com percalços e processos complexos, que impõem uma agenda que repercutem localmente. Nesse contexto, emergiram inúmeras discussões acadêmicas e políticas sobre o futuro da agenda de desenvolvimento global e suas consequências. Assim, o FORPED considera importante pôr em relevo essa discussão, promovendo assim, a palestra em questão.
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Discutir sobre o a relação entre o desenvolvimento sustentável, a aprendizagem e a pobreza, refletindo sobre agenda imperialista de educação 2015-2030.
Objetivo Específico
- Ampliar a discussão da área pedagógica nos cursos de licenciatura; - Oferecer suporte teórico aos estudantes dos cursos de licenciatura; - Promover reflexão crítica e debate sobre o tema proposto; - Colaborar com a ampliação dos cursos de extensão do IFCE, promovendo aproximação dos estudantes e comunidade com a instituição.
Metodologia
A palestra será ministrada pela professora doutora Emanuela Rútila Monteiro Chaves e contará com a professora mestra Iasmin da Costa Marinho como debatedora, ambas da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). A palestra será realizada no dia 18.12.2020 e será dividida em dois momentos: 1) fala das professoras e apresentação do suporte teórico relacionado ao tema; 2) abertura para debate e perguntas. A comunicação com os alunos se dará por meio da ferramenta Hangouts Meet, para o primeiro e segundo momento.